'Punição tem de ser exemplar' -

Elmano Férrer quer que o idosicídio seja considerado crime hediondo

Em discurso no Plenário na noite desta quinta-feira (18), o senador Elmano Férrer (PTB-PI) anunciou a apresentação de projeto de lei para incluir o idosicídio no rol dos crimes hediondos, com aumento de pena quando o crime for praticado por descendente da vítima. Idosicídio é o homicídio de idosos.

- Quando o crime atinge um idoso, a punição tem de ser exemplar. As pessoas idosas devem receber todo o respeito que merecem – declarou.

O senador também registrou a passagem do Dia Mundial do Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O objetivo da data é criar uma consciência social e política da violência contra os idosos.

- As vítimas de violência geralmente são pessoas em situação de fragilidade e vulnerabilidade. É o caso das pessoas idosas – afirmou Elmano Férrer.

O senador disse que é natural que, com o passar dos anos, a pessoa precise de mais proteção, cuidado e amparo. No entanto, lamentou, muitos idosos passam a ser maltratados, até com agressões físicas e até por parentes. Com base em uma pesquisa do Portal da Terceira Idade, o senador disse que 65% dos idosos consideram maus tratos a forma preconceituosa como são tratados na sociedade, o desrespeito no transporte público, a falta de leitos hospitalares e o baixo valor da aposentadoria. Segundo senador, eles também reclamam do abandono da família.

- Quero reafirmar aqui meu compromisso de defesa permanente dos direitos dos idosos. É uma bandeira que levantarei exaustivamente – disse o senador, prometendo retomar o assunto em futuros discursos.

Fonte: Agência Senado

Comentários

Trabalhe Conosco