Se aproximado de Marina -

Joaquim Barbosa defende 'diretas' e já fala em candidatura à presidência

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa voltou aos holofotes e o tema agora é sua possível candidatura à presidência do Brasil. Ele que já foi considerado um herói nacional após as condenações do 'Mensalão', disse que está 'deliberando' uma possível candidatura.

Barbosa estaria conversando com partidos e teria até tentado aproximação com Marina Silva, mas ainda parece quer um pouco de distância do assunto.

"A decisão de me candidatar ou não está na minha esfera de deliberação. Só que eu sou muito hesitante em relação a isso. Não sei se decidirei positivamente neste sentido”, disse em publicação do Estadão.

O ex-ministro do STF admite conversas sobre a candidatura, mas não fechou compromisso com nenhum partido. Ele também defende a mudança na constituição para que ocorra eleições diretas.

BRASIL PRECISA DOS MINISTROS
Segundo publicação da Agência Brasil, Barbosa disse que o Brasil “precisa muito” dos ministros da Corte. Barbosa participou nesta tarde de uma solenidade de aposição de fotos de ex-presidentes do tribunal, evento tradicional na Corte.

Durante seu discurso, ao comentar sua condução como relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão, Barbosa disse que o combate à corrupção se deve a decisões tomadas no passado pela Corte. Na avaliação dele, o atual momento político do país é uma “revolução silenciosa”.

"Eu não os invejo [ministros], eu não gostaria de estar aqui na Corte neste momento cataclísmico. Eu só diria o seguinte, o Brasil precisa muito dos senhores. O Brasil precisa muito desta Corte”, disse.

Após 11 anos como ministro do STF, Joaquim Barbosa pediu aposentadoria antecipada em julho de 2014 alegando questões pessoais. Ele foi o primeiro negro a presidir o STF e foi indicado ao cargo de ministro da Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco