180graus

Decisão do TSE - 02/03/2012 às 15h12

Políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições

“O tribunal não pode fazer interpretação extensiva”, disse Marcelo Ribeiro

Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (1º), por maioria de 4 votos a 3, que os políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012. Os ministros endureceram a regra das eleições de 2010, que declarava quite o candidato que prestava contas, independentemente de elas serem aprovadas ou não. A quitação eleitoral é uma exigência para obtenção do registro para concorrer a um cargo.

O julgamento começou no dia 14 de fevereiro, com o voto do relator Arnaldo Versiani, que queria manter a regra mais branda aplicada em 2010. Ele foi seguido pelos ministros Gilson Dipp e Marcelo Ribeiro, para quem a lei é clara ao exigir apenas a prestação de contas. “O tribunal não pode fazer interpretação extensiva”, disse Ribeiro.

A divergência foi aberta pela ministra Nancy Andrighi, que defendeu a aprovação das contas como condição para a obtenção do registro. “Entendo que não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral candidato que teve as contas desaprovadas porque isso tiraria a razão de existir da prestação de contas. A prestação de contas seria apenas uma mera formalidade, sem repercussão na situação jurídica do candidato”.

Para Andrighi, o candidato que foi negligente e não observou a legislação não pode ter o mesmo tratamento do candidato que cumpriu seus deveres. “A aprovação das contas não pode ter o mesmo efeito da desaprovação”, resumiu. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. “Tratar igualmente aqueles que têm contas aprovadas e desaprovadas feriria a mais não poder o principio da isonomia”, disse Lewandowski.

Os ministros não definiram, no entanto, o prazo para que a desaprovação de contas interfira no registro. Atualmente, a Corregedoria do TSE tem o registro de 21 mil políticos que tiveram as contas desaprovadas em eleições anteriores. A dúvida é se um candidato que teve contas desaprovadas em 2008, por exemplo, poderia obter o registro para concorrer em 2012. Ficou definido que a rejeição de contas relativas às eleições de 2010 deixa o político não quite, e que as outras situações serão analisadas caso a caso.

Fonte: Com Informações Da Agência Brasil

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Informática para concursos
Matemática Básica
Informática p/ Concurso
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
11h34 Associação dos Universitários convoca estudantes para participarem de Assembleia 11h24 Portadora de doença rara vendedora pede ajuda para tratamento médico 11h15 Prefeitura de Rio Grande do PI realiza a XVIIl Conferência de Saúde no município 11h12 PI: jornalista e servidor da Sefaz ficam feridos em acidente 11h06 Conferencia: ARTE SALVA VIDA chega a TERESINA 11h02 Defesa Civil realiza inscrições para o curso de brigada de incêndio no PI 11h00 Grávida traída coloca pimenta na vagina da amante e divulga as fotos 10h56 Prefeito Neném De Edite Inicia implantação de placas de sinalização de trânsito 10h52 Pastoral Familiar está realizando atividades sobre a Semana Nacional da Família 10h48 Integrantes do SEBRAE participaram de uma reunião na cidade de Morro do Chapéu do Piaui 10h42 Marcos Parente sedia capacitação de saúde 10h39 VI Conferência municipal de Assistênca Social de Morro Cabeça no Tempo - Pi, 2017 10h35 Time do Rosário vence e faz Oeiras campeã de interestadual no interior do PI 10h29 Nova diretoria do SINTE-PI é empossada com grande festa no município de Oeiras 10h24 Prefeitura homenageia jovens de destaque com o ‘Troféu Angical 2017’ 10h20 Bonito de novo? Novo visual de Macaulay Culkin deixa a web de queixo caído 10h20 Grande público prestigia encerramento do festejo da comunidade Baixinha 10h15 Veiculo colide em mureta e capota na cidade de Parnaíba 10h14 Mulherões: Marquezine e Sasha nos lembram que estamos ficando velhos 10h07 'Baronesa do pó': Bibi assume comando do tráfico com marido 10h07 Prefeitura entrega tablets para agentes comunitários da saúde 10h02 Alunos do curso de Zootecnia realizam atividades na 42° Expocorrente 10h02 Participação de Joelma em 'A Força do Querer' é confirmada por Gloria Perez 10h00 Justiça concede liberdade provisória a universitária presa em Picos 09h59 Comunidade de Matriz Africana realiza I Encontro de Curimbas 'Pontos Cantados'

Podium
Informática para concurso
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional