180graus

Causou bastante polêmica - 31/10/2012 às 23h17

Primeira mulher de José Dirceu diz que ele e Genuíno estão pagando por Lula

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar

Casa do Cartucho
Kangaco
Vestibular

Em reportagem publicada nesta quarta-feira (31/10) pela Agência Estado, assinada pela jornalista Débora Bergamasco, Clara Becker, amiga e primeira mulher do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), mãe de seu filho mais velho, Zeca Dirceu (PT-PR), afirma que tanto o ex-ministro quanto José Genoíno (ex-presidente do PT) estão pagando por Lula.

"Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar. Amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas, ela tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". Para Clara, militantes do PT como Dirceu e José Genoino estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se. "Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Ainda segundo a reportagem, a família de Dirceu já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois o ex-ministro é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos.

Clara, com quem Dirceu se casou sem dizer quem era ou mencionar suas atividades políticas (ele foi preso pela ditadura e trocado pelo embaixador americano, Charles Elbrick, junto com outros presos políticos, viveu no exílio e voltou ao Brasil com nome falso e rosto modificado por uma cirurgia plástica), sabia que o marido guardava um segredo. Imaginou que ele tivesse uma família em outra cidade, mas que teria fugido "da bruxa da mulher dele e se ele quer ficar comigo e não com ela, deixe ele aqui, né?", lembra.

Só quando a anistia política foi decretada, em 1979, foi que José Dirceu contou à mulher quem realmente era, apontando uma foto dele e de outros exilados em recorte de jornal. "Pensei assim: 'Ai, era isso? Grande coisa', porque nem estava por dentro do que aquilo significava."

Sua preocupação foi ter registrado o filho com o nome de um pai fantasma. Mas compreendeu a importância da mentira. Também diz não ter-se magoado quando, assim que voltou a ser Dirceu, mudou-se para São Palo. "Ele até quis que eu fosse junto, mas não dava, eu estava com filho pequeno, ajudava minha família e ele nem salário tinha, só queria saber de fundar essa miséria desse PT", conta ela, que é petista roxa, com direito a uma piscina nos fundos de casa decorada com a estrela e a legenda do partido em minipastilhas.

Arrependida. Para ela, o único golpe foi ir a São Paulo e encontrar cabelos pretos de mulher no banheiro. Descobriu que era traída. "O Dirceu me disse: 'Se eu tenho outra é um problema, agora se a gente vai se separar é outra questão'. E eu: 'Não, senhor, acabou aqui, cara'. Peguei minhas coisas, o moleque pela mão e fui embora. Hoje, me arrependo, se eu não tivesse deixado o campo limpo, estaria com ele...", idealiza.

Fonte: Com Informações Do Jornal Do Brasil

Publicado Por: Francy Teixeira

Últimas Notícias
00h36 Rebeca Gusmão discorda de Padre Marcelo: 'Só a medicação pode ajudar' 00h12 Caio Castro conta que fará filme nos EUA e revela o desejo de ser pai 00h03 Cerca de 30 mil pessoas participam da 'Missa da Misericórdia' em THE 23h58 Piauí sedia treinamento sobre entrega matutina nos Correios 23h55 Inscrições para exposição fotográfica do Fórum de São Luís seguem até sexta 23h35 Município de Ribamar recebe etapa do projeto “Pró-Catadores” 23h31 Rodadas de futebol movimentam o Estádio Pedro Alelaf nos Jogos Olímpicos Estudantis 23h15 Prefeitura discute com educadores realização dos Jogos Estudantis e da Juventude 23h10 Picos Pro Race garante a liderança do Campeonato Brasileiro a carioca 23h05 Justiça em Pedreiras determina que concursados sejam nomeados 22h55 Promotoria do Consumidor pede intervenção na SMTT 22h52 Criadores se unem ao Governo para garantir maior feira do Piauí 22h35 Governo entrega Projeto de Lei do Sistema Estadual de Cultura e do Plano de Cultura à Assembleia 22h31 Seminário de Extensão e I Colóquio do PIBID tem grande público em Teresina 22h15 Honraria “Palmas Universitárias” será entregue ao TRE-MA pela UFMA 22h07 Coral Boa Semente ensaia para apresentações no IX Festival de Cultura de Oeiras 22h05 Escola Judicial avalia a Semana de Formação de Magistrados e cursos de formação de servidores 21h55 Cerca de 30% dos táxis de São Luís não realizaram a verificação anual dos taxímetros 21h37 Segundo jornal, um dia após pedir para ficar no banco, Sterling cai na balada 21h35 AL derruba veto a projeto que dispõe sobre leitura obrigatória de livros na rede estadual 21h34 Assistência Social realiza festa para as crianças do serviço de convivência 21h16 Ex-protagonista de Malhação, Bia Arantes faz ensaio de topless para livro 21h15 Deputados derrubam veto a projeto que garante reposição salarial a servidores do TJ 21h05 Deputado repercute pedido de intervenção do MP para melhorias no transporte público 21h03 Entrega do Ginásio Poliesportivo da Lagoa da Caridade está prevista para o começo de dezembro
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 594

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram