Impasses entre as instituições -

OAB-PI e TRT-PI estudam melhorias para o atendimento aos advogados

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, reuniu-se na segunda-feira (20) com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 22ª Região (TRT-PI), desembargador Meton Marques de Lima, para tratar sobre o horário de atendimento aos advogados no Tribunal e o aumento de Varas do Trabalho no Estado.

O Tribunal Regional do Trabalho reduziu o horário de atendimento, criando um expediente apenas interno, das 15h às 18h, medida que diminuiu o tempo para que os advogados tenham acesso aos processos ou deem encaminhamentos às causas. Segundo o presidente do TRT-PI, Meton Marques, essa redução de atendimento foi causada pela escassez de servidores nas Varas. “Foi preciso criar esse expediente interno para dar vazão à quantidade de processos que temos. O período da manhã é voltado para o atendimento ao público, e à tarde, por ter uma movimentação menor, reduzimos o expediente para termos condições de produzir mais e dar vazão aos processos, pois não temos servidores suficientes”, explicou Meton Marques.

O presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, sugeriu a inserção de estagiários no período da tarde como uma tentativa de minimizar o problema. “Esse expediente menor fere uma decisão do Conselho Nacional de Justiça quanto ao horário de atendimento do advogado. A inserção de estagiários no período da tarde diminuiria os transtornos e as reclamações que recebemos dos advogados”, falou Willian Guimarães.

Segundo o presidente do TRT-PI, as reclamações da OAB-PI são válidas e esbarram no âmbito da falta de pessoal. Para Meton Marques, a quantidade de Varas do Trabalho no estado do Piauí é pequena, se comparada a outros Estados do Nordeste. “Vamos verificar a possibilidade sugerida pela OAB-PI quanto aos estagiários. Mas seria necessário mesmo o aumento de Varas em todo o Estado para que Tribunais e advogados alcançassem melhores condições de trabalho”, completou Meton Marques.

O presidente da OAB-PI comprometeu-se a levar o pedido de aumento de varas à OAB Nacional e ao Senado para que resolvam a situação do Piauí. “A OAB-PI continuará na luta em prol da criação das novas Varas do Trabalho no Estado. Queremos, no mínimo, a criação de seis Varas, duas no interior e mais quatro na capital”, ressaltou Willian Guimarães.

A reunião contou ainda com a participação do Juiz auxiliar da presidência do TRT-PI, Roberto Wanderley, e do assessor jurídico da OAB-PI, Danilo Rocha.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Canal Zap