Prefeita continua foragida -

Justiça determina que vice assuma as funções da 'Prefeita Ostentação'

O juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca de Bom Jardim (MA), concedeu, nesta quinta-feira (27), mandado de segurança determinando que a vice, Malrinete Gralhada (PMDB), assuma imediatamente a prefeitura da cidade, que está sem gestor desde que a prefeita Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, fugiu após ter a prisão decretada pela "Operação Éden", da Polícia Federal. O Ministério Público já pediu a indisponibilidade dos bens e o afastamento de Lidiane por meio de duas ações civis públicas por improbidade administrativa.

Na decisão, o juiz Cristóvão Sousa Barros afirma que a medida visa a "proteção do interesse público diante da situação de insegurança social e política que vive a Comunidade de Bom Jardim". A determinação vale "enquanto perdurar o impedimento da prefeita", observa o magistrado.

O advogado da prefeita Carlos Sérgio de Carvalho disse que ainda não tinha conhecimento da decisão e informou que Lidiane está estudando pedir o próprio afastamento da prefeitura em breve.

A vice Malrinete Gralhada (PMDB) disse que vai aguardar ser empossada pela Câmara Municipal. "Eu tenho prazo de 24 horas para a câmara me dar posse, mas o presidente, vereador Arão Silva, está em São Luís. Eu já falei com o vice [vereador Cinego], que está aguardando a documentação da Justica", informou.

Gralhada se disse pronta para assumir a cidade, que vive clima de incerteza. "Eu estou pronta para assumir e pronta para trabalhar pelo nosso município. Vamos, inicialmente, retomar a estabilidade. Temos que colocar o funcionalismo em dia, pois uns receberam os salários e outros não. E, de imediato, vamos pedir uma auditoria nas contas do município e regularizar a merenda escolar", garantiu.

A vice havia ajuizado mandado de segurança no Fórum de Bom Jardim, na terça-feira (25). Ela revelou que estava impedida de entrar na sede da prefeitura desde 2013, por determinação de Lidiane.

MINISTÉRIO PÚBLICO
A Promotoria de Justiça de Bom Jardim ajuizou ações na Justiça pedindo a indisponibilidade dos bens e o afastamento da prefeita do cargo. Também foram denunciados o ex-secretário municipal Beto Rocha, namorado de Lidiane, preso no dia 20 de agosto pela PF; os empresários Antônio Oliveira da Silva, Karla Maria Rocha Cutrim (Zabar Produções), Fabiano de Carvalho Bezerra, Raimundo Nonato Silva Abreu Júnior, o motoboy Anilson Araújo Rodrigues (A4 Entretenimento) e o contador e pregoeiro do Município Marcos Fae Ferreira França.
STJ e Interpol

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, negou o pedido de habeas corpus à Lidiane. O superintendente da PF no Maranhão, Alexandre Saraiva, disse que solicitou à Interpol a inclusão do nome da prefeita na lista vermelha da organização.

VEJA TAMBÉM
Vereadores devem cassar a 'Prefeita ostentação' por 'sumir' do município
Promotora do MA conta como atuou nos casos da 'Prefeita Ostentação'
Vice da 'Prefeita ostentação' diz que foi impedida de atuar na Prefeitura

Prefeita tinha 'advogado ostentação' que recebeu R$200 mil na sua conta
'Prefeita ostentação' já tem filho, é brigada com pai e teve vários casos

'Prefeita ostentação' usava apenas o WhatsApp para administrar a cidade
Antes do luxo, 'prefeita ostentação' vendia leite em cidade no Maranhão

PF faz alerta a quem ajudar prefeita de Bom Jardim (MA) a se esconder
Com prefeita foragida, cidade no MA fica sem gestor e segue na incerteza
PF prende dois ex-secretários e prefeita no Maranhão está foragida

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco