Senadora chorou no Plenário -

Justiça mantém no ar vídeo em que Regina Sousa foi chamada de 'anta'

A senadora Regina Sousa (PT) chorou na tribuna do Senado Federal ao comentar a decisão da 8ª Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, reformado uma sentença para permitir a reprodução de um vídeo no qual a jornalista Joice Hasselmann a chama de "anta", "cretina", "semi-analfabeta" e "gentalha".

Postado na época do impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff, o vídeo foi gravado da galeria do Plenário. Em primeira instância, uma liminar determinou a exclusão do vídeo, mas um recurso do Google foi agora acatado.

"Eu entrei com uma ação pedindo para tirar o vídeo do ar porque era muita ofensa", disse Regina. Já às lagrimas, ela indaga se "esse tribunal acha que eu sou mesmo gentalha, analfabeta, anta".

Ela recebeu a solidariedade dos colegas senadores. "Vivemos num País em que 52% da população é negra e ainda temos que encarar esse tipo de coisa", lamentou Marta Suplicy. “Conheço a dor da injustiça. Mas não posso avaliar o tamanho da dor de ser avaliada e analisada pela cor da pele", disse Simone Tebet (PMDB-MT).

Na mesma sessão, Regina também comentou sobre as manifestações preconceituosas contra a piauiense Monalysa Alcântara, eleita Miss Brasil 2017.

"Tem coisas, assim, terríveis, escritas por gente que a gente conhece, gente esclarecida, e dizendo assim: "cara de empregada doméstica", como se empregada doméstica não pudesse ser bonita e miss, por que não?",questionou. Para a senadora, as manifestações revelam também o preconceito com o Piauí.

Fonte: Com Agência Senado

Comentários

Trabalhe Conosco