180graus

Causou bastante polêmica - 31/10/2012 às 23h17

Primeira mulher de José Dirceu diz que ele e Genuíno estão pagando por Lula

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar

cev
unimed fev

Em reportagem publicada nesta quarta-feira (31/10) pela Agência Estado, assinada pela jornalista Débora Bergamasco, Clara Becker, amiga e primeira mulher do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), mãe de seu filho mais velho, Zeca Dirceu (PT-PR), afirma que tanto o ex-ministro quanto José Genoíno (ex-presidente do PT) estão pagando por Lula.

"Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos", afirma, referindo-se ao pagamento a parlamentares da base aliada que receberam dinheiro para votar a favor de propostas do governo do ex-presidente Lula, segundo a denúncia do Ministério Público.

Clara e Dirceu foram casados por quatro anos na época da ditadura militar. Amiga próxima do ex-marido há mais de três décadas, ela tem certeza de que "Dirceu não é ladrão". Para Clara, militantes do PT como Dirceu e José Genoino estão sendo sacrificados. "Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando", indigna-se. "Sabe, é muito sofrimento. Uma vez peguei meu filho chorando de preocupação com o pai. E minha neta, Camila, também sente muito."

Ainda segundo a reportagem, a família de Dirceu já se prepara para o pior: sua condenação em regime fechado por envolvimento com o mensalão. Enquanto o Supremo Tribunal Federal não decide a pena, parentes já planejam como serão as visitas na cadeia. A refeição da penitenciária é uma das preocupações, pois o ex-ministro é reconhecido como um sujeito bom de garfo. "Meu medo é que ele se mate na prisão", chora Clara Becker, 71 anos.

Clara, com quem Dirceu se casou sem dizer quem era ou mencionar suas atividades políticas (ele foi preso pela ditadura e trocado pelo embaixador americano, Charles Elbrick, junto com outros presos políticos, viveu no exílio e voltou ao Brasil com nome falso e rosto modificado por uma cirurgia plástica), sabia que o marido guardava um segredo. Imaginou que ele tivesse uma família em outra cidade, mas que teria fugido "da bruxa da mulher dele e se ele quer ficar comigo e não com ela, deixe ele aqui, né?", lembra.

Só quando a anistia política foi decretada, em 1979, foi que José Dirceu contou à mulher quem realmente era, apontando uma foto dele e de outros exilados em recorte de jornal. "Pensei assim: 'Ai, era isso? Grande coisa', porque nem estava por dentro do que aquilo significava."

Sua preocupação foi ter registrado o filho com o nome de um pai fantasma. Mas compreendeu a importância da mentira. Também diz não ter-se magoado quando, assim que voltou a ser Dirceu, mudou-se para São Palo. "Ele até quis que eu fosse junto, mas não dava, eu estava com filho pequeno, ajudava minha família e ele nem salário tinha, só queria saber de fundar essa miséria desse PT", conta ela, que é petista roxa, com direito a uma piscina nos fundos de casa decorada com a estrela e a legenda do partido em minipastilhas.

Arrependida. Para ela, o único golpe foi ir a São Paulo e encontrar cabelos pretos de mulher no banheiro. Descobriu que era traída. "O Dirceu me disse: 'Se eu tenho outra é um problema, agora se a gente vai se separar é outra questão'. E eu: 'Não, senhor, acabou aqui, cara'. Peguei minhas coisas, o moleque pela mão e fui embora. Hoje, me arrependo, se eu não tivesse deixado o campo limpo, estaria com ele...", idealiza.

Fonte: Com Informações Do Jornal Do Brasil

Publicado Por: Francy Teixeira

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
unimed fev
Últimas Notícias
15h58 Prefeitura realiza campanha ao combate do mosquito Aedes Aegypti 15h34 Grande carreata marca o encerramento do carnaval 2016 de Prata do Piauí 15h30 'Unidos da Santana' vai botar escola na avenida para provar uso de verba 15h24 30 dicas de sexo que você precisa saber e fazer antes dos 30 anos 15h15 Dois homens são presos com armas em abordagem da Força Tática na Pedra Mole 15h05 THE: Vítima reage a assalto, atira e deixa suspeitos feridos 15h02 Homem morre ao sofrer infarto fulminante enquanto dirigia; foi no Centro de THE 15h00 13 ideias de fotos provocantes para enviar ao namorado (mesmo sem mostrar nada) 14h52 Justin Bieber fala sobre Deus e Diabo em entrevista para Revista 14h51 Carnaval 2016 em Prata do Piauí transcorreu com total tranqüilidade 14h41 15 dramas na vida de quem tem um crush não correspondido 14h26 Jornal faz alerta sobre risco de Neymar e Suárez contraírem zika em Recife 14h24 Governo anuncia retomada das obras do rodoanel e afirma que inauguração será em agosto 14h21 Turnê nova da Beyoncé estreia em abril e álbum novo pode sair a qualquer momento 14h07 Alexandre Nero aparece de lentes azuis para nova fase em novela 13h59 Atlético-MG vence disputa com o Santos e acerta com Robinho 13h53 Máquina do PAC estaria 'ao relento' há cinco meses em município do PI 13h09 Deputados questionam a resolução do TSE sobre criação de diretório político 13h07 VW deixa escapar foto do painel do novo Gol; saiba tudo que muda 13h05 Detran registra 230 autuações durante o feriadão de Carnaval 13h03 Correios abre vagas para Jovem Aprendiz em todo o País 13h02 Twitter perde US$ 521 milhões em 2015 e não aumenta nº de usuários 13h02 Secretaria Municipal de administração publica relação dos candidatos a Agentes Comunitários 13h01 Espante e elimine as baratas sem usar veneno 13h01 'A Regra do Jogo': Romero entra disfarçado no casamento de Tóia e Juliano

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    180graus no Instagramno Instagram