Pesquisa BrVox -

Melhor e pior deputado do PI na Câmara Federal são do PP

Por Apoliana Oliveira

A deputada federal Iracema Portella (PP) foi apontada por 10,83% dos piauienses entrevistados em pesquisa do Instituto BrVox como a melhor representante do Piauí na bancada da Câmara Federal. No segundo mandato, ela acumula mais de 130 projetos apresentados na Casa de sua autoria. É uma das que menos gasta com cota parlamentar e atuante em políticas públicas em defesa das mulheres e dos jovens.

Ao 180, Iracema comentou sobre o resultado da pesquisa. Ela acredita que a liderança no levantamento reflete sua tentativa de fazer a diferença no Estado, e também mudando a realidade de diversos municípios.

“A atuação parlamentar em defesa dos interesses do Piauí é minha prioridade. Desde que assumi esse compromisso, quis que o meu trabalho fizesse diferença para o nosso Estado, para os municípios e, sobretudo, para as pessoas. Estou muito feliz e honrada com o resultado desta pesquisa. É um sinal de que estou no caminho certo e de que a minha presença na Câmara dos Deputados tem ajudado o Piauí a buscar um desenvolvimento cada vez mais equilibrado, com sustentabilidade e justiça social”, disse a deputada, ao ser informada apenas de que seu nome fora apontado como o melhor pela maioria, sem receber dados percentuais.

A diferença da deputada para o segundo colocado na pesquisa é pequena. Assis Carvalho (PT) é o melhor federal do Piauí para 9,33% dos 1200 entrevistados em 47 cidades entre os dias 3 e 6 de novembro. Silas Freire (PR), somou 7,92% no levantamento.

Já o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), que no governo Dilma Rousseff conseguiu chegar ao cargo de Ministro da Saúde, alcançou o quarto lugar na pesquisa com 6,83%. No tempo que permaneceu à frente da pasta colecionou declarações polêmicas, e tentou no apagar das luzes de sua gestão direcionar recursos para o Piauí. Hoje é cotado para assumir a secretaria de Saúde no governo Wellington Dias, mas tem pela frente uma briga boa com Assis Carvalho, detentor da indicação.
____________________

Leia ainda

- Pesquisa aponta que 75% dos piauienses se sentem inseguros
______________________________________

Paes Landim (PTB), novamente presidente do diretório estadual do partido após a saída de Elmano, Júlio César (PSD) e Heráclito Fortes (PSB) seguem, respectivamente, com percentuais de 6,17%, 5,75% e 4,67%.

Os três últimos lugares no levantamento são de Átila Lira (PSB), com 4,67%, Rodrigo Martins (PSB), somando 1%, e Mainha (PP), único abaixo de um ponto percentual, atingindo a preferência de apenas 7 entrevistados (0,58%).

Os que não souberam opinar foram 42,83%.
______________________________________

Maior líder política feminina viva
Considerada a melhor secretária da equipe de Wellington Dias, e gestora da área apontada como de melhor desempenho no governo do Estado, Rejane Dias é também, para 29,67% dos piauienses, a maior líder política feminina viva do Piauí.

Na pesquisa BrVox realizada em 47 cidades do Piauí, ouvindo 1200 pessoas entre os dias 3 e 6 de novembro, são apresentados ainda como opção os nomes da deputada federal Iracema Portella, da vereadora de Teresina Teresa Britto, da senadora Regina Sousa, e da vice-governadora Margarete Coelho.

Rejane é uma das poucas dentro da equipe de W.Dias que dá espaço para ações de marketing, e chega a ser criticada internamente no PT. Contudo, os resultados são evidentes na pesquisa BrVox, tendo até agora a petista acumulado três importantes resultados, mostrando que estas ações têm reverberado.

O segundo lugar na opinião dos piauienses entrevistados ficou com a deputada federal Iracema Portella, somando 17,75%. A pepista está em seu segundo mandato na Câmara. Em seguida, na pesquisa, Teresa Britto aparece com 10,17%.

Abaixo de dez pontos percentuais estão a senadora Regina Sousa e Margarete, com 6,17% e 5,75%, respectivamente. Dos entrevistados, 30,5% não soube opinar.
______________________________________

Veja também

- Maurim soma menor percentual e é o pior da gestão de W.Dias

- BrVox: W.Dias bateria Ciro, Wilsão, JVC ou João Henrique

- Wellington Dias é líder disparado para governador em 2018

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco