Assumiria Ministério da Saúde -

Firmino Filho aposta que Sílvio pode assumir Ministério no governo Aécio

O prefeito Firmino Filho afirmou neste domingo (19), que a eventual eleição do senador Aécio Neves (PSDB) para a presidência da República, no próximo domingo, abre a perspectiva para o Piauí participar do seu governo. Ele citou o ex-prefeito Sílvio Mendes como o nome ideal e capaz de representar o Estado na nova equipe ministerial.

Para Firmino Filho, Sílvio tem todas as qualificações técnicas e políticas para assumir, por exemplo, o Ministério da Saúde. Ele lembrou a vasta experiência do ex-prefeito como gestor da saúde, sendo um dos maiores conhecedores do SUS no Brasil. Mas ele destacou que o ex-prefeito está habilitado também a assumir qualquer outra pasta, notadamente na área social.

O prefeito lembrou que o Piauí participou do ministério pela última vez no governo Fernando Henrique Cardoso, com o então deputado federal João Henrique Sousa ocupando o Ministério dos Transportes. "E tivemos uma melhoria significativa no padrão de nossas estradas com a presença de João Henrique no ministério", avalia.

Antes de João Henrique, de acordo ainda com o prefeito, o então senador Freitas Neto foi ministro das Reformas Institucionais no primeiro mandato de Fernando Henrique. Ele disse que Freitas entregou um projeto de reforma política que, infelizmente, não foi implantado. "E o país ainda hoje paga caro por não ter feito essa reforma, que todos, independente de partido, consideram necessária e urgente", destacou.

CONASEMS

Ainda sobre Sílvio Mendes, Firmino Filho recordou que ele foi presidente da Fundação Municipal de Saúde por dez anos, antes de se tornar prefeito da capital, sendo o responsável pela implantação de inúmeras ações na área na capital, como Programa de Saúde da Família e a construção das maternidades e pronto-socorros nos bairros Promorar (zona Sul), Dirceu Arcoverde (Sudeste), Cidade Satélite (Leste) e Buenos Aires (Norte), para atendimento de urgência e emergência.

Entre outras obras citadas pelo prefeito, está também a efetivação da retomada e conclusão da obra do Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Firmino enfatizou ainda que Sílvio Mendes acumula ainda a experiência de presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e tem articulação com os principais gestores e ex-gestores da saúde em todo o país.

O tucano informou que o ex-prefeito de Teresina integrou a equipe do candidato Aécio Neves para a saúde, apresentando diagnóstico e soluções para o setor no país. Além disso, enfatiza o prefeito, Sílvio tem ligação direta com Aécio, com quem conversa semanalmente, e com os principais dirigentes do PSDB no país, como o senador eleito José Serra e o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, o que lhe dá respaldo político para compor o ministério em uma eventual vitória tucana nas urnas, domingo próximo.

Fonte: Com informações do Diário do Povo

Comentários

Trabalhe Conosco