Milhares estão desabrigados -

Em Maceió, presidente Temer anuncia recursos para obras contra enchentes

Michel Temer prestou solidariedade aos moradores de Alagoas que sofrem com os danos causados pelas fortes chuvas e anunciou a liberação de recursos para reconstrução de infraestrutura no estado. O presidente embarcou na tarde deste domingo (29) para Maceió, onde se reuniu com o governador de Alagoas, Renan Filho, e com prefeito da capital, Rui Palmeira. Na ocasião, recebeu as primeiras informações do desastre natural.

“Dois fatores se apresentaram aqui. Um é que precisamos cumprir emergência. Ou seja, recuperar logo os danos provocados pelas chuvas. E mais adiante, viabilizar obras indispensáveis que sejam preventivas”, esclareceu. Temer afirmou, ainda, que serão liberados recursos para a contenção das enchentes em Alagoas. “Estamos aqui para isso. Com o decreto de emergência estabelecido, as verbas serão liberadas. Ainda não temos o valor exato porque precisamos levantar todos os danos e a necessidade do que precisa ser feito”.

Acompanhado de alguns ministros e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, Temer seguiu para o 59º Batalhão da Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, em Alagoas. No local, avaliou com os técnicos a dimensão dos estragos provocados pelas enxurradas na região. Faz uma semana que chove forte em todo o estado, mas os estragos se intensificaram na madrugada deste sábado (27), causando desligamentos de barreiras, elevação dos níveis dos rios e alagamentos na capital alagoano e no interior do estado.

Segundo informações do governo local, mais de mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Já foram registradas quatro mortes e quatro desaparecimentos. Agentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, já está em Maceió reunidos com equipes técnicas locais, que trabalham para restabelecer a normalidade na cidade. "Nossas equipes estão à disposição do estado não só para atender as ocorrências na capital alagoana, mas em todos os outros municípios afetados pelas chuvas", afirmou o ministro Helder Barbalho.

A iniciativa federal conta com o apoio de 100 homens do Exército Brasileiro e 10 caminhões da frota militar. Toda a operação será custeada com recursos da Sedec. O valor de investimento será definido após as equipes finalizarem o levantamento dos danos.

Fonte: Portal Brasil

Comentários

Trabalhe Conosco