Ilegal na Amazônia até 2030 -

Jorge Viana elogia em Plenário as metas ambientais brasileiras

O senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou em Plenário as metas ambientais anunciadas nesta quarta-feira (29) pela presidente Dilma Rousseff no discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Ele considera ousadas as iniciativas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 43% e de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.

Para ele, essas metas, que serão levadas à 21ª Conferência do Clima (COP21), em novembro, em Paris, recolocam o Brasil no papel de protagonismo na questão ambiental. E podem também forçar a Índia e a China a tomarem atitudes mais definidas quanto à redução das emissões, avaliou o senador.

Segundo Jorge Viana, a partir do governo Lula, o Brasil reduziu muito o desmatamento da Amazônia e, ao mesmo tempo, teve crescimento econômico e promoveu a inclusão social de milhões de famílias. Isso comprova que pode haver desenvolvimento sem destruição da floresta, disse o senador. Ele acha que o país pode zerar o desmatamento ilegal já em 2025 e pediu mais atenção aos outros biomas brasileiros:

- O que lamento ainda - e acho que devemos trabalhar - é que devemos ver como está ocorrendo o desmatamento em outros biomas, especialmente o cerrado. Quanto mais estudarmos os nossos biomas, cuidarmos deles, elaborar leis, mais autoridade o Brasil terá perante as outras nações do mundo. É muito importante que o país tenha anunciado esses compromissos para que possa ajudar a COP-21 a ter sucesso - reiterou.

Fonte: Com informações da Agência Senado

Comentários

Trabalhe Conosco