Limite de gastos -

Ministro da Fazenda nega 'recuo' em renegociação da dívida dos Estados

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou nesta quarta-feira que o governo tenha recuado nas condições exigidas aos Estados que renegociarem a dívida com a União. Segundo ele, a inclusão das despesas estaduais na proposta de emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos representa uma contrapartida para os governos locais.

“Não há recuo no sentido de que a reestruturação da dívida foi mantida integralmente no projeto mandado pelo governo. E a contrapartida do teto dos gastos [para os Estados] nos mesmos termos do governo federal está mantida integralmente. O que está em discussão são assuntos relacionados a definições na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], que foram incluídos no projeto a pedido dos governadores. Portanto, não há nenhum recuo”, declarou o ministro.

Originalmente, o projeto de renegociação das dívidas estaduais estabelecia que os governadores teriam de incluir, no limite da LRF para as despesas com o funcionalismo público, gastos com terceirizados, inativos (aposentados e pensionistas dos servidores) e benefícios como auxílio-moradia, indenizações e determinados tipos de gratificação. Nesta terça, no entanto, essa exigência foi retirada do texto, em troca da inclusão dos Estados na proposta que limita à inflação o crescimento dos gastos públicos.

De acordo com a proposta atual, apenas os gastos com inativos seriam incluídos no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal daqui a dez anos. Os demais tipos de despesas continuariam fora da conta. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que os Estados podem gastar até 60% da receita corrente líquida com pessoal.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (Heitor Feitosa/Veja)

Para o ministro, o Congresso votará, “no tempo adequado”, o projeto que renegocia a dívida dos Estados. Ele disse que a aprovação da proposta o mais rapidamente possível beneficiará o país, estimulando a recuperação da confiança, da atividade econômica e ajudando na geração de empregos.

“A questão que resta, que é se foi votado ou não ontem ou se vai ser votado ou não semana que vem, é um assunto que, evidentemente, quanto mais cedo for aprovado, melhor. Mas, no momento, não tem efeito de curto prazo, na medida em que existe uma liminar do STF [Supremo Tribunal Federal] que baseia, os seus termos, exatamente no acordo de reestruturação da divida assinada pela União e estados”, disse Meirelles.

No fim de junho, o governo fechou um acordo para renegociar a dívida dos Estados e do Distrito Federal com a União, em troca de que os governadores desistissem das ações no Supremo Tribunal Federal que pediam a correção das parcelas por juros simples. O acordo prevê o alongamento da dívida por vinte anos, suspensão do pagamento das parcelas até o fim deste ano, com redução progressiva no desconto até julho de 2018. Em troca, os Estados teriam de fazer contrapartidas, como instituir no limite da LRF de gasto com pessoal despesas não registradas na conta.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Trabalhe Conosco