Delação da JBS -

Oposição protocola pedido de impeachment de Temer

Dois pedidos de impeachment do presidente Michel Temer foram protocolados na Câmara de Deputados na noite desta segunda-feira (17/05). Os documentos acusam o peemedebista de crime de responsabilidade com base em uma gravação que teria sido feita pelo empresário Joesly Batista, dono da JBS, onde Temer teria dado aval para "comprar o silêncio" de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara de Deputados.

O primeiro pedido foi protocolado pelo deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ) e pelo terceiro-secretário da Câmara, deputado João Henrique Caldas (PSB-AL). Ambos são baseados na denuncia feita pelo jornal O Globo, divulgada por volta de 19h30 desta quinta.

Molon argumenta que "a espinha dorsal do governo foi quebrada" e que o "governo acabou". Diz ainda que "torna-se evidente que o presidente praticou conduto que se enquadra nos tipos mencionados [além de crime de responsabilidade, crime contra a probidade na administração], o que torna inevitável o recebimento da presente denúncia”.

Os pedidos serão analisados por Rodrigo Maia, presidente da Câmara, que dirá se o processo ou não terá seguimento. As for autorizado, o pedido será discutido em uma comissão especial, para ir a plenário.

- Foto: Marcos Corrêa/PR

Este não é o primeiro pedido de impeachment contra Temer que chega à Casa. Sem a instalação da comissão especial, o pedido do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal aguarda andamento.

Sobre a delação
No início da noite, o jornal O Globo publicou reportagem, segundo a qual, em encontro gravado, em áudio, pelo empresário Joesley Batista, Temer teria sugerido que se mantivesse pagamento de mesada ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ao doleiro Lúcio Funaro para que esses ficassem em silêncio. Batista, conforme a reportagem, firmou delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) e entregou gravações sobre as denúncias. Segundo o jornal, ainda não há confirmação de que a delação do empresário tenha sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Temer divulga nota
A Presidência da República divulgou nota na noite desta quarta-feira (17) na qual informa que o presidente Michel Temer "jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha", que está preso em Curitiba, na Operação Lava Jato. A nota diz que o presidente "não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar."

De acordo com a Presidência, o encontro com o dono do grupo JBS, Joesley Batista, foi no começo de março, no Palácio do Jaburu. "Não houve no diálogo nada que comprometesse a conduta do presidente da República".

*Com informações de Agência Brasil

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco