Escolha da lista Tríplice -

PI: Wilsão tem 10 dias para escolher novo procurador-geral; Veja nomes

Procuradores e Promotores de Justiça compareceram à sede da Procuradoria-Geral de Justiça na manhã de hoje para apresentar seus votos nos candidatos ao cargo de chefia do Ministério Público.

O Procurador-Geral de Justiça exerce um mandato de dois anos, período durante o qual atua como o representante máximo da instituição.

A comissão responsável pela apuração dos votos apresentados foi formada por Procuradores e Promotores de Justiça.

De acordo com o relatório assinado pelas Procuradoras de Justiça Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues, Martha Celina de Oliveira Nunes e Teresinha de Jesus Marques, 143 membros do Ministério Público compareceram, de um total de 148 possíveis votantes.

Cada um deles poderia votar em um, dois ou três candidatos. Os resultados foram os seguintes:

Zélia Saraiva Lima – 105 votos
Elói Pereira de Sousa Júnior – 70 votos
Hugo de Sousa Cardoso – 65 votos
Luís Francisco Ribeiro – 64 votos


Hugo de Sousa Cardoso, Elói Pereira de Sousa Júnior e Zélia Saraiva formam a lista

Os três candidatos mais votados comporão a lista que será encaminhada ao Governador do Estado. Wilson Martins tem o prazo de dez dias para nomear o Procurador-Geral de Justiça dentre os integrantes da lista tríplice. Caso ele não se manifeste até o fim desse período, a candidata mais votada ocupará o cargo.


Comissão trabalha na apuração dos votos

OS CANDIDATOS

ZÉLIA SARAIVA
Exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça durante o biênio 2011-2013. Antes, trabalhou como Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça. É membro do Ministério Público desde 1984, somando 29 anos de carreira. Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. Foi a segunda mulher a assumir o cargo máximo da instituição, e a primeira eleita pela categoria.

ELÓI PEREIRA DE SOUSA JÚNIOR
Atual titular da 48ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem atuação junto à Vara de Execuções Penais. Foi admitido na carreira do Ministério Público no ano 1996, somando 17 anos de atuação. Também foi titular de Promotorias de Justiça em Ipiranga, Inhuma, Jaicós e Picos.

HUGO DE SOUSA CARDOSO
Titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação perante os Feitos da Fazenda Pública Há dois anos, trabalha também como auxiliar da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Foi admitido como Promotor de Justiça em 1988, somando 25 anos de carreira ministerial.


Candidatos e vários membros do Ministério Público fiscalizaram a apuração

PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA
A Procuradoria-Geral de Justiça é Órgão da Administração Superior do Ministério Público. A chefia da Instituição cabe ao Procurador-Geral de Justiça, substituído, em seus impedimentos e suas faltas, ou por delegação, pelo Subprocurador-Geral de Justiça.

Além das funções de natureza administrativa, a Procuradoria-Geral de Justiça atua como Órgão de Execução. Nessa qualidade, age, na segunda instância do Poder Judiciário Estadual, nos feitos de competência originária do Tribunal de Justiça, na revisão do arquivamento de inquérito policial e nos casos de não formulação de propostas de transação penal e de suspensão condicional do processo, quando houver a remessa dos feitos pelos diversos Juízos de Direito do Estado.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco