Preso na Lava Jato -

OAB de São Paulo cassa o registro de advogado do ex-ministro José Dirceu

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cassou nesta segunda-feira (24) a inscrição de advogado do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, segundo o site Consultor Jurídico. A decisão foi tomada pelo pleno da entidade em sessão secreta. Cabe recurso.

O pedido de cassação do registro de advogado do ex-ministro corre em sigilo. O nome do autor não foi informado. O pedido foi feito depois de Dirceu ter sido condenado na ação penal 470, o processo do mensalão, por corrupção ativa. O portal não conseguiu contato com o advogado José Luís de Oliveira Lima, que representa Dirceu.

Dirceu é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e é inscrito na OAB desde 1987. A carteira da Ordem permite exercer a profissão de advogado.

Em 2010, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB manteve o registro. O pedido se baseava na cassação de Dirceu do mandato de deputado federal por falta de decoro parlamentar no escândalo do mensalão.

José Dirceu cumpria prisão domiciliar em Brasília quando voltou a ser preso em agosto, na 17ª fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, suspeito de praticar crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Na ocasião, o advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro neste caso, concedeu entrevista coletiva em que disse que o ex-ministro é "bode expiatório" da operação e que a prisão é "política".

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco