180graus

Reforma politica - 29/05/2015 às 20h30

Entenda o que já foi decidido até agora na reforma política

A proposta aprovada pela Câmara ontem define que só terão direito aos recursos do Fundo Partidário

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
comserv
Islamar-Semana Santa
Hotel Delta - Semana Santa
Terrazzo Poti





A Câmara dos Deputados teve uma semana intensa, na qual votou parte da reforma política. A principal decisão foi o fim da reeleição para cargos executivos. Porém, muitos outros temas relevantes estão em jogo.

As votações não terminaram e serão retomadas em meados de junho. É importante lembrar que todos os temas já aprovados precisam passar por uma segunda votação na Casa, para então serem apreciados no Senado.

Veja a seguir o que já foi decidido, e entenda: 1) o que muda; 2) o que muda, mas nem tanto; 3) o que os deputados resolveram deixar como está.

Reeleição

Como é: Presidente, governadores e prefeitos têm direito a concorrer a uma reeleição. No legislativo, a reeleição é ilimitada.Como pode ficar: A Câmara votou ontem pelo fim da reeleição para presidente, governador e prefeito. O texto não mexe na reeleição do legislativo, ou seja, não altera nada para os próprios deputados.

Votação: 452 votos a favor X 19 contra a mudança.

Cláusula de barreira

Como é: Hoje, os recursos do Fundo Partidário são divididos da seguinte forma: 5% são distribuídos igualmente para todos os partidos com registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral); os outros 95% são divididos de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos no Congresso.

Como pode ficar: A proposta aprovada pela Câmara ontem define que só terão direito aos recursos do Fundo Partidário as siglas que tiverem pelo menos um representante no Congresso. O partido também deverá ter ao menos um candidato próprio nas eleições para a Câmara dos Deputados. Os mesmos critérios também definirão o acesso das siglas à propaganda gratuita de rádio e TV. A regra é considerada branda e não deve ter muito efeito no combate à fragmentação partidária.

Votação: 369 votos a favor X 39 votos contra.

Doações de campanha

Como é: Partidos e candidatos recebem dinheiro público e doações privadas.

Como pode ficar: O tema teve decisões controversas. Na terça-feira, os deputados rejeitaram uma proposta que colocava na Constituição a possibilidade de doações privadas para candidatos e partidos.

A decisão não agradou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que fez uma manobra para votar novamente o tema. Com isso, na quarta-feira a Câmara aprovou outro projeto, que permitia as doações privadas aos partidos políticos. Assim, as doações de empresas ficam permitidas somente para as siglas, e não aos candidatos diretamente. Na prática, pouca coisa muda em relação ao sistema atual.

Dentro deste tema, foram rejeitadas propostas que estipulavam o financiamento exclusivamente público e as doações somente de pessoas físicas.

Votação:
Terça-feira: 210 votos a favor X 267 votos contra -- rejeitado
Quarta-feira: 330 votos a favor X 141 votos contra -- aprovado

Temas rejeitados

Além das três medidas aprovadas, os deputados votaram outros temas que acabaram rejeitados pela Casa.

Fim das coligações: A proposta acabaria com as alianças entre partidos nas campanhas para deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Isso acabaria com a possibilidade de os votos de um partido ajudarem candidatos de outras siglas a se elegerem, uma distorção bastante criticada no modelo atual. Porém, o tema não passou e o sistema fica como está.

Sistema eleitoral: A Câmara também votou uma série de possibilidades de mudança no sistema eleitoral, que poderiam alterar a distribuição dos votos nas eleições para o legislativo. Foram discutidos o distritão, o voto em lista e o voto distrital misto. Nenhum dos sistemas passou na votação e o sistema fica como está.

Hoje as eleições legislativas seguem o sistema proporcional, pelo qual são considerados primeiro os votos em cada partido e depois os candidatos mais votados em cada sigla (Veja este infográfico para entender o sistema proporcional).

Temas que ainda serão votados

Duração dos mandatos: A proposta inicial é que todos os mandatos passem de 4 para 5 anos. O mandato de senador, que é de 8 anos, pode ficar com 5 ou com 10 anos.

Unificação das eleições: A proposta é que todas as eleições ocorram juntas. Hoje, as eleições municipais acontecem separadas das demais.

Fonte: Com informações da exame

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
02h54 Parnahyba ganha o turno e faz a festa no Lindolfo Monteiro 00h03 Inauguração do comercio WR em Água Branca 23h39 Parnahyba derrota Altos e conquista o 1º turno do Campeonato Piauiense 20h32 OAB-PI vai ajuizar ação em defesa dos rios Poti e Parnaíba 20h11 Dia do Teatro e do Circo será comemorado no 4 de Setembro 20h05 Brasileiros preferem depilação completa, é o que revela pesquisa 20h02 Com foco no título estadual, atleta crê numa nova etapa para o Flamengo-PI 20h01 Internet fixa com limite: consumidor deve ficar atento às ofertas e planos 20h00 Violinista que dá aulas de música de graça faz campanha por sede maior 18h34 Posição do juiz Antônio Nollêto em julgamento vem incendiando debate 18h01 Esperantina: Celulares, pilhas e até drogas são arremessados em prisão 18h01 CGU apura 'sumiço' de R$ 1,3 milhão para o SAMU de THE 16h57 Kléber Montezuma recebia da UESPI e da Secretaria de Educação da PMT 16h53 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 16h26 Justiça acata denúncia e acusados de assassinar Dandara são presos 16h10 River inicia venda de ingressos para jogo contra o Vitória-BA no Lindolfo 16h04 Chile, China e Egito fazem o anuncio de retomada da importação de carne 15h44 Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência 15h02 Filha de Regina Casé mostra barrigão de grávida nas redes sociais 14h44 Bruna Marquezine vai passar tempo com Neymar na Europa, segundo jornal 13h59 Acidente Grave na BR-135 13h46 Loteamento Vale do Amanhecer 13h39 Policiais Militares da Cidade de São Francisco do Maranhão Recuperam Motocicleta Roubada 13h36 Disney é processada por plágio em Zootopia 13h25 De abril a junho, o PT vive momentos de eleição para toda sua direção. Dos municípios ao Brasil

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram