180graus

Ficaram pra Dilma - 14/04/2013 às 13h03

Obras federais herdadas da gestão de Lula estão travadas

Transposição do São Francisco, que terminaria em 2010, será entregue em 2015

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo





Quatro grandes obras que deveriam ter sido entregues ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se arrastam no mandato de Dilma Rousseff (PT). Os canteiros de obras, que, de lá para cá já, estiveram até sem operários, são a "herança atrasada" recebida pela petista, que deveria ter iniciado seu mandato colhendo os louros de projetos concluídos. Agora, Dilma tem o desafio de tocar as obras travadas.

Se as previsões atuais do governo federal forem rigorosamente cumpridas, o que não ocorreu até o momento, essas obras estarão atrasadas em até cinco anos.

É o caso do projeto de transposição do rio São Francisco. Iniciada em 2007 e com previsão inicial de conclusão para 2010, a obra teve seu prazo estendido por Lula para 2012 e, hoje, a expectativa mais otimista é que será entregue somente em 2015.

O projeto prevê a distribuição de água para 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte com a construção de dois eixos de integração principais. No Leste, as águas percorrerão 220 quilômetros de dutos, a partir da Barragem de Itaparica, entre Bahia e Pernambuco, até a cidade paraibana de Monteiro. No eixo Norte, são 400 quilômetros de tubos que cruzam Pernambuco e Paraíba, até a divisa com o Rio Grande do Norte.

De acordo com os números oficiais, apenas 43% da obra foi concluídas até o momento, mas o orçamento atual já dobrou em relação à previsão inicial - dos R$ 4 bilhões prometidos em 2007, pelo menos R$ 8,5 bilhões serão desembolsados para que o cronograma seja concluído em dois anos.

Outro exemplo é o da Ferrovia Transnordestina, cujos 1.728 quilômetros de ferrovias escoarão a produção agrícola e mineral do interior nordestino pelos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O cronograma inicial previa o período de obras entre 2008 e 2010, mas os atrasos e, até mesmo, as paralisações postergaram o prazo para o último dia do mandato da presidente Dilma.

Além de dutos e trilhos, também atravessa o sertão nordestino a pior seca dos últimos 50 anos. Tanto a transposição do Rio São Francisco quanto a ferrovia Transnordestina foram prometidas para amenizar os efeitos da seca, o que não ocorreu até hoje.

Seca. As obras planejadas diretamente para irrigação também não cumpriram os prazos. No Piauí, a Barragem de Piaus começou a ser construída há sete anos, mas a previsão de entrega é apenas para junho, quatro anos depois do prazo inicial. A barragem, mesmo em obras, chegou a ser inaugurada em 2010 pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB).

A adutora do Pajeú, no interior pernambucano, é outro exemplo. Apenas o primeiro trecho, de 197 quilômetros, foi entregue em março deste ano, durante evento que contou com a presença de Dilma Rousseff. Ainda faltam outros 400 quilômetros, que nem mesmo começaram. A liberação do segundo trecho foi assinada durante a visita.

Fonte: Com informações do Jornal OTEMPO

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Vem pro Podium
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
11h48 Teresina ganha uma nova casa de sushi 'Sushirus' 11h37 Rodovia da morte:PRF-PI irá ao MPF para impedir tráfego a partir das 18h 11h34 Salas de vacina de Teresina já estão com a vacina pentavalente 11h33 Conselheiro relator do 'Caso IDEPI' manda intimar diretor de engenharia 11h26 Mais de 30 animais são adotados em feira no Parque Potycabana 11h24 Governo investe em melhorias estruturais no Hospital de Picos 11h02 Mais da metade dos consumidores conectados já fez compras pela web 11h01 Teste Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde: Inscrições abertas 11h01 Menor é flagrado pela PM com motocicleta furtada 10h56 Júlio Cesar acredita que Planalto conseguirá barrar andamento de denúncia 10h52 UFPI lança nota de esclarecimento após prisão de universitária 10h48 Menor apaixonado por velocidade morre após colidir com Ranger 10h37 Homem é preso portando arma municiada em Picos 10h27 Projeto Novas Gerações permite jovens adquirir experiências profissionais 10h24 Diretor de Engenharia do Caso IDEPI era Francisco Átila 10h21 Piripiri lança edital de licitação para a construção do novo prédio da prefeitura 10h20 Ceir abre inscrições para curso de atendimento a autistas 09h51 Vaza trailer de Vingadores: Guerra Infinita, exibido pela Marvel na Comic-Con 09h45 Cantor Paulynho Paixão pede ajuda para largar as drogas; veja o vídeo 09h34 Motociclista morre em colisão com veículo na BR-343, saída de Teresina 09h30 VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Coelho Neto 09h23 Prefeitos assinam acordos na reunião da Comissão de Estudos Territoriais 09h14 Motorista atropela PM e colide em outro carro, que explode 09h03 Mais Asfalto segue a todo vapor em Coelho Neto 09h03 15ª Teresina É Pop tem inscrições abertas nesta segunda-feira (24)

Matemática Básica
Informática para concurso
Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Polícia Civil
    Raciocínio Lógico
    Podium
    Polícia Civil
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional