180graus

Empresa negam - 17/07/2014 às 09h02

MP denuncia ex-diretor da Petrobras e mais oito por fraude

Promotores apontam fraude em licitação de 825 milhões de dólares vencida por construtora

Islamar-Semana Santa
comserv
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Terrazzo Poti
Hotel Delta - Semana Santa





O Ministério Público do Rio de Janeiro ofereceu denúncia à 27ª Vara Criminal da Capital nesta quarta-feira contra o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada. Responsável pela área Internacional da estatal até 2012, ele é acusado de favorecer a construtora Odebrecht em licitação para o desenvolvimento de um plano de ação de certificação em segurança, meio ambiente e saúde. O contratou foi fechado em setembro de 2010 no valor de 825,66 milhões de dólares.

Além de Zelada, a denúncia envolve o diretor de Contratos da Odebrecht, Marco Antonio Duran, e outras sete pessoas, seis delas funcionários e ex-funcionários da estatal. Foram denunciados: Aluísio Teles Ferreira Filho (engenheiro da Petrobras), Venâncio Pessoa Igrejas Lopes Filho (advogado da Petrobras), Alexandre Penna Rodrigues (engenheiro da Petrobras), Ulisses Sobral Calile (técnico de inspeção de equipamentos transferido da Transpetro para a Petrobras exclusivamente para tomar parte na licitação), Sócrates José Fernandes Marques da Silva (engenheiro da Petrobras), João Augusto Rezende Henriques (ex-empregado da Petrobras) e Rodrigo Zambrotti Pinaud, cuja função não foi informada pelo Ministério Público.

Se condenados, eles poderão pegar até quatro anos de prisão. Além disso, o Ministério Público pediu a perda dos empregos públicos e pagamento de multa de 2% sobre o valor do contrato licitado – cerca de 16 milhões de dólares.

A denúncia tomou como base relatório de auditoria interna promovida pela própria Petrobras. Além de enviado à Justiça, o caso foi encaminhado também ao Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCCLD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, para que seja instaurado inquérito por fraude. O contrato previa a manutenção de refinarias da estatal em diversos países, como Argentina, Japão e Estados Unidos. As melhorias feitas na refinaria de Pasadena, no Texas, entre 2011 e 2013, também estão no âmbito do contrato.

A Petrobras é alvo de denúncia também pelas condições de venda da refinaria de San Lorenzo e da distribuidora de energia Edesur, ambas argentinas; pela aquisição do bloco 2714 - A, na Namíbia; e pela contratação da empresa Vantage Deepwater Company.

Em nota, a Odebrecht afirmou que "desconhece a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, bem como o relatório da auditoria interna realizada pela Petrobras". Segundo a construtora, o contrato foi resultado de licitação pública, além de ter sido "conquistado de forma legítima por menor preço, em total respeito à Lei".

Fonte: Com informações da Veja

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
23h27 River e Vitória/BA para explodir o Lindolfo Monteiro com uma vitória do Galo 21h45 Jet Veículos apresenta aos clientes de THE o WR-V, novo SUV da Honda 19h00 Câmara aprova título de cidadania para o reitor da Uespi 18h46 Câmara Municipal aprova regulamentação da profissão de bombeiro civil 18h38 Secretário de Justiça visitará presídio de Picos 18h20 Eletrobrás Piauí fará desligamento programado em São João da Serra 18h03 W.Dias vai a seminário contra a Lava Jato no Diretório do PT em São Paulo 17h55 Eletrobrás informa desligamento temporário de energia elétrica em Juazeiro do Piauí 17h36 Prefeitura de Floriano faz pregão estimado em R$ 9,3 milhões para locar veículos 17h27 Torre de internet cai após ventania e atinge quatro casas 17h24 Ciee lança curso on-line gratuito para quem deseja falar em público; confira 17h20 Sigefredo Pacheco ficará uma hora sem energia elétrica; Confira 17h16 Arlindo Cruz reage a estímulos, mas estado de saúde ainda é grave 17h10 MEC anuncia adoção da modalidade de doutorado profissional 17h06 91,2% dos alunos de Medicina tiveram desempenho 'adequado' em avaliação 16h59 Eletrobrás Distribuição Piauí fará desligamento programado em Jatobá do Piauí 16h40 Fundo do Minha Casa, Minha Vida passa a atender a todos os municípios 16h36 Pão de Açúcar e Extra farão seleção para contratar jovem aprendiz no PI 16h32 Secretaria de Segurança tem o maior investimento da história em armas 16h30 Município de Francisco Macedo terá barragens e adutora 16h21 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 16h15 Saiba quais as melhores posições na cama para gozar juntos 16h15 Prefeito Wellington Carlos divulga programação do 53º aniversário de Santo Antônio de Lisboa 16h11 Prefeito e comitiva vistoriam prédio onde será instalada a Companhia de Polícia 16h03 Conheça os 6 erros mais cometido na primeira vez da mulher

Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram