180graus

Marcou audiência com ministro - 20/08/2008 às 21h33

Heráclito pedirá explicações ao MD sobre tropas no Haiti

Indignado após ver imagens de violência praticados por soldados brasileiros no Haiti

comserv
Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou nesta terça-feira à Comissão de Relações Exteriores do Senado um vídeo com imagens de atos de violência supostamente praticados por soldados da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. O vídeo, elaborado por jornalistas haitianos, mostra ações da força de paz em 2005 e 2006 que teriam resultado na morte de mulheres grávidas, crianças e homens inocentes.

Suplicy afirmou que as mortes ocorreram em ações das tropas para conter a violência no país. Em busca de integrantes de "gangues" e criminosos, o senador disse que os soldados teriam disparado tiros de helicópteros e tanques contra inocentes. As imagens, no entanto, não identificam se soldados brasileiros teriam participado das ações contra os haitianos.

"A missão de paz no Haiti, coordenada pelo Brasil, tem realizado ações onde tropas, tanques e helicópteros bombardearam parte do bairro Cite Soleil, onde foram mortas crianças pequenas. O porta-voz das tropas mencionou que ali viviam bandidos, mas como poderiam tais crianças ser bandidos? Não sabemos se são atos isolados ou freqüentes", afirmou o senador.

Suplicy disse que, embora as imagens não mostrem soldados brasileiros, o governo precisa esclarecer os incidentes com os haitianos uma vez que o Brasil comanda a força de paz da ONU no país. "O vídeo mostra que os responsáveis por essas mortes não foram encontrados. Por isso, temos que pedir esclarecimentos aos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores", disse Suplicy.

Depois de assistir o vídeo, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), decidiu pedir explicações ao Ministério da Defesa sobre as ações das tropas de paz da ONU no Haiti. Heráclito também solicitou audiência com o ministro Nelson Jobim (Defesa) para apresentar o vídeo. A comissão ainda vai encaminhar as imagens para os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Paulo Vanucchi (Direitos Humanos).

"Os fatos são graves, merecem por parte do governo brasileiro uma resposta. Temos que colaborar para pedir esclarecimentos e solicitar que providências sejam tomadas", disse Heráclito.

Imagens

Sem esconder a perplexidade com a violência das imagens, os integrantes da comissão reagiram aos conflitos entre a força de paz da ONU e os haitianos. "As imagens falam por si mesmas. A criança que aparece no vídeo [morta pelos soldados] é filho de cada um de nós. Se não houve apuração de responsabilidades, o nosso papel é indagar. Nada justifica essas atrocidades", disse a senadora Marina Silva (PT-AC).

O vídeo mostra imagens fortes da morte de crianças, mulheres e jovens em conseqüência dos conflitos com as forças de paz da ONU. Em um dos trechos, uma haitiana afirma que teve sua casa atacada pelos soldados ao lado de seis filhos, sem que o seu marido tiver qualquer ligação com gangues ou facções criminosas do país.

Fonte: Co M Informações Folha Online

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Matemática e Raciocínio Lógico
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
17h25 FMS convoca novos classificados em seleção para Acadêmicos de Medicina 17h11 Justiça determina reintegração de posse da fazenda de Ciro 17h06 Água Branca ganha filial da Clinica COIFE ODONTO 17h01 Ministério da Saúde oferecerá um novo tratamento contra hepatite C; detalhes! 16h55 "A geração brasileira atual vai morrer sem conhecer outro líder e outro estadista como Lula" 16h42 Fundespi e FGV fazem visita técnica no Albertão; parceria privada é ideia 16h38 Lançamento do Livro que conta a História de Alto Longá, Ocorreu hoje. 16h22 Brasil diminui uso de substâncias que afetam camada de ozônio 16h20 Brasil está entre os cinco países com tecnologia para produzir dirigíveis 16h19 Com grande Missa e Show os Festejos de nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encerrou 16h18 Taxa de juros de pagamento mínimo do cartão cai para 230,4% em junho 16h17 Oeirense com doença rara pede ajuda em redes sociais 16h16 IBGE: 28% das áreas urbanizadas do país estão em São Paulo, Rio e BH 16h13 Agricultores podem renegociar suas dívidas contraídas até 2016; entenda 16h12 Oeiras e Colônia do Piauí entre as cidades em situação de emergência por causa da estiagem 16h09 Polícia prende oeirense por tráfico de drogas em Campo Maior 16h07 Etiene Medeiros é primeira brasileira campeã em mundial de natação 15h56 Prefeito de Água Branca participou de ação social na Escola Tia França 15h49 Prefeito Jonas Moura acompanhou obras estruturais de Posto de Saúde 15h41 Prefeito Mão Santa disse que Themístocles é o melhor nome para vencer eleições para governador 15h20 Mulheres de Cocal participam de projeto pela qualidade de vida 15h14 THE: Homem é executado na porta de casa na zona Leste 15h14 Maçonaria: reconhecimento de mérito 15h13 Festa da Academia Eugênio vai premiar garoto e garota fitness nesta quinta (27) 15h12 Sexo oral: Veja dicas de como fazer. O que os homens gostam

Informática para concurso
Podium
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional