Situação política em Piripiri -

Heráclito e Átila Lira, do partido de Odival, devem apoiar Luiz Menezes

Heráclito Fortes e Átila Lira, ambos deputados federais do PSB, partido do prefeito de Piripiri Odival Andrade, devem dar apoio a Luiz Menezes (PMDB) na disputa pela Prefeitura da cidade. A sigla a nível local apoia a vereadora Jôve Oliveira (PTB), que é pré-candidata a prefeita, mas os parlamentares resolveram fazer diferente nesta eleição.

Heráclito Fortes é muito ligado ao deputado estadual Marden Menezes, filho de Luiz Menezes, e até fez doações para a campanha do parlamentar em 2014. Em troca, Fortes foi o candidato oficial da oposição na cidade e obteve 3.076 votos.

Já o deputado federal Átila Lira (PSB), recebeu apoio do prefeito Odival em 2014, obtendo 5.655 votos em Piripiri. Lira é próximo de Neto da Chrisfapi (PV), que também foi pré-candidato a prefeito do município, mas hoje é o mais cotado para ser o vice na chapa de Luiz Menezes com todo apoio de Átila.

Jôve, que tem apoio do atual prefeito Odival Andrade (PSB), apesar de deixar claro que ele não participaria de uma possível gestão, diz que 16 partidos devem confirmar participação na coligação, entre eles PTB, PT, PSD, PDT, PT do B, PRB, PRP, PSB, PSL, PHS, PTC e PCdoB.

A reportagem do 180 conversou com o Neto da Chrisfapi e ele confirmou que há o diálogo com o grupo dos Menezes, mas nada foi confirmado ainda, e que Átila realmente é próximo a ele. Luiz Menezes não quis conceder entrevista, mas através de um assessor, foi dito que Neto é realmente o mais cotado para ser vice. Átila não respondeu os contatos feitos para comentar o caso.

Jôve Oliveira também foi candidata a deputada federal em 2014 e apenas na cidade obteve 12.728 votos, a mais votada, apesar de não ter sido eleita. Sobre o apoio dos deputados do PSB ao seu oponente, ela diz que a nível local ela tem todo apoio do partido e que os deputados são livres para darem seus apoios. “É uma questão local. O PSB aqui é do prefeito Odival Andrade, que é aliado do Átila Lira, votou nele. Mas estamos com o povo. Quando houve a divulgação dessa união, da Jôve, da dona Socorro, do Dr. Pinto, com os nossos partidos aliados, você pode ter certeza que o povo ficou muito feliz, era tudo que o povo queria. Nós comandando essa cidade junto ao povo de Piripiri, a cidade vai estra mudada, para melhor. As pessoas querem renovação, querem mudança”, disse.

VEJA TAMBÉM
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entenda como dois aliados, Odival e Luiz Menezes, se tornaram inimigos
O município de Piripiri se prepara para enfrentar sua eleição mais acirrada, talvez mais disputada que o pleito de 2012, que teve dois grandes aliados do passado, Luiz Menezes (PMDB) e Odival Andrade (PSB), e que hoje são rivais. A cidade que nos últimos 30 anos foi administrada apenas por três grupos políticos, terá esse ano uma novata, Jôve Oliveira, que com o apoio do prefeito Odival, tenta quebrar a tradição.

Em 2012 Odival levou a melhor e desbancou o então prefeito Luiz Menezes, que esse ano tenta ser prefeito pela quinta vez. Odival desistiu da reeleição e está dando apoio apara Jôve, que já fez questão de dizer que esse apoio não deve refletir na sua gestão, mas herda toda rivalidade contra os Menezes.

O 180 esteve na cidade de Piripiri e procurou saber como dois aliados do passado se tornaram grandes inimigos políticos na atualidade, com direito a um dizer que vai prender o outro e tudo mais. Além e registros jornalísticos, pesquisadores e personalidade contaram à nossa reportagem como esse conflito foi iniciado.

A SEDE DE PODER
Luiz Menezes havia sido prefeito de Piripiri de 1983 a 1988 e depois conseguiu fazer seu sucessor, Arimatéia Rodrigues. Depois disso foi deputado estadual e voltou a comandar a cidade por mais dois mandatos, de 1997 a 2004. Terminado o mandato, colocou Odival Andrade para concorrer pelo grupo na eleição de 2004, mas deveria cumprir o acordo de ficar só quatro anos, depois Menezes voltaria. Odival ganhou a eleição.

Eles faziam parte do mesmo partido, o PTB. Em 2008, antes da nova eleição para prefeito, Odival tinha muita vontade de ser candidato a reeleição, mas Luiz insistiu na manutenção do acordo, candidatando-se e ganhando.

O MOTIVO
Odival chateado, foi para o PSB em 2009, com as ‘’bênçãos’ de Wilson Martins e Átila Lira, onde se deram apoio mútuo e se elegeram em 2010 deputado estadual, governador e deputado federal respectivamente.

Luiz Menezes não gostou da saída de Odival do partido, pois sabia que em 2012 voltaria com tudo na eleição municipal. Odival se juntou ao Dr. Pinto, prometendo apoiá-lo na sua eleição de deputado estadual em 2014, tendo a esposa dele, Socorro Mesquita, como vice na disputa de 2012, onde ganharam de Luiz Menezes.

MUDANÇAS EM 2016
Já na prefeitura, a primeira coisa que Odival fez foi tirar os 'Pintos' de 'tempo', e colocou seu filho, Brenno, para concorrer a deputado estadual, invés de apoiar Dr. Pinto. Os dois perderam a eleição.

De lá para cá, os três grupos, Odival, Luiz Menezes e Dr. Pinto, estiveram separados e disputariam a eleição separadamente, mas Dr. Pinto e sua esposa se juntaram à Jôve Oliveira, apoiada por Odival, indicando Socorro como pré-candidata à vice. Isso aconteceu após muita conversa com Luiz Menezes, que acabou dando em nada.

_________________________________________________________

Luiz Menezes não ofereceu nada para Socorro Mesquita ser sua vice
Segundo informações de interlocutores ligados a vice-prefeita Socorro Mesquita (PP), de Piripiri, o pré-candidato Luiz Menezes (PMDB) não ofereceu nenhuma secretaria, caso fosse eleito, para o grupo da vice, o que teria feito com que ela desistisse de ficar ao seu lado.

“Estávamos quase fechando com o Luiz Menezes, mas ele se negou a oferecer secretarias em sua administração. Queria apenas o nosso apoio sem nada em troca”, declarou uma pessoa ligada ao grupo de Socorro Mesquita.

As famílias de Luiz Menezes e Socorro Mesquita, esposa do ex-prefeito Dr Pinto (PTC), são rivais históricos no município. A aliança dos dois seria uma grande surpresa para muitas pessoas da cidade.

A vice-prefeita também teria declarado, nos bastidores, que o único impedimento para fechar com a Jôve Oliveira (PTB), seria o fato dela pertencer ao mesmo grupo do atual prefeito, Odival Andrade (PSB), que a expulsou da administração da cidade.

Atualmente, Socorro Mesquita aceitou participar como pré-candidata a vice de Jôve, contanto que Odival não fizesse parte de sua administração.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

'Não sou a candidata do Odival', diz Jôve a respeito de apoio do prefeito
As duas chapas que vão concorrer à Prefeitura do município de Piripiri estão quase formadas e a disputa promete ser acirrada. De um lado o ex-prefeito Luiz Menezes (PMDB) que comandar cidade pela quinta vez, do outro a vereadora e radialista Jôve Oliveira (PTB), que chega para quebrar uma tradição de décadas, pois sempre os prefeitos são de famílias tradicionais.

Apesar de ter as ‘bênçãos’ do atual prefeito, Odival Andrade (PSB), Jôve afirma que não é a candidata do gestor, mas sim do povo. A pré-candidata a vice na chapa é a vice-prefeita de Piripiri, dona Socorro Mesquita, mulher do ex-prefeito Dr. Pinto, que confirmou a aliança após polêmicas na cidade, e com a condição de não subir no palanque com Odival, da qual inimiga após ser ‘expulsa’ da administração.

O pré-candidato Luiz Menezes preferiu não conceder entrevistas no momento, mas Jôve Oliveira falou com a reportagem do 180 sobre o clima de pré-campanha. “O mote da oposição é dizer que sou candidata do prefeito, mas na verdade sou pré-candidata do povo. O voto do prefeito Odival Andrade é uma consequência. Consequência de um povo que quer renovação. Vamos mostrar para Piripiri o que é um governo novo. Não estou pleiteando nem defendendo o continuísmo, mas um governo totalmente renovado”, disse.

“Esse ano povo quer é renovar, dar oportunidade a uma pessoa que nunca governou uma cidade, nunca governou Piripiri. Porque você manter uma pessoa de 30 a 40 anos mandando, ai já não é mais um sistema democrático, já passa a ser uma monarquia, vai ter um rei, um senhor, soberano, mandando. A juventude tem que ser protagonista nesse aspecto”, completou.

ODIVAL NÃO PARTICIPA DA GESTÃO
Sobre o apoio do atual prefeito, Jôve disse que Odival não deve participar da administração. “O Odival não está pedindo nada. Não está pedindo uma secretaria, não está pedindo um cargo, não está indicando ninguém. Não pediu absolutamente nada. Ele vai cuidar da vida dele, da família dele e não vai participar da gestão. Ele pode ser reeleger, mas é contra a reeleição, nem está indicando parente para ser candidato. Ele vai encerra o mandato dia 31 de dezembro e vai tocar a vida dele”, afirmou.

OLHAR MAIS HUMANIZADO

“Eu sou uma pessoa que gosta muito de gente, nosso governo vai priorizar e o foco é o cidadão, vamos priorizar as famílias mais pobres e com a parceria que nós temos com o governo do estado, com o governador Wellington Dias, temos o propósito de ajudar a indústria e o comércio, a melhora da qualidade de vida. Tem que haver incentivo à iniciativa privada, pois é uma porta de empregos. Vou priorizar como gestora manter o salário em dia, é uma obra que não tem placa, mas isso anima o servidor, isso ajuda o comércio e movimenta a economia. Existe uma transformação positiva na indústria e entendo que primeiramente priorizar uma gestão de forma administrativa bem organizada, austera, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e com um olhar mais humanizado, mais carinhoso e mais fraterno com o povo. É um governo novo, governo renovado, a juventude no poder, as pessoas humildes no poder, sem esquecer de manter o comércio vivo, a indústria viva”, disse Jôve ao falar da gestão.

SOCORRO MESQUITA NA ALIANÇA
Sobre ter a dona Socorro Mesquita na chapa, Jôve explica o papel da mulher na gestão. “Nós encaramos um grande desafio, primeiro que Piripiri nunca foi administrada por uma mulher, ainda é um grande tabu, temos que atravessar essa fronteira. Temos que dar esta oportunidade às mulheres. Só que queremos caminhar com os homens, será um governo participativo, democrático e de homens e mulheres com oportunidade. Piripiri vai ter a oportunidade de ter suas mulheres comandando esta cidade. A Jôve Oliveira e a dona Socorro Mesquita, duas mulheres com características em relação ao social, sentimento de cuidar, de mãe, de acolher, e é com esse sentimento de acolhimento, de carinho, de amor às pessoas, que vãos caminhar na nossa campanha”, concluiu.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco