180graus

Notícias do meio jurídico - 22/05/2011 às 00h30

Ministra Eliana Calmon pede prioridade no combate à corrupção

Segundo ela, a “engrenagem” desse “sistema perverso” pune o juiz do interior

Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
comserv

O combate às organizações criminosas deve começar pelas estruturas do próprio Estado, pelo sistema político que favorece desvios do dinheiro público, alertou, nesta quinta-feira (19/5), a corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, em Maceió (AL). A ministra abriu o Encontro do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

“Temos que combater esse problema, com inteligência, a partir da estrutura do próprio Estado, porque, se assim não for, nós estaremos enxugando gelo”, afirmou. Eliana Calmon disse que tem “consciência das dificuldades enfrentadas em uma nação patrimonialista e injusta como a brasileira”, que historicamente sempre teve “um grau de exclusão social altamente preocupante”, que, muitas vezes, favorece a criminalidade.

“Eu me preocupo com o ataque aos cofres públicos provocado pelo sistema político perverso”, explicou. São os delitos de colarinho branco, segundo ela, que destroem “a coluna de sustentação do Estado”, que tende a desmontá-lo colocando em risco o patrimônio público.

Segundo ela, a “engrenagem” desse “sistema perverso” pune o juiz do interior que vende uma sentença, "mas não é capaz de desmanchar um esquema generalizado”. A corregedora nacional lembrou aos integrantes do GNCOC, grupo formado por integrantes do Ministério Público dos estados, da União e por policiais, que essa situação deve ser combatida.

Legislação – Eliana Calmon conclamou o grupo a atuar no Congresso Nacional para a aprovação de leis que facilitem o combate às organizações criminosas. “É no Congresso Nacional que temos que pensar diuturnamente no momento que estamos fazendo o combate contra organizações criminosas”, afirmou.

Ela contou que o Superior Tribunal de Justiça expediu o primeiro mandado de prisão por volta de 2003, fato polêmico, porque todos entendiam que “aquele tribunal não era para prender ninguém, e isso era a cultura". Até hoje, segundo ela, há dificuldade para decretar a prisão de suspeitos e para autorizar a interceptação de conversas telefônicas por falta de clareza na legislação. “O crime organizado está sofisticado, tem meios moderníssimos, e nós continuamos andando de carroça. Eles estão andando de avião a jato”, lamentou a ministra.

Fonte: Com Informações Do Cnj

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Agente PRF
Agente PF
Casa do Cartucho
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
22h09 IFMA, Campus Coelho Neto, realiza a 3ª edição do Instituto Cidadão 21h38 Transparência: juízes terão seus salários expostos aos cidadãos 21h38 Plenário da Câmara votará criação de cargos comissionados no TRT-PI 21h25 Proposta proíbe o implante de chips em humanos sem haver autorização 20h03 Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis; causa não divulgada 19h49 Sanraimundense ganha campeonato mundial de Jiu - Jitsu realizado em Fortaleza 19h34 PRF: Homem com mandado de prisão em aberto é detido na região Sul do PI 19h27 Presidente do IDEPI silencia sobre aditivos a contratos 19h09 A 5ª noite dos Festejos de São Bartolomeu em Eliseu Martins 19h01 Polícia Civil de São Raimundo Nonato cumpre 3 mandados de prisão 18h53 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h19 Entenda o que é fundo de campanha e como poderá ficar o financiamento 18h07 Acidente durante brincadeira mata sobrinho de prefeito 17h39 Motorista sai da pista para não bater em carreta na BR-135, Sul do estado 13h52 Programa Bolsa Atleta recebe inscrições até a próxima terça, dia 22 13h45 Coautora do hit 'Despacito' é cotada para especial de Roberto Carlos 13h27 Marília M. brinca ao enviar recado em show: 'Aqui não pode ligar para ex' 13h25 Vítima de estupro em Castelo conta à Folha de SP: 'Sinto medo de tudo' 13h14 Plano estadual da igualdade racial será lançado esta semana; mais um passo 13h05 Minha Casa Legal vai regularizar 27 mil imóveis no Piauí 13h00 'Volta da Frei' premiou participantes na sua 4ª edição; confira o resultado 12h42 Homem fica ferido em perseguição policial na BR-316, zona Sul de THE 12h26 Dupla Maiara & Maraísa, vítimas de preconceito, exaltam feminismo 12h14 Distritão e distrital misto: saiba aqui como o voto poderá mudar no país 12h14 Preconceito, comparação com Miss EUA, e a 'chuva' de elogios à Mona

Informática p/ concursos
Matemática Básica
Carreira administrativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Raciocício Lógico
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB

    180graus no Instagramno Instagram