Entrevista com presidenciável -

MARINA SILVA: 'Eles usam a corrupção para se promover'

Após o comício no Teresina Hall, a candidata Marina Silva (PSB) recebeu os jornalistas em entrevista coletiva, ao lado de Beto Albuquerque, seu candidato a vice-presidente. A presidenciável falou sobre os projetos para o Piauí, casos de corrupção no PT e negou que vá acabar com os programas sociais brasileiros. Ela acusou ainda partidos como PT e PSDB de “usarem a corrupção para se promover”.

Logo no início, questionada sobre quais são os projetos específicos para o Piauí, a candidata respondeu: “Temos uma proposta muito concreta. O nordeste precisa cada vez mais aumentar sua base produtiva. Nós sabemos que aqui tem um grande potencial para produção de energia limpa, sustentável e segura. Temos grande quantidade de sol, de vento. E nós queremos que as energias limas e renováveis encontrem no Nordeste, no Piauí, no Pernambuco, no Ceará, em todos os estados, o apoio para que a população tem acesso a emprego e renda, com uma nova base tecnológica. Também estamos imbuídos no propósito de que a educação em tempo integral, que fará a diferença na vida das pessoas possa ser implementada em todo Brasil”, disse.

"CONFIO NA POLÍCIA FEDERAL"
Sobre as denúncias de acordos em troca de propina na Petrobrás, denunciado pela revista Veja, Marina disse que “a Polícia Federal e o Ministério Público são instituições sérias”. “Confio nas investigações que estão sendo feitas. Queremos que o Brasil seja passado a limpo. Não podemos mais admitir qualquer forma de corrupção. Estamos neste momento vivendo uma situação muito dramática, a corrupção aumentando, juros subindo... E confiamos que o trabalho irá apontar os culpados, que serão punidos”, completou.

Acusada pelos adversários de ser incoerente em seu discurso, a presidenciável garante que não há incoerência nenhuma. “Nós temos um programa, estamos inteiramente coerente com nosso programa. O Aécio não apresentou programa, a Dilma não apresentou programa, que vai continuar fazendo as mesmas coisas, com indicações de pessoas ligadas a interesses políticos e tantos outros desmandos que estão acontecendo no Brasil. Nós estamos inteiramente coerente com a nossa escolha”, disse.

E completou ainda dizendo que "a PSDB já teve a chance dele com oito anos. O PT, uma chance de 12 anos. Agora é preciso dar uma chance não para a Marina o Beto e o PSB, mas para o Brasil sair do buraco. Essa é a nova política".

"SACAM CALÚNIAS A NOSSO RESPEITO"
Ela negou que haja em seu plano de governo o interesse em acabar com programas sociais como o Bolsa Família, discurso que vem sendo usado principalmente pelo PT na tentativa de desqualificar a candidata.

“Nós temos apresentado para o Brasil um conjunto de propostas, e nossos adversários têm sacado um monte de calúnias ao nosso respeito. De dizer que vamos acabar com o Bolsa Família, com programas sociais. Quem me conhece sabe que eu tenho compromisso de vida com aqueles que vivem em situação de pobreza e fragilidade. Quem passou fome até os 16 anos sabe o valor do que é ter uma ajuda para poder dar o pão de cada dia a sua família. Nós vamos manter as conquistas da sociedade brasileira, mas não vamos ser complacente com os erros. Vamos combater boatos com a verdade”, comentou Marina sobre os ataques de adversários.

"VAMOS OFERECER A OUTRA FACE"
E garante que não vai “cair na tentação de responder na mesma moeda”. “Vamos dar a outra face. Só temos 2 minutos de televisão, não vamos perder o foco, quem vai fazer a mudança e a revolução é a sociedade. Não vamos nos transformar naquilo que combatemos”, garante a candidata, que não se furta de apimentar o debate, completando que dar a outra face não significa ser passivo em seu posicionamento sobre os adversários.

"USAM CORRUPÇÃO PARA SE PROMOVER"
Questionada pelo 180, sobre os vários escândalos envolvendo o governo PT nos últimos 12 anos, mas que mesmo assim não os conseguiu tirar do poder, Marina respondeu que o partido usa a corrupção para se promover, e compara Dilma com Collor e Sarney, quando o tema é corrupção.

“A corrupção precisa ser combatida. Aconteceu que os dois partidos que estão há 20 anos no poder, usam a corrupção, inclusive para se promover politicamente. Nós não fazemos isso. Nossa crítica à corrupção é que ela seja combatida com a investigação, punição, e crime mecanismo para preveni-la e evitá-la, com transparência para que a sociedade possa fazer o acompanhamento. Evitando que tenham obras que não são acabadas e evitando que se tenha obras que nem deveriam ter começado, exatamente porque não são aquelas que interessam a sociedade. Tem projetos que começam com 5 bilhões e acabam com 20, 30. Isso é falta de planejamento. Enquanto o problema da corrupção for apenas da Dilma, do Collor, do Sarney, ou quem quer que seja, ela não será combatida. Ela precisa se tornar um problema de todos os brasileiros. Não queremos usar a corrupção para nos promover”, disse em resposta ao 180.

DISCURSO DE MARINA SILVA EM TERESINA
Durante seu discurso no Teresina Hall, a presidenciável comentou os constantes ataque que vem recebendo de seus principais adversários, Dilma e Aécio Neves (PSDB). “Agora vejam só, uma coligação de partido pequenos, com apenas dois minutos de televisão, contra quase 5 do Aécio, 11 minutos da presidente Dilma, e eles estão tremendo que só vara verde... e vocês sabem, qual é o vento que tá fazendo essa vara verde tremer. É o vento da mudança, da esperança, daqueles que querem votar em quem apresenta plano de governo”.

“DIRETORES PARA CONTINUAR ROUBO NA PETROBRAS”
Como já é notado desde o início de sua campanha para presidente, Marina também usou-se do discurso contra a política econômica da atual presidente. “A Dilma diz que vai continuar fazendo o que está aí. Ou seja, continuar escolhendo os diretores da Petrobras, com os critérios de acabar com a Petrobras pelo roubo. Continuar com o descrédito da política econômica, de juros altos que corroí o salário do trabalhador. Continuar com inflação alta.. E mais ainda, o país com crescimento baixo”, comentou.

HOMENAGEM PELA PASSAGEM DE 1 MÊS DA MORTE DE CAMPOS
“Amigos de luta, de luto e de paz”. Assim abriu seu discurso a candidata Marina Silva (PSB). “Hoje completa-se 30 dias em que uma fatalidade tirou de nós o nosso querido Eduardo, que estava liderando este projeto”, disse logo nos seus primeiros minutos no palanque. O atraso, que gerou tumulto entre os militantes que queriam ver marina de perto, motivou pedido de desculpas por parte de Marina. “Quero fazer um pedido de desculpa, transformando essa resistência, essa persistência, de vocês em permanecerem aqui, para nos receber, como uma vigília em homenagem ao legado de Eduardo Campos. Eduardo, sempre que tinha uma situação difícil, ele dizia: Olha pessoal, não tá fácil. Mas vamos pegar no ‘siviço’. O nordestino sabe, que para botar um bocado de comida na mesa pra comer, tem de pegar no ‘siviço’ [sic]”.

REPÓRTERES: Apoliana Oliveira e Fábio Carvalho

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco