180graus direto de Picos -

Ministro da Aviação visita PI, analisa aeroportos; 7 podem ser reformados

O ministro Chefe da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco (PMDB) saiu de Brasília nesta segunda-feira (27/01) e já pela manhã iniciou uma série de visitas no Piauí. Ele vistoriou as obras do aeroporto de São Raimundo Nonato (600 Km a Sudeste de Teresina) e analisou o aeroporto de Bom Jesus do Gurgueia (550 Km ao Sul da capital piauiense). Mas foi em Picos, a 306 Km de Teresina, no Sudeste do Piaui, que ele encerrou as visitas e, após palestra no centro comercial da cidade, embarcou para Teresina, onde nesta terça-feira (28/01), realiza um encontro com o governador Wilson Martins e o prefeito Firmino Filho, além de deputados e vereadores, na sede da prefeitura municipal da capital do Piauí.

Acompanhado pelo Deputado Federal Marcelo Castro e do ex-senador Heráclito Fortes, ele foi recebido por autoridades locais e comentou que 7 aeródromos no Piauí devem ser contemplados pelo projeto do ministérios, dentre eles, os localizados em Picos, Floriano, Paulistana, Corrente e Bom Jesus, aparecendo no grupo dos primeiros 270 aeroportos brasileiros a passar por esse investimento em todo o país.

Em relação aos aeródromos visitados, sobre o aeroporto de São Raimundo Nonato, ele disse ao 180graus que gostou do que viu e que a reforma segue para deixar o local em condições para receber voos regionais. O mesmo ele quer para Bom Jesus e Picos e por isso visitou as cidades para analisar a ampliação dos aeroportos ou, até mesmo, de construção de um novo, a fim de que as cidades possam receber voos regionais.

Durante a palestra em Picos, ele informou que será feito o levantamento técnico para decidir qual das duas possibilidades é a mais viável para as cidades, o que será divulgado em março ou abril, quando o estudo já terá sido concluído. Ele considera as duas cidades fundamentais para a economia do Piauí, daí a necessidade de aeroportos estruturados. A princípio, ele garantiu que as especificações do estudo serão respeitadas, ao mesmo tempo que confessa ser ideal a realização de uma reforma dos aeroportos já existentes, uma vez que o processo para a construção de outro é demorado.

DSCF5477.JPG

Já deputado federal Marcelo Castro enfatizou o fato do Piauí ser um dos estados com melhor malha rodoviária do Brasil. "Porém não podemos perder a chance de desenvolver estrutura para realizar voos regionais dentro de nosso estado".

Sobre a aviação no Piauí, o ministro ainda comentou que o Estado está cada vez mais estruturado, no caminho de receber voos regionais. "O fluxo aéreo pode aumentar, à medida que a estrutura for se fortalecendo", comenta.

AEROPORTO DE TERESINA
Sobre o aeroporto da capital, Moreira Franco que o local também vai passar por análise, a fim de ratificar se realmente será necessário um novo lugar para instalar. "Caso isso seja constatado, será analisado terreno e condições, porém afirmo que os aeroportos daqui do Piauí não estão tão dentro da cidade como alguns pensam".

COPA DO MUNDO
Já sobre a Copa do mundo que será realizada no meio do ano no Brasil, o ministro está confiante. "Um bom serviço está sendo realizado e, levando-se em conta que o fluxo durante o torneio será menor do que os passageiros que viajam durante o fim de ano, a perspectiva é que tudo ocorro tranquilamente nos aeroportos.

Avião decolando.jpg

VEJA AS FOTOS DA VISITA NO BLOG DE PICOS

VEJA FOTOS DA OBRA EM SÃO RAIMUNDO NONATO

REPÓRTER: Alex Gomes - Direto de Picos

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco