Vistoriou situação de animais -

MPE-PI fiscaliza se animais do 'Parque Zoobotânico' estão sendo maltratados

A 24ª Promotoria de Justiça de Teresina visitou a sede do Parque Zoobotânico de Teresina, localizada na rodovia PI-112, bairro Morros, para verificar a estrutura física, as condições de funcionamento e o tratamento destino aos animais alojados naquele Parque.

A Promotora de Justiça Juliana Martins Carneiro Nolêto, respondendo pela 24ª Promotoria de Justiça, realizou a vistoria acompanhada do servidor João Marcel Guerra e da estagiária Marília Gabriela Alves, lotados naquela Promotoria, bem como dos engenheiros Matheus Targa e Faruk Morais, lotados na Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público.

A fiscalização tinha o objetivo de averiguar a reforma na estrutura física do Parque recentemente concluída, com recursos do Estado do Piauí em parceria com o Grupo Queiroz Galvão. Também se analisou o tratamento dos animais no parque, que abriga, em uma área de quase 300.000 m², espécimes dos mais diversos biomas, a exemplo de onças, ursos, leões, serpentes e pássaros.

A vistoria ministerial concluiu que a reforma foi bastante profícua, pois se constatou que o Parque investiu em novas jaulas, reativou trilhas e garantiu acessibilidade para deficientes visuais. Ademais, constatou-se que os animais vêm recebendo um bom tratamento, uma vez que, com os recursos recebidos, as novas jaulas abrigam as aves de médio e grande porte, os primatas e os grandes felinos com muito mais qualidade de vida.

Quanto aos demais animais, as jaulas antigas estão sendo substituídas por estruturas arquitetônicas menos agressivas, nas quais as barras de metal são substituídas por estruturas maiores dotadas de fosso e guarda-corpo de concreto, que permitem ao animal a sensação de ainda estar na natureza selvagem, reduzindo seu estresse.

A equipe do Ministério Público também conheceu a sede do futuro hospital veterinário, com centro de terapia intensiva animal, que está sendo construído no interior do Parque.

“Ainda falta muito, mas do que vimos é possível constatar que a reforma foi proveitosa e o tratamento destinado aos animais é muito bom. Temos de fortalecer nosso Parque Zoobotânico destinando a ele recursos captados pelo Ministério Público através das compensações ambientais nos TAC firmados pela 24ª Promotoria de Justiça. Essa será uma das nossas bandeiras, pois o Parque é um muito mais que um local de preservação ambiental. É uma área de lazer, aventura, prática de esportes e comunhão com a família”, pontuou a Promotora de Justiça Juliana Martins Carneiro Nolêto.

Estavam presentes também os senhores Marcelo Campos Rodrigues, Presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária; o senhor Francisco Martins Rodrigues, veterinário do Parque e o senhor José Renato Uchôa, Gerente do Parque Zoobotânico.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco