180graus

Transposição do São Francisco - 19/03/2017 às 20h01

Lula:'querem me crucificar, mas vou lutar até o fim pelo povo nordestino'

'Esse golpe ainda está em andamento, e não deixaremos que nos impeçam de competir', diz em discurso

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Islamar-Semana Santa
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Terrazzo Poti
comserv
Hotel Delta - Semana Santa





Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

A cidade de Monteiro, no sertão da Paraíba, presenciou um evento épico, neste domingo 19, dia de São José, em que a presidente eleita Dilma Rousseff, deposta pelo golpe de 2016, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Ricardo Coutinho fizeram a inauguração popular da transposição do São Francisco, uma obra que beneficia 12 milhões de nordestinos atingidos pela seca e é a principal realização brasileira nas últimas décadas.

Idealizada pelo Imperador Dom Pedro II em 1877, depois de uma grande seca no Nordeste, a obra só começou a sair do papel no governo do ex-presidente Lula e foi construída na gestão de Dilma. Duas semanas atrás, Michel Temer, que chegou ao poder depois do golpe parlamentar de 2016, fez uma inauguração formal, mas teve que se esconder da população, que não o reconhece como ocupante legítimo do cargo que exerce. Neste domingo, mais de vinte mil pessoas se dirigiram a Monteiro, num evento que foi chamado de "Lulapoalooza" e teve direito a apresentação de artistas locais e de nomes consagrados, como o cantor e compositor paraibano Chico César.

O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou os obstáculos da transposição. "Diziam que era faraônica, diziam que não sairia do papel e a transposição está aí. Isso é só o começo da redenção do Nordeste", afirmou. "O povo quer de volta o maior presidente da História do Brasil. E quando o povo quer, não tem Moro, não tem Globo, não tem Judiciário que impeça". Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores, também discursou e disse que a história começou a mudar no dia 15 de março, quando 1,5 milhão de brasileiros foram às ruas contra a reforma da Previdência. "Um Congresso corrupto não vai tirar nossos direitos", disse ele. Em vários momentos, os discursos eram interrompidos com gritos de "Fora Temer".


O governador paraibano, Ricardo Coutinho, exaltou a figura de Lula. “Para fazer essa obra não podia ser membro da elite, tinha que ser do povo, tinha que ser de Garanhuns”, disse ele. Coutinho destacou, em sua fala da inauguração popular da transposição do Rio São Francisco, a vitória do povo contra o coronelismo. “Nós sabemos o que era o Nordeste, o que não faltava era carcaças de animais na seca, pessoas invadindo mercearias para saquear e matar a fome, não tínhamos Universidade, não tínhamos Institutos federais, não tínhamos cisternas para o homem da terra.”


Dilma falou do projeto recebido de Lula e de como executou a obra. “O presidente Lula deixou um projeto pronto, e eu tenho a honra de ter dado prosseguimento. Vejam vocês a cara de pau de dizerem que a obra podia ser feita e resolvida em 6 meses”, afirmou Dilma. Ela ainda declarou que o governo atual “nunca levantou um dedo pela Transposição”, e chamou a população para votar as urnas em 2018, elegendo Lula como presidente. “Esse golpe ainda está em andamento, e não deixaremos que nos impeçam de competir em 2018. Ganharemos essa eleição em outro de 2018. Vamos exigir que haja eleição, que os competidores não sejam impedidos de competir. No tapetão não. Em 2018 teremos um encontro com a democracia e vamos vencer mais uma vez as eleições", acrescentou.


"Querem me crucificar"
No encerramento, um Lula emocionado também emocionou o público presente. "Sair de onde eu saí, e chegar onde eu cheguei, só sendo as mãos de Deus. Conseguir iniciar essa obra e vê-la pronta é maravilhoso”, afirmou.

“Se querem crucificar, criem vergonha e não queiram crucificar 204 milhões de pessoas que eu sempre defendi. Essa gente não sabe o sofrimento do povo, costuma dizer que o povo do Nordeste é ignorante, ignorantes são eles”, acrescentou.

Lula finalizou seu discurso afirmando que são sabe quanto tempo mais tem de vida, mas garantiu que “se tiver um só minuto será para lutar, levantar o povo nordestino”.

Fonte: Brasil 247/ Com informações do portal WSCom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
08h08 Caminhão carregado de barro capota quando ia para Luís Correia 08h04 Moradora de Canto do Buriti registra B.O notificando a falta de médicos e higiene na cidade 08h01 Melhor Secretário: Rejane 12%, Abreu 8% e Dr Chiquim 5% 08h00 Flamengo x Ponte Preta será realizado no Estádio da Gávea no Rio de Janeiro 07h54 Fábrica de cimento de Fronteiras terá até 60 dias para ser reaberta 07h52 Graciele Lacerda compara o seu corpo atual com o de 20 anos atrás; veja foto 07h43 Plenário da Câmara de Vereadores de Jaicós aprova Moção de Pesar pelo falecimento de professora 07h34 Viatura da Eletrobras capota e tem carro totalmente destruído; suspeita de excesso de velocidade 07h30 Salão de beleza é arrombado no bairro Pedrinhas 07h22 Após reunião com estudantes, Pe. Walmir congela preço da passagem de ônibus para estudantes 07h22 Morre Sargento da PM atropelado e agredido em assalto no Norte do PI 07h13 Juiz eleitoral adia audiência do processo que pede cassação do mandato do Padre Walmir 07h02 Com golaços, Brasil vence Paraguai com 3 a 0 e está na Copa 06h54 Sindicato dos Médicos realizará campanha em Picos 06h43 River se prepara para enfrentar Vitória nas quartas da Copa do Nordeste; veja 06h36 Divulgada retificação de Edital do Concurso para Soldado da PM-PI; confira 06h07 Inscrições para OBMEP 2017 terminam nesta sexta (31); saiba como participar 06h01 População registra B.O. por falta de médicos e higiene em hospital do PI 05h41 Policial é espancado e assaltado ao fazer caminhada às margens de BR 05h34 Idoso é agredido a cadeiradas no Norte do PI; autor seria seu próprio sobrinho 05h23 MPF pede que Justiça mantenha presos operadores de Sérgio Cabral 05h22 Michel Temer diz que governo não está interessado em 'medidas populistas' 05h19 CCJ valida assinaturas de projeto popular das dez medidas anticorrupção 05h19 Mãe pede ajuda para filha de três anos não perder a visão; precisa fazer cirurgia 05h18 Médico piauiense vence concurso cultural de fotografia em São Paulo

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Elegante é ter você em nossa companhia!
Antônio das Neves - Peritos Associados

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram