Acidente matou um e feriu dois -

'Educação no trânsito' poderá vir a ser disciplina nas escolas públicas de THE

A Câmara Municipal de Teresina discutiu durante a sessão desta quarta-feira (29/06), os projetos de lei e a importância de aumentar o número de guardas municipais na cidade.

Ao subir na tribuna, o vereador Tiago Vasconcelos defendeu a necessidade de implantar uma disciplina de educação de trânsito nas escolas. Ele citou o grave acidente de trânsito que vitimou três jovens integrantes do coletivo cultural “Salve Rainha”, ocorrido no último domingo (26/06), no Centro da capital.

Para o vereador, o acidente causa choque e indignação na população. Ele, que foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) falou sobre a importância de educar as crianças e jovens a respeito da responsabilidade no trânsito.

“Acidente de trânsito é a segunda maior causa de morte no Brasil. Proporcionalmente há mais morte no trânsito no Brasil do que em país com guerra civil. O que vai mudar essa triste realidade é a gente conscientizar nossas crianças e jovens, porque é onde nós podemos construir um senso crítico de responsabilidade”, disse ele.

No período em que Tiago Vasconcelos foi diretor do Departamento de Trânsito, em 2011, foi criada uma operação de conscientização no trânsito chamada “Salva Vidas”.

Na época, houve uma redução de 25% no número de acidentes em Teresina.
Como lição dessa operação, o parlamentar diz que o efeito que se faz com o trabalho de fiscalização e conscientização com os adultos não dura mais do que 30 dias.

“Infelizmente os adultos já tem a mente feita, é mais fácil e eficaz educar uma criança. Por isso nós defendemos a implantação de uma disciplina de educação no trânsito em todas as escolas, sejam elas públicas ou particulares. Carro e moto não andam sozinhos, então o que acontece é culpa nossa. O que aconteceu com esses jovens é lamentável e o poder público precisa agir com eficácia nessa situação, que é um caso de saúde pública”, declarou o vereador.

'SALVE RAINHA': VÍDEO MOSTRA BATIDA
VEJA A MATÉRIA DO ACIDENTE
AUTOR DO ACIDENTE É LIBERADO
VEÍCULO DO AUTOR ESTARIA A 160 KM/H
AMIGOS FAZEM HOMENAGEM

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco