180graus

Transposição do São Francisco - 19/03/2017 às 20h01

Lula:'querem me crucificar, mas vou lutar até o fim pelo povo nordestino'

'Esse golpe ainda está em andamento, e não deixaremos que nos impeçam de competir', diz em discurso

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo





Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

A cidade de Monteiro, no sertão da Paraíba, presenciou um evento épico, neste domingo 19, dia de São José, em que a presidente eleita Dilma Rousseff, deposta pelo golpe de 2016, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Ricardo Coutinho fizeram a inauguração popular da transposição do São Francisco, uma obra que beneficia 12 milhões de nordestinos atingidos pela seca e é a principal realização brasileira nas últimas décadas.

Idealizada pelo Imperador Dom Pedro II em 1877, depois de uma grande seca no Nordeste, a obra só começou a sair do papel no governo do ex-presidente Lula e foi construída na gestão de Dilma. Duas semanas atrás, Michel Temer, que chegou ao poder depois do golpe parlamentar de 2016, fez uma inauguração formal, mas teve que se esconder da população, que não o reconhece como ocupante legítimo do cargo que exerce. Neste domingo, mais de vinte mil pessoas se dirigiram a Monteiro, num evento que foi chamado de "Lulapoalooza" e teve direito a apresentação de artistas locais e de nomes consagrados, como o cantor e compositor paraibano Chico César.

O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou os obstáculos da transposição. "Diziam que era faraônica, diziam que não sairia do papel e a transposição está aí. Isso é só o começo da redenção do Nordeste", afirmou. "O povo quer de volta o maior presidente da História do Brasil. E quando o povo quer, não tem Moro, não tem Globo, não tem Judiciário que impeça". Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores, também discursou e disse que a história começou a mudar no dia 15 de março, quando 1,5 milhão de brasileiros foram às ruas contra a reforma da Previdência. "Um Congresso corrupto não vai tirar nossos direitos", disse ele. Em vários momentos, os discursos eram interrompidos com gritos de "Fora Temer".


O governador paraibano, Ricardo Coutinho, exaltou a figura de Lula. “Para fazer essa obra não podia ser membro da elite, tinha que ser do povo, tinha que ser de Garanhuns”, disse ele. Coutinho destacou, em sua fala da inauguração popular da transposição do Rio São Francisco, a vitória do povo contra o coronelismo. “Nós sabemos o que era o Nordeste, o que não faltava era carcaças de animais na seca, pessoas invadindo mercearias para saquear e matar a fome, não tínhamos Universidade, não tínhamos Institutos federais, não tínhamos cisternas para o homem da terra.”


Dilma falou do projeto recebido de Lula e de como executou a obra. “O presidente Lula deixou um projeto pronto, e eu tenho a honra de ter dado prosseguimento. Vejam vocês a cara de pau de dizerem que a obra podia ser feita e resolvida em 6 meses”, afirmou Dilma. Ela ainda declarou que o governo atual “nunca levantou um dedo pela Transposição”, e chamou a população para votar as urnas em 2018, elegendo Lula como presidente. “Esse golpe ainda está em andamento, e não deixaremos que nos impeçam de competir em 2018. Ganharemos essa eleição em outro de 2018. Vamos exigir que haja eleição, que os competidores não sejam impedidos de competir. No tapetão não. Em 2018 teremos um encontro com a democracia e vamos vencer mais uma vez as eleições", acrescentou.


"Querem me crucificar"
No encerramento, um Lula emocionado também emocionou o público presente. "Sair de onde eu saí, e chegar onde eu cheguei, só sendo as mãos de Deus. Conseguir iniciar essa obra e vê-la pronta é maravilhoso”, afirmou.

“Se querem crucificar, criem vergonha e não queiram crucificar 204 milhões de pessoas que eu sempre defendi. Essa gente não sabe o sofrimento do povo, costuma dizer que o povo do Nordeste é ignorante, ignorantes são eles”, acrescentou.

Lula finalizou seu discurso afirmando que são sabe quanto tempo mais tem de vida, mas garantiu que “se tiver um só minuto será para lutar, levantar o povo nordestino”.

Fonte: Brasil 247/ Com informações do portal WSCom

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Extensivo de Direito
Agente Penitenciário | Vem pro Podium
CFO - MA - Vem pro Podium!
Semana de Revisão PM
Atualidades PM-PI
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
02h22 Prefeita Doquinha fez várias solicitações à Secretária de Educação Rejane Dias 01h45 Tiradentes ganha do Náutico/PE e passa para semifinal do Brasileiro Feminino A/2 01h39 Rodrigo Janot pede o arquivamento de inquérito contra Assis Carvalho 01h36 Operação Pastor: empresário preso pela PF já era réu por corrupção 01h32 Assis Carvalho censura a corrupção e diz que Temer anda com o Satanás 23h27 Renan Calheiros deixa liderança do PMDB e critica governo de Temer 23h14 Michel Temer indicou Raquel Dodge para chefiar PGR no lugar de Janot 22h42 Proerd será implantado nas escolas municipais de Landri Sales 22h20 Prefeita Doquinha esteve na ADH tratando da conclusão das 40 casas do Sol Nascente 2 22h09 Prefeitura de Parnaíba elabora programação de eventos e inaugurações 22h02 Deputada Liziê Coelho acompanhou prefeito de Redenção do Gurgueia em visita 21h59 Pacientes do Caps AD III têm documentos de identidade expedidos em Parnaíba 21h43 Prefeitura de Santa Cruz do Piauí assinou Termo de Cooperação com a Saúde do Estado 21h31 Deputado Georgiano e secretário Fábio Xavier tratam de melhorias para Simões 21h31 Campanha Educativa da Secretaria de Politica para as Mulheres 21h26 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 21h11 Relator encaminha denúncia contra Temer para Presidência do Supremo 21h05 STF analisará ação que pede liberação de candidatos sem partido 20h59 Curso de defesa pessoal para mulheres em Teresina ensina técnicas de proteção 20h54 Prisões provocaram a queda de 18% nos roubos de veículos em Teresina 20h52 Selo 'Justiça em Números' passa a ser obrigatório aos tribunais de todo Brasil 20h42 Escola Roland Jacob será reformada na cidade de Parnaíba 20h33 Noite Católica anima terceiro dia da Semana Cultural de Água Branca 20h31 Sérgio Marone e Juliana Martins encenam peça no Teatro 4 de Setembro 20h30 Transporte de órgãos para transplante aumentou 35% no primeiro trimestre deste ano

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Agente Penitenciário
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Semana de revisão | PM-PI

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Atualidades PM-PI
    PC-MA
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional