Serão analisados hoje -

Líder do Governo na Câmara diz estar confiante com manutenção dos vetos

Após reunião entre a base aliada e o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse hoje (5) que está confiante na manutenção dos vetos presidenciais que serão analisados em sessão do Congresso Nacional marcada para amanhã (6) às 11h30.

Na pauta, há matérias sensíveis para o governo, como o veto presidencial que impediu o reajuste salarial entre 53% e 78,56% para os servidores do Judiciário e o que derrubou a extensão da aplicação da regra do reajuste do salário-mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

“Fizemos o levantamento e achamos que há condições políticas para mantermos os vetos amanhã. Todos estão sendo mobilizados para dar quórum no máximo às 12h. Mobilização total, chamar os deputados e deputadas para cumprirmos a nossa missão constitucional que é avaliar os vetos. Estamos pedindo a todos os lideres que mobilizem suas bancadas para votarmos amanhã sem falta”, disse Guimarães, referindo-se à dificuldade de garantir quórum no plenário em uma votação cedo durante uma terça-feira.

De acordo com o petista, a derrubada dos vetos custaria mais de R$ 60 bilhões aos cofres públicos. “O país precisa, não é só o governo, a economia brasileira precisa, não podemos amanhã criar uma despesa de R$ 64,5 bilhões. Precisamos manter os vetos para a saúde financeira do país, para a saúde da economia brasileira”.

Guimarães minimizou divergências internas na base aliada sobre os vetos – como a posição de alguns parlamentares do PDT que já se manifestaram pela derrubada do veto ao reajuste do Judiciário – e reiterou que o governo está mobilizado para a votação. “Estou confiante de que todos vão colaborar”.

Perguntado sobre a influência da aproximação do julgamento das contas do governo de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na sessão conjunta, Guimarães disse que os governistas estão tranquilos, que o tema não foi o assunto principal da reunião de hoje e que os parlamentares vão se posicionar quando o processo chegar ao Congresso. A análise do TCU deve ocorrer na próxima quarta-feira (7).

“Na hora certa vamos analisar. É o Congresso que analisa. Evidentemente que estamos preocupados com tudo. Tribunal de Contas da União não é para estar decidindo nada, [ele] orienta. Quem decide, aliás, como sempre foi nos governos anteriores, é o Congresso Nacional. Estamos absolutamente tranquilos. A nossa tarefa nas próximas 24 horas é manter os vetos, tudo o mais é secundário”.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Trabalhe Conosco