180graus

Concedeu efeito suspensivo - 21/04/2017 às 08h02

Justiça autoriza publicação de livro de autor que usa pseudônimo Eduardo Cunha

A decisão é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça ao analisar agravo de instrumento interposto

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
comserv





Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

A Justiça do Rio concedeu efeito suspensivo a Editora Record e o livro Diário da Cadeia - Com Trechos da Obra Inédita Impeachment, escrito por um autor anônimo de pseudônimo Eduardo Cunha, vai poder ser publicado. A decisão é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça ao analisar agravo de instrumento interposto contra decisão proferida pelo juízo da 13ª Vara Cível da Comarca da Capital, que proibiu a publicação do livro no dia 24 de março. A ação foi movida pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O relator do processo, desembargador Augusto Alves Moreira Junior, disse na decisão que "trata-se de uma obra literária de ficção, a qual tem como pano de fundo a realidade política brasileira. Em uma análise preliminar, conclui-se que não houve anonimato, vedado pela Constituição Federal, e sim a utilização de um pseudônimo em uma obra ficcional".

O desembargador Moreira Junior diz ainda que "nas menções feitas à obra em redes sociais blogs e matérias jornalísticas, fornecidas tanto pelo recorrente como pelo recorrido, é enfatizado o fato de que se trata de um pseudônimo e não de livro escrito pelo agravado [Eduardo Cunha], o que, em cognição sumária, enfraquece a alegação de lesão à honra e à imagem do recorrido".

O relator destacou ainda que nenhum direito fundamental é absoluto, sendo certo que a relatividade e os limites consistem exatamente nos demais direitos, igualmente consagrados pela Constituição Federal. "Assim sendo, especialmente por se tratar de obra de ficção, considerando os valores envolvidos, entendo que o direito à liberdade de expressão e de manifestação, a priori, deve preponderar".

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Matemática Básica
Agente PRF
Casa do Cartucho
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Últimas Notícias
18h25 Campanha Agosto Dourado é realizada em Pimenteiras 18h24 Perícia vai apontar se planta causou a morte de cinco crianças no Piauí 18h22 Continuação 18h20 Secretaria de Assistência Social realiza palestra sobre trânsito 18h18 Quinta, 17 de agosto, na Bahia, começa a viagem do ex-presidente Lula pelo nordeste brasileiro 18h15 Programa Hiperdia realiza atividades em Pimenteiras 18h14 Velocross está confirmado na programação do aniversário de 60 anos de Landri Sales 17h53 Estado Islâmico assume autoria do atentado em Barcelona 17h52 TV Picos é alvo de furto 17h48 Piauiense é destaque na Amazônia por falar vários 'idiomas' da natureza 17h43 Prefeita participa de encontro com prefeitos e governador na APPM 17h40 Prefeito em exercício de Nossa Sra. de Nazaré participou do 'Dialogo Municipalista' 17h31 Santuário lança programação da Festa da Exaltação da Santa Cruz dos Milagres 17h25 Polícia Rodoviária Federal apreende três animais silvestres em Teresina 17h25 Santuário lança programação da Festa da Exaltação da Santa Cruz 17h23 Giovanna Ewbank faz elogio a modelo Gisele Bundchen em evento de moda 17h23 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 17h23 Fazenda Maravilha com apoio do prefeito realizará Bolão de Vaquejada com premiação de R$ 3 mil 17h18 HBO sofre novo ataque, dessa vez no Twitter e no Facebook 17h11 Decisão do STF sobre impeachment de Temer sai até próxima semana 17h11 Dado Dolabella é preso por não pagar pensão alimentícia 17h10 Formatura tem briga generalizada após 'guaraná' ser servido como espumante 17h09 Prefeito participa de palestras na APPM sobre saúde pública na presença do governador do estado 17h04 Solenidade de Encerramento do Primeiro Curso de Força Tática da 6° Companhia Independente/2017 17h03 Saúde lança edital para a seleção de instrutores; veja os locais de vagas!

Informática p/ concursos
Carreira administrativa
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram