180graus

Causou bastante polêmica - 31/10/2012 às 23h17

Primeira mulher de José Dirceu diz que ele e Genuíno estão pagando por Lula

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar

Casa do Cartucho
Kangaço
Vestibular
Kangaco

Em reportagem publicada nesta quarta-feira (31/10) pela Agência Estado, assinada pela jornalista Débora Bergamasco, Clara Becker, amiga e primeira mulher do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), mãe de seu filho mais velho, Zeca Dirceu (PT-PR), afirma que tanto o ex-ministro quanto José Genoíno (ex-presidente do PT) estão pagando por Lula.

"Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar. Amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas, ela tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". Para Clara, militantes do PT como Dirceu e José Genoino estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se. "Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Ainda segundo a reportagem, a família de Dirceu já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois o ex-ministro é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos.

Clara, com quem Dirceu se casou sem dizer quem era ou mencionar suas atividades políticas (ele foi preso pela ditadura e trocado pelo embaixador americano, Charles Elbrick, junto com outros presos políticos, viveu no exílio e voltou ao Brasil com nome falso e rosto modificado por uma cirurgia plástica), sabia que o marido guardava um segredo. Imaginou que ele tivesse uma família em outra cidade, mas que teria fugido "da bruxa da mulher dele e se ele quer ficar comigo e não com ela, deixe ele aqui, né?", lembra.

Só quando a anistia política foi decretada, em 1979, foi que José Dirceu contou à mulher quem realmente era, apontando uma foto dele e de outros exilados em recorte de jornal. "Pensei assim: 'Ai, era isso? Grande coisa', porque nem estava por dentro do que aquilo significava."

Sua preocupação foi ter registrado o filho com o nome de um pai fantasma. Mas compreendeu a importância da mentira. Também diz não ter-se magoado quando, assim que voltou a ser Dirceu, mudou-se para São Palo. "Ele até quis que eu fosse junto, mas não dava, eu estava com filho pequeno, ajudava minha família e ele nem salário tinha, só queria saber de fundar essa miséria desse PT", conta ela, que é petista roxa, com direito a uma piscina nos fundos de casa decorada com a estrela e a legenda do partido em minipastilhas.

Arrependida. Para ela, o único golpe foi ir a São Paulo e encontrar cabelos pretos de mulher no banheiro. Descobriu que era traída. "O Dirceu me disse: 'Se eu tenho outra é um problema, agora se a gente vai se separar é outra questão'. E eu: 'Não, senhor, acabou aqui, cara'. Peguei minhas coisas, o moleque pela mão e fui embora. Hoje, me arrependo, se eu não tivesse deixado o campo limpo, estaria com ele...", idealiza.

Fonte: Com Informações Do Jornal Do Brasil

Publicado Por: Francy Teixeira

Últimas Notícias
20h16 JOEP pode despontar futuros atletas para o Brasil 20h13 Entidades e os candidatos repudiam depredação na sede da Abril em SP 19h49 Irã enforca jovem iraniana que matou homem durante tentativa de estupro 19h49 Forró da Curtição fez grande apresentação nos festejos de NSR 19h26 Prefeito Tintin participa dos festejos de NSR 19h18 Alarme em debate no Rio levanta suspeita de sabotagem; Globo nega 19h15 Prefeito Tintin fez confraternização para os vaqueiros do município de NSR 18h56 Depoimento de jovem sobre o Selo UNICEF Município Aprovado 18h53 Capello critica Neymar: 'Não suporto que se jogue toda vez que é tocado' 18h50 Festa em Comemoração ao Dia do Professor 18h42 Governo Interativo Realiza Entregas de Cesta Básica as Famílias Carentes 18h20 Camila Vernaglia visita represa em São Paulo: 'Chocante. Tudo seco' 17h54 Outro longa do visionário: Christian Bale será Steve Jobs nos cinemas 17h34 Polícia apreende menor suspeito de participar de vários delitos em Altos 17h34 IBOPE E DATAFOLHA trazem vantagem de Dilma Rousseff 17h22 Líder Cruzeiro só empata; Verdão e Timão ficam no 1 a 1 e o Flu vence 17h18 Uema prorroga inscrições para cursos técnicos à distância 17h15 Votação Paralela: urnas da Zona Rural de Teresina e de Ilha Grande foram sorteadas 17h11 Câmara de Curimatá: concurso público terá provas dia 16 de novembro; edital! 16h49 IBOPE mostrará vantagem de Dilma sobre Aécio, diz colunista de 'Veja' 16h38 Junior Lima e Mônica Benini se casam hoje em São Paulo 16h23 Federação marca a data do arbitral para Campeonato Estadual de 2015 16h22 Coveiro é alvejado com dois tiros na perna na porta de cemitério em THE 16h20 Prefeitura de Oeiras realizada palestra sobre Regime de Previdência Privada Social 16h07 Prefeitura de Oeiras realizada palestra sobre Regime de Previdência Privada Social
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,555

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram