180graus

Causou bastante polêmica - 31/10/2012 às 23h17

Primeira mulher de José Dirceu diz que ele e Genuíno estão pagando por Lula

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar

Você no controle do Processo
comserv
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados

Em reportagem publicada nesta quarta-feira (31/10) pela Agência Estado, assinada pela jornalista Débora Bergamasco, Clara Becker, amiga e primeira mulher do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), mãe de seu filho mais velho, Zeca Dirceu (PT-PR), afirma que tanto o ex-ministro quanto José Genoíno (ex-presidente do PT) estão pagando por Lula.

"Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar. Amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas, ela tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". Para Clara, militantes do PT como Dirceu e José Genoino estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se. "Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Ainda segundo a reportagem, a família de Dirceu já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois o ex-ministro é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos.

Clara, com quem Dirceu se casou sem dizer quem era ou mencionar suas atividades políticas (ele foi preso pela ditadura e trocado pelo embaixador americano, Charles Elbrick, junto com outros presos políticos, viveu no exílio e voltou ao Brasil com nome falso e rosto modificado por uma cirurgia plástica), sabia que o marido guardava um segredo. Imaginou que ele tivesse uma família em outra cidade, mas que teria fugido "da bruxa da mulher dele e se ele quer ficar comigo e não com ela, deixe ele aqui, né?", lembra.

Só quando a anistia política foi decretada, em 1979, foi que José Dirceu contou à mulher quem realmente era, apontando uma foto dele e de outros exilados em recorte de jornal. "Pensei assim: 'Ai, era isso? Grande coisa', porque nem estava por dentro do que aquilo significava."

Sua preocupação foi ter registrado o filho com o nome de um pai fantasma. Mas compreendeu a importância da mentira. Também diz não ter-se magoado quando, assim que voltou a ser Dirceu, mudou-se para São Palo. "Ele até quis que eu fosse junto, mas não dava, eu estava com filho pequeno, ajudava minha família e ele nem salário tinha, só queria saber de fundar essa miséria desse PT", conta ela, que é petista roxa, com direito a uma piscina nos fundos de casa decorada com a estrela e a legenda do partido em minipastilhas.

Arrependida. Para ela, o único golpe foi ir a São Paulo e encontrar cabelos pretos de mulher no banheiro. Descobriu que era traída. "O Dirceu me disse: 'Se eu tenho outra é um problema, agora se a gente vai se separar é outra questão'. E eu: 'Não, senhor, acabou aqui, cara'. Peguei minhas coisas, o moleque pela mão e fui embora. Hoje, me arrependo, se eu não tivesse deixado o campo limpo, estaria com ele...", idealiza.

Fonte: Com Informações Do Jornal Do Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Informática p/ concursos
Quer mudar de vida?
Informática Cespe/UNB
Agente PF
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
12h15 PRF restabelece as rondas nas BR's e o atendimento ao público em todo o PI 12h12 Investigadores de Miami darão curso para a Polícia do Piauí 12h03 Dodge recusa auxílio-moradia e cria mal-estar entre procuradores 11h51 Homem leva golpe de foice na cabeça durante discussão 11h45 Chip para os participantes da Corrida Volta da Frei já está sendo entregue 11h44 Vereadores propõem contratação de psiquiatra para o município do PI 11h40 Chuvas em Serra Leoa já mataram pelo menos 109 crianças e adolescentes 11h37 Novidade: Joy-Con do Switch pode ser usado com apenas uma mão 11h32 Prefeitura emite convite para a I Plenária Municipal de Saúde de Coivaras 11h21 Leonardo DiCaprio e Kate Winslet são fotografados em clima de romance 11h09 Família procura por jovens desaparecidos do Piauí 11h07 Morre humorista Paulo Silvino, que deu vida ao 'Severino quebra-galho' 11h07 Prefeito acompanha palestras na APPM sobre saúde pública na presença do governador do estado 11h05 Tite é indicado ao prêmio de melhor técnico do mundo da Fifa em 2017 10h59 Prefeito Oswaldo Bonfim participa de evento na APPM sobre saúde pública na presença de autoridades 10h48 Atriz-mirim de 'O Clone' será rival de Juliana Paes: 'Não é fácil' 10h43 Após uma década, prefeitura realizará desfile cívico no ‘7 de setembro’ 10h39 Filha de vendedora de arrumadinho em THE rebate preconceito na web 10h30 Bombardeios da coalizão em Al Raqqa deixam quase 60 mortos em 3 dias 10h26 Prefeito Oswaldo Bonfim fala sobe gestão e anuncia obras em Nazária 10h19 Missão Impossível 6: Tom Cruise sofre fratura durante gravação; veja o vídeo 10h18 Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde 10h13 Pastor compara Nossa Senhora Aparecida com Coca-Cola e gera revolta 10h04 1° Feira da Agricultura Familiar movimenta a cidade de Nazária 10h02 Joelma rompe parceria com seu empresário Pedro Motta

Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram