180graus

Rios estão agonizando - 06/04/2013 às 04h38

Poluição dos rios Poti e Parnaíba é tema de discussão na Câmara de THE

Teresina não possui um sistema de tratamento dos esgotos que são lançados no rio

LB Fitness
CEV
kangaço

A Câmara Municipal de Teresina realizará, na próxima segunda-feira (8), a partir das 9 horas, audiência pública para tratar dos impactos causados ao meio ambiente, especialmente nos rios que banham a cidade, devido à falta de uma política efetiva de saneamento básico e de um sistema de esgotamento sanitário.

O vereador Gilberto Paixão (PT), autor da solicitação, afirmou que o objetivo da audiência é propiciar uma discussão com a sociedade, órgãos governamentais e não governamentais e instituições políticas envolvidas nas questões ambientais, no sentido de se buscar uma ação efetiva na preservação dos nossos rios e das vidas das pessoas.

De acordo com o vereador petista, Teresina padece pela falta de uma política de saneamento básico eficiente e de defesa do meio ambiente, além de uma cidade de profundas desigualdades sociais. “Ainda é precário o atendimento por serviços de saneamento básico, especialmente de esgotamento sanitário. Esta situação exige do poder público e da sociedade como um todo ações de promoção da saúde e da vida”, afirmou Paixão.

Ainda segundo o parlamentar, o grande volume de produtos líquidos e gasosos produzidos pelas indústrias ou resultantes de esgotos domésticos lançados nos rios e no meio ambiente, com elevada carga de poluição, sem o devido tratamento, a população fica sujeita a consumir água imprópria para o consumo, causando a proliferação de doenças nas pessoas, morte dos rios e danos ao meio ambiente.

A Câmara Municipal convidou os representantes da Agespisa, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, bancada dos partidos no Congresso Nacional, da Assembleia Legislativa do Estado, Governo do Estado, Ibama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretarias do meio Ambiente do Estado e do Município, Fundação Rio Parnaíba, Sindicato dos Pescadores de Teresina e da OAB-PI, para participar da audiência pública.

Publicado Por: Lídia Brito

Últimas Notícias
04h35 Fortuna de bilionários corresponde a 8% do PIB do Brasil 04h02 Wenger revela seu maior lamento: não ter contratado Cristiano Ronaldo 03h58 Ganhador da Mega-Sena é preso no Paraná condenado por estelionato 03h34 Escola Judiciária do TJ-PI inicia curso de Suprimento de Fundos 03h03 Supremo arquiva inquérito que investigava Gabriel Chalita; entenda 02h54 Semana Nacional do Trânsito tem como foco a proteção ao pedestre 02h30 Mainha diz em entrevista que pedirá mais recursos a hospitais regionais 02h29 Em sete anos, mais de 8.800 pensões foram concedidas a segregados por hanseníase 02h14 STJ decide que governo deve pagar indenização bilionária à Vasp 02h01 Empresários de Oeiras participam de espaço com o Sebrae para deliberar sobre ações em 2015 01h30 Diretor diz que Matthew McConaughey não estará em longa em que vive stripper 01h30 Candidato à câmara federal, Mainha fala de suas propostas para o Piauí durante entrevista 01h17 Aos 13 anos, campeã de luta olímpica ganha apelido de 'Barbie Assassina' 00h59 Pequenos produtores rurais de Corrente recebem a primeira parcela do Seguro Garantia Safra 00h56 Fazenda de Cima recebe o Cidadania Ativa neste domingo (21) 00h53 Zé Filho visita as lideranças políticas de Miguel Leão. Fotos! 00h46 Depois de muita insistência, Pânico consegue entrevista com Joaquim Barbosa 00h41 Goleiro Aranha ironiza a torcedora: 'Ela tentou chorar e não conseguiu' 00h41 Academias de saúde cumprem seu papel em Pedro II 00h30 Eleições 2014: Mainha fala de suas propostas para o Piauí. Confira! 00h25 Ecoescola reúne alunos para apresentarem informações de excursões 00h12 Torcedora que ofendeu Aranha vai trabalhar em ONG 00h00 Em entrevista no 180, Severo Eulálio´diz que quer descentralizar a saúde no Piauí 23h57 Despacho revoga liminar que suspendeu posse de juiz no TRE de Pernambuco 23h57 Consultor do MDA vem a Pedro II discutir sobre merenda escolar
Mesário Voluntário