Empresa está sob suspeita -

Após denúncias, OAB pode solicitar a suspensão de concurso em prefeitura

O vereador de Altos e radialista Toni Rodrigues, postou em seu Facebook e noticiou na Rádio Teresina FM, denúncia de uma suposta fraude na realização de um concurso público na cidade de Pau D'Arco, zona Norte de Teresina.

Segundo a publicação, o concurso que será realizado pela prefeitura no próximo domingo (19/03), tem grandes indícios de irregularidades, conforme apurou apurou a reportagem da Teresina FM. Ele explica que o certame está sendo realizado pelo Instituto Legatus, do estado do Maranhão, e que não tem nenhuma experiência.

Conforme a denúncia, o concurso em Pau D'Arco seria apenas o segundo evento desta natureza, sendo o outro semelhante na prefeitura de Matões, no Maranhão. O endereço do instituto em Teresina também chama a atenção, pois são dois. Um fica na rua Gabriel Ferreira, 787, centro da capital, onde funciona um prédio de apartamentos. E o outro na avenida Senador Arêa Leão, 3735, Sala 1, bairro Morada do Sol, onde funciona um pequeno escritório sem nenhuma estrutura e muito difícil de ser encontrado.

Ainda segundo a denúncia, as provas, que seriam aplicadas no domingo (22/03) foram adiadas e um detalhe chama a atenção: as provas não serão realizadas no município, mas em Teresina, o que soa muito estranho. Considerando que os moradores da cidade são os mais interessados, estes terão suas participações prejudicadas, pois terão que se deslocar até a capital.

MORADORA DENUNCIA
O vereador Toni Rodigues acrescenta que a denúncia foi feita por uma moradora de Pau D'Arco. "Ela diz que fez a inscrição para auxiliar de serviços gerais. Na página do Legatus na internet informa-se que sua prova será aplicada na sala 30 da Unidade Escolar Benjamin Baptista, na rua Jonatas Batista, 791, no centro de Teresina, entre 8 e 12 horas de 29 de março", diz trecho da denúncia.

CONCURSO PODE SER SUSPENSO
Questionado sobre o assunto, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Francisco Campelo Filho, comenta que "o concurso pode ser suspenso por violar os princípios constitucionais da publicidade, da moralidade e da igualdade. Os candidatos que se sentirem prejudicados podem recorrer ao Ministério Público do Estado pedindo até mesmo a sua anulação", disse Campelo Filho.

VEJA A PUBLICAÇÃO

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS
A moradora de Pau D'Arco pede que o Ministério Público entre no caso e peça a suspensão do concurso, que já vai acontecer no domingo próximo.


Um dos endereços da empresa no centro de Teresina

INSTITUTO REBATE DENÚNCIA
O Instituto Lagatus enviou nota no sentido de esclarecer as denúncias apresentadas na matéria'Após denúncias, OAB pode solicitar a suspensão de concurso em prefeitura'.De acordo com a nota, o instituto confirma o local de endereço em Teresina e rebate a informação de que não teria estrutura, citando que possui gráfica própria, scanners de última geração e que tem uma equipe técnica forama por professores universitários. "A despeito do que informa a matéria, o Instituto é sediado no Estado do Piauí, e não no Maranhão, como noticiado, e fica localizado na Avenida Senador Arêa Leão, 3735, no bairro Morada do Sol, em Teresina-PI.O Instituto não apenas dispõe de toda estrutura física e tecnológica para execução dos serviços - como gráfica própria, equipamentos de leitora ótica e de scanners de última geração, sistemas informatizados de controle de segurança e apuração de resultados – como também de equipe de profissionais e técnicos altamente comprometidos e qualificados, em sua maioria professores universitários, destacados para desenvolver as atividades relacionadas ao planejamento, coordenação, execução, controle, análise e avaliação dos processos de recrutamento e seleção".

Ainda segundo o instituto, as provas serão aplicadas tanto em Teresina quanto em Pau D'Arco, pois a quantidade de candidatos ultrapassou o que daria para realizar a prova no município. “Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares existentes na cidade relacionada no subitem 2.3, o Instituto Legatus se reserva o direito de alocá?los em cidades próximas às determinadas para aplicação das provas, não assumindo, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao deslocamento e à hospedagem desses candidatos”.

Sobre a candidata que informou que iria fazer a prova em Teresina, o instituto explica que ela deve ter informado, no momento da inscrição, que não morava na cidade. "todos os candidatos que, no momento de suas inscrições, informaram residir em Pau D´Arco do Piauí, farão suas provas naquele município. Dessa forma, o caso mencionado na matéria deve se referir a candidata que informou, no momento da inscrição, outro endereço que não o seu".

Por fim, o Instituto Legatus afirma que tem estrutura para realizar o certame e que tem, inclusive, comprovante de regularização no Conselho Regional de Adminsitração."O Instituto já realizou outros processos de seleção em municípios do Piauí e Maranhão. Ademais, sua equipe técnica e de colaboradores têm experiência em diversos outros certames, inclusive na participação de bancas examinadoras de concursos públicos e teses de graduação e mestrado. Quando da sua participação do procedimento licitatório realizado pela Prefeitura de Pau D´Arco do Piauí, o Instituto atendeu a todos os requisitos de habilitação, inclusive no que diz respeito à qualificação técnica, com a apresentação de comprovante de regularidade no Conselho Regional de Administração, de atestado de capacidade técnica e de equipe formada por doutores, mestres e graduados".

Instituto Legatus

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco