Tema gera polêmica -

Energia nuclear fica de fora de plano apresentado pelo presidenciável Aécio

Considerado um tema controverso entre ambientalistas, a energia nuclear ficou de fora do capítulo do programa de Aécio Neves (PSDB) a respeito do meio ambiente, divulgado na noite desta segunda-feira em um debate com eleitores pelo Facebook. Aécio também não se comprometeu com metas predefinidas para a área. "Optamos por não haver uma métrica detalhada. Não assumimos compromissos que não vamos cumprir", diz Fábio Feldmann, coordenador do programa do tucano para a área.

Entre outras propostas, o programa ainda prevê a implementação do cadastro ambiental rural e a promessa de garantir acesso, via internet, a todas as etapas do processo de licenciamento ambiental e também retirar "tudo que é cartorial e burocrático" do licenciamento. A proposta garante que Aécio Neves implementará o cadastro ambiental rural e defenderá a criação de uma legislação específica para cada bioma. Embora o tema esteja presente na Constituição de 1988, atualmente, apenas a Mata Atlântica possui uma legislação específica.

Bate-papo - Feldmann e os colaboradores Castor Cartelli e José Carlos Carvalho foram indagados sobre muitos temas no Face to Face, sobretudo o desmatamento, poluição dos rios e a falta de água em São Paulo.

Ao responder uma pergunta sobre a crise hídrica em São Paulo, Feldmann disse: "Estamos preocupadíssimos com o comprometimento que o ciclo hidrológico possa vir a ter em função do aquecimento global." Sem entrar nas questões de planejamento, destacou que o programa de governo tucano está propondo uma ampliação das energias renováveis como a solar e a eólica e que no caso da falta d'água, frisou que "os cientistas já estão alertando que o Brasil pode vir a ter problemas ainda mais graves, em termos de estiagens prolongadas, como a de São Paulo e chuvas muito intensas como ocorreu na região Norte" e garantiu que irão enfrentar esta crise ecológica que hoje compromete o nosso futuro.

Com relação às propostas para a despoluição do Rio Tietê e Paraíba do Sul, disse que "lamentavelmente este é um problema nacional que não afeta apenas o Tietê e o Paraíba do Sul. As nossas bacias hidrográficas, principalmente no Sul, Sudeste e Nordeste, encontram-se em estágio de degradação tanto em relação à poluição das águas, ao desmatamento e outras atividades poluidoras que degradam nossos cursos d'água. Por isso estamos propondo, no nosso plano, iniciativas voltadas à recuperação dos biomas e a restauração das bacias hidrográficas críticas."

Nesta terça-feira, também na página oficial de Aécio Neves no Facebook, a partir das 21 horas, o coordenador do programa da área de governo, Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado nessas eleições, conversa com os internautas sobre o papel do Estado.

Fonte: Com informações da Veja

Comentários

Trabalhe Conosco