Em Washington -

Prefeito de THE apresentou projeto Lagoas do Norte nos Estados Unidos

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, proferiu palestra na manhã desta quinta-feira (21) em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, sobre o impacto ambiental que a cidade de Teresina vem passando com a implantação do Programa Lagoas do Norte.

Ele destacou a importância do projeto que vem transformando uma área de risco em uma área de preservação ambiental, melhorando a vida dos moradores da zona Norte e que acabou se transformando em um dos principais cartões postais da cidade.

Atendendo a convite do Banco Mundial, que liberou os recursos necessários para a execução da primeira fase do projeto, Firmino Filho destacou como o programa tem ajudado a melhorar as condições de vida da população após a sua implantação. O prefeito de Teresina representou o Brasil no fórum promovido pela instituição de fomento para discutir a “Gestão Integrada do Risco de Inundações em Áreas Urbanas”.

Ele lembrou que a área onde o projeto está sendo implantado situa-se na confluência de dois rios onde eram costumeiras as inundações que deixavam, em passado recente, até duas mil famílias desabrigadas; enquanto nos dois últimos invernos, apesar da intensidade das chuvas, praticamente não houve desabrigados naquela região.

“O convite do Banco Mundial, que é nosso parceiro no Lagoas do Norte, foi relevante porque nos possibilitou não apenas mostrar a experiência que temos, mas também adquirir experiências em iniciativas que possam vir a ser implantadas na cidade, especialmente nos setores ambiental e de infraestrutura”, acentuou o prefeito.

Como justificativa para o convite ao prefeito, o Banco Mundial, que custeou todas as despesas relativas à viagem, destacou que o caso de Teresina é de grande valia por representar um projeto multissetorial, com uma abordagem integrada das questões ambiental, social, cultural e de desenvolvimento econômico.

“Tanto para o Banco quanto para Teresina há muitas lições positivas a serem destacadas em face do sucesso da implementação do projeto, numa cidade do Nordeste brasileiro e em uma região urbana marcada pela exclusão social, que o programa indiretamente ajuda a superar”, concluiu Firmino Filho.

Fonte: Com informações do PMT

Comentários

Trabalhe Conosco