180graus

Notícias do meio jurídico - 22/05/2011 às 00h30

Ministra Eliana Calmon pede prioridade no combate à corrupção

Segundo ela, a “engrenagem” desse “sistema perverso” pune o juiz do interior

Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba

O combate às organizações criminosas deve começar pelas estruturas do próprio Estado, pelo sistema político que favorece desvios do dinheiro público, alertou, nesta quinta-feira (19/5), a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, em Maceió (AL). A ministra abriu o Encontro do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

“Temos que combater esse problema, com inteligência, a partir da estrutura do próprio Estado, porque, se assim não for, nós estaremos enxugando gelo”, afirmou. Eliana Calmon disse que tem “consciência das dificuldades enfrentadas em uma nação patrimonialista e injusta como a brasileira”, que historicamente sempre teve “um grau de exclusão social altamente preocupante”, que, muitas vezes, favorece a criminalidade.

“Eu me preocupo com o ataque aos cofres públicos provocado pelo sistema político perverso”, explicou. São os delitos de colarinho branco, segundo ela, que destroem “a coluna de sustentação do Estado”, que tende a desmontá-lo colocando em risco o patrimônio público.

Segundo ela, a “engrenagem” desse “sistema perverso” pune o juiz do interior que vende uma sentença, "mas não é capaz de desmanchar um esquema generalizado”. A corregedora nacional lembrou aos integrantes do GNCOC, grupo formado por integrantes do Ministério Público dos estados, da União e por policiais, que essa situação deve ser combatida.

Legislação – Eliana Calmon conclamou o grupo a atuar no Congresso Nacional para a aprovação de leis que facilitem o combate às organizações criminosas. “É no Congresso Nacional que temos que pensar diuturnamente no momento que estamos fazendo o combate contra organizações criminosas”, afirmou.

Ela contou que o Superior Tribunal de Justiça expediu o primeiro mandado de prisão por volta de 2003, fato polêmico, porque todos entendiam que “aquele tribunal não era para prender ninguém, e isso era a cultura". Até hoje, segundo ela, há dificuldade para decretar a prisão de suspeitos e para autorizar a interceptação de conversas telefônicas por falta de clareza na legislação. “O crime organizado está sofisticado, tem meios moderníssimos, e nós continuamos andando de carroça. Eles estão andando de avião a jato”, lamentou a ministra.

Fonte: Com Informações Do Cnj

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Agente Penitenciário | Vem pro Podium
Extensivo de Direito
PM-MA - Vem pro Podium!
Semana de Revisão PM
Atualidades PM-PI
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
13h03 Sabatina de Raquel Dogde no Senado será antes do recesso 13h03 Prefeitura de Pio IX promoveu ação de incentivo ao empreendedorismo local 13h02 Número de empresas com contas atrasadas cresce 3,35% em maio 13h01 Codefat prorroga prazo para sacar o abono salarial de 2015 do PIS/Pasep 13h00 Em Caridade do Piauí consumo de água será limitado 12h54 Distribuição de merenda escolar segue normal na cidade de União 12h50 Luzilândia poderá receber investidores da área de produção leiteira 12h49 Secretária de Educação faz vistorias em escolas da rede municipal de União 12h39 Várias atrações vão movimentar a 35ª Festa do Vaqueiro em Conceição do Canidé 12h39 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 12h38 Kátia Abreu diz o que mais assusta: os políticos ainda soltos 12h31 Racionamento de água afeta municípios do Piauí 12h26 Festa de Aniversário da Lucrécia 12h19 Construsonhos Imobiliária 12h15 Operação Negociata 12h04 19 audiências foram adiadas em fórum de município do Piauí por falta de juiz 12h03 Acusado de praticar crimes na região de Fronteiras do Piauí é preso 12h02 Governo assina decreto para socorrer famílias de Dirceu Arcoverde em estiagem 12h00 Racionamento de água com tempo indeterminado 11h55 Evaldo Gomes busca melhorias para cidade de Luzilândia na saúde 11h53 São João do Arraial se prepara para maior evento junino dos Cocais 11h50 Para socorrer Coronel José Dias Governo decreto medidas contra estiagem 11h49 Será realizado em São Félix do Pi a segunda etapa do Circuito Amador de Vaquejada 11h42 Brasil conta com dez tenistas na chave principal para o torneio de Wimbledon 11h42 Acidente deixa dois homens feridos

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Agente Penitenciário
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Semana de revisão | PM-PI

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    PC-MA
    Atualidades PM-PI
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional