Em ação eleitoral -

Firmino Filho apresenta até gastos com expedientes para escapar da lei

Por Rômulo Rocha - De Brasília

Para fugir do rigor da lei eleitoral, que convenciona que os gastos com publicidade institucional nos seis primeiros meses do ano em que ocorrerem as eleições devem ser uma média dos gastos existentes nos seis primeiros meses dos últimos três anos, a defesa do prefeito Firmino Filho (PSDB) teria procurado inflar, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pesa contra o tucano, as despesas com tal rubrica nos anos anteriores ao eleitoral apresentando até mesmo comprovações de gastos considerados de expediente.

Isso, logicamente, faria acrescer a média de gastos com publicidade institucional nos seis primeiros meses dos anos de 2013, 2014, 2015, eximindo assim Firmino Filho da acusação de ter gasto R$ 1,7 milhão a mais do que permite a legislação no primeiro semestre de 2016. Este é o conteúdo chave da ação que corre na Justiça Eleitoral e que está sob a responsabilidade da juíza Zilneia Gomes Barbosa da Rocha.

A AIJE foi apresentada pelos advogados Talmy Tercio Ribeiro da Silva Júnior e Rodrigo Castelo Branco de Carvalho de Sousa, que atuam em nome da antiga coligação encabeçada por Dr. Pessoa (PSD), então candidato a prefeito de Teresina.

Segundo o advogado Talmy Júnior, a defesa do prefeito tem apresentado não só gastos com “expediente, mas outras despesas, sem estarem intermediadas por agências de publicidade”, o que não configuraria gastos com publicidade institucional.

Um mapa de mídia com gastos junto às TV’s também já constaria dos autos.

Há uma expectativa grande em relação à decisão da juíza com relação a essa ação.

MATÉRIAS RELACIONADAS: ____________

- Eleições: Firmino teria torrado R$ 1,7 mi em conduta suspeita

- Exclusivo: perícia atesta gastos 'ilegais' de Firmino Filho

- Pessoa pede que a Justiça Eleitoral julgue ação contra o tucano Firmino

VEJA AINDA:

- Dr. Pessoa reclama que puseram ‘agente federal’ para investigá-lo

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco