Problemas operacionais -

Propaganda eleitoral é transmitida com 'buracos' em diversas rádios pelo Piauí

O gerente de Engenharia da Rádio Clube, afiliada à Rede Globo de Comunicação, Sérgio Paiva, informou que não está havendo nenhum problema na geração dos programas eleitorais por parte da emissora e afastou qualquer responsabilidade pela não veiculação do material dos candidatos nas rádios.

Ele foi procurado pelo 180 porque há uma reclamação generalizada de que os programas eleitorais e os spots - pequenas inserções - dos candidatos proporcionais e majoritários da coligação Piauí no Coração, encabeçada pelo governador Zé Filho (PMDB), não estão sendo veiculados em várias rádios da capital e do interior.

“Se tiver uma única rádio transmitindo o programa e isso vem ocorrendo, a Rádio Clube cumpriu seu papel. Por que significa que o sinal foi gerado. E isso vem ocorrendo porque a gente está transmitindo todos, à exceção do primeiro, dos proporcionais [os da coligação de Zé Filho]”, falou.

O engenheiro explicou também que há uma diferença entre a transmissão do programa eleitoral em si e dos spots. Estes últimos entram ao longo da programação. “É preciso entender onde é a falha. Se no horário político ou nas veiculações de spots dos candidatos. Se for nos spots, é preciso verificar nas rádios o que está ocorrendo. Porque a veiculação é livre, entra na grade de programação das rádios. Não pense nem em geração. Vá direto na rádio que apresentou o problema”, explicou.

PRODUTORA DE ZÉ FILHO NÃO ENTREGOU O PROGRAMA
Técnicos da Rádio Clube disseram que no primeiro dia houve problema na geração porque a produtora responsável pelo programa da coligação de Zé Filho não mandou à Rádio Clube os programas eleitorais dos candidatos proporcionais.

A responsável, a produtora TP Brasil, de propriedade dos filhos do Coordenador de Comunicação Tony Trindade, Itamir e Tiago Trindade, “não entregou os programas a tempo”, disse Sandro Oliveira, responsável pela edição dos programas e geração na Rádio Clube.

“Realmente neste caso não foi gerado pela Rádio Clube porque a produtora não mandou os programas dos proporcionais da coligação ligada ao governador Zé Filho”, confirmou.
A declaração desmente as informações repassadas por Tony Trindade no início da propaganda eleitoral, de que "os programas estão todos feitos, entregues e em conformidade com as regras".

Trindade declarou ainda, que "no rádio, pelo fato de serem mais de 45 rádios receptoras, sempre há problemas nos primeiros dias". Mas que "isso se ajusta logo".

LIMITAÇÕES DA RÁDIO CLUBE
A Rádio Clube, no entanto, tem suas limitações. A afiliada da Rede Globo de Comunicação não transmite seu sinal na internet. “Somente é transmitida pelo sinal do ar”, explicou o engenheiro Sérgio Paiva.

E somente essa única possibilidade de transmissão não permite que rádios do interior usem a internet para retransmitir os programas. A veiculação por parte das demais rádios se torna mais trabalhosa porque o alcance da Rádio Clube chega somente a um raio que abrange Altos e Campo Maior. “Não vai além mais do que isso”, falou Paiva.

O engenheiro explicou, porém, que nos dias de hoje essa limitação não é sem solução. “Os spots podem ser enviados via e-mail para relação das rádios no interior. Isso cabe às produtoras responsáveis”, repassou. No interior, no entanto, muitas rádios estão sem receber os programas e spots.

O QUE HOUVE?
A Rádio Teresina FM está verificando porque o programa eleitoral dos candidatos proporcionais que integram a coligação de Zé Filho não foi ao ar durante a manhã desta quinta-feira (21). E um técnico foi destacado para acompanhar as veiculações e evitar problemas.

Ao todo três rádios integram o grupo das que ficarão responsáveis pela geração dos programas. As próximas serão Teresina FM e Verdes Campos.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco