Requerimento de Caio Bucar -

Franzé junta amigos e parentes para receber Título de Cidadania na CMT

Na noite desta quinta-feira (12/11), o secretário de estado de Administração, Franzé Silva, recebeu o Título de Cidadania Teresinense no plenário da Câmara Municipal. O requerimento, de autoria do vereador Caio Bucar, foi aprovado por unanimidade pelo plenário do legislativo municipal.

Além do secretário, o médico Francisco José, pai do prefeito do município de Novo Oriente do Piauí, Marcos Vinicius, também foi homenageado na sessão solene presidida pelo vereador Dudu. A sessão ocorrida contou as ilustres presenças de autoridades das várias esferas do poder no Piauí.

Entre as presenças, podemos registrar o amigo do homenageado e governador do estado Wellington Dias, o secretário de Justiça Daniel Oliveira, o secretário de Cidades, Fabio Xavier, secretário da Sasc Henrique Rebelo, secretário de Desenvolvimento Econômico Nerinho, secretário de saúde Francisco Costa; os vereadores Edvan Silva, Dudu Borges, e representando a Academia Piauiense de Letras Nelson Nery.

Franzé disse, antes do início da solenidade, que era uma honra receber a homenagem, e que isso resulta em mais responsabilidades com a capital. “Traz para cada um de nós que vem de fora ter um laço e uma responsabilidade maior com esse povo dessa terra. Essa iniciativa do vereador Caio Bucar, aprovada por todos os vereadores, traz para nós um laço maior com Teresina e, acima de tudo, uma responsabilidade”.

W. Dias afirmou, ao início do evento, que estava feliz em voltar à Câmara Municipal, local onde iniciou sua vida pública, para homenagear um amigo. “Um piauiense de quem nós temos muito orgulho. Um técnico da melhor qualidade, que é o Franzé, recebe um título de cidadania de Teresina. O Franzé merece”, falou o governador.

Na sessão, o secretário de administração foi abraçado por amigos e familiares, além de colegas políticos. O vereador Caio Bucar, emocionado, contou na tribuna os fatos marcantes da história do secretário e o trabalho prestado por ele à cidade de Teresina.

“Hoje podemos ver seus amigos, sua família aqui reunidos para lhe prestar esta homenagem. Cada um dos aqui presentes está com o coração cheio de alegria e felicidade por ter tido a honra de homenageá-lo... Quem está de parabéns é o povo dessa cidade que lhe agradece pelos serviços prestados à nossa terra”, disse.

Em seu agradecimento, Franzé contou que veio a Teresina em busca de uma melhor qualidade de vida e que aqui foi acolhido pelos que nasceram na capital. “Ser teresinense é, acima de tudo, defender essa terra. É conhecer a importância de aprimorar, de buscar melhorias de qualidade de vida para aqueles que aqui vivem”, afirmou.

HISTÓRIA DO SECRETÁRIO
Franzé é natural de Buriti dos Lopes, filho do lavrador Manoel Damião e da lavadeira dona Joana Alves. É o mais novo de oito irmãos. Em busca de condições para o estudo dos filhos, os pais de Franzé se mudaram para a capital. Anos depois, o agora secretário foi aprovado em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Piauí, única universidade do estado na época. Já no ensino superior se filiou ao PT e iniciou militância no movimento estudantil. Foi presidente do Centro Acadêmico por dois mandatos e atuou efetivamente nas eleições Diretório Central dos Estudantes. Franzé ofertava seus serviços de graça até surgir a primeira oportunidade profissional. Algum tempo depois montou seu próprio escritório e deixou a carreira autônoma ao passar para o Concurso de Auditor Fiscal da Receita da Prefeitura de Teresina. Em 2003, a convite do governador Wellington Dias, participou da comissão que criou a Controladoria Geral do Estado. Posteriormente, foi chamado pelo ex-secretário da Fazenda, Antônio Neto para ser Superintendente da Despesa. Atualmente, exerce o cargo de secretário de Administração e Previdência. O secretário costuma dizer que Teresina é sua companheira na felicidade. Aqui estudou e ganhou seus quatro filhos: Letícia, Ítalo, Catarina e Guilherme.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco