Veja quem é o novo prefeito -

DIRETO DE BARRAS: Veja cobertura da eleição de prefeito

Teve início às 8 horas deste domingo a eleição suplementar para escolha do novo prefeito de Barras. O clima ainda é o de tranquilidade, apesar da tensão que parece envolver todos os moradores da cidade. É possível perceber militantes dos dois candidatos na expectatva do pleito.

Os candidatos são: Joaquim Lucas (PTB), que tem apoio direto do senador João Vicente Claudino (PTB), e Francisco Marques (PMDB), que tem apoio do presidente da Assembleia, o deputado estadual Themístocles Filho (PMDB). Barras fica a 119 quilômetros ao norte de Teresina, tem uma população de 43.417 habitantes, dos quais mais de 31 mil são eleitores.

Mais de 150 homens, entre policiais federais, tropas do Exército e policiais militares reforçam a segurança para a eleição de Barras ocorrer sem maiores problemas. O Procurador Regional Eleitoral Marcos Aurélio Adão designou mais três promotores, além da promotora Maria do Amparo Sousa, para acompanhar as eleições em Barras.

REGISTROS

Após quase meia hora de abertas as urnas, já se tem registro de um eleitor preso. A Polícia inibe denúncias de boca de urna e circula nos trechos mais longes da cidade, como na zona Rural. Maria do Amparo Sousa afirma que é importante a própria população participar denunciando possíveis atos de irregularidade, como compra de votos. Em muitas esquinas de Barras há presença de militares.

\"\"

Eleitores lotam local de votação em Barras

CANDIDATOS

Os candidatos Chico Marques e Joaquim Lucas acordaram cedo da manhã deste domingo e já votaram. Chico, que estava como prefeito após a cassação de Manin Rego (PMDB), votou na Unidade Escolar Tancredo Neves no bairro São Cristóvão , pouco depois do centro da cidade. Após a votação foi para casa e recebido por Themístocles Filho e pelo próprio Manin. Já Joaquim, que  votou no mais famoso ginásio da cidade, Nossa Senhora da Conceição, localizado no Centro, e aproveitou para cumprimentar alguns populares, com toda cautela possível. Também voltou para casa. 

\"\"

Ex-prefeito Manin Rego acompanha o candidato Chico Marques

RÁDIO FECHADA

A juíza Maria das Neves Ramalho manda fechar a rádio Marathaoan, uma das maiores da cidade, a pedido do Ministério Público e dos advogados da coligação \"A luta continua\" (PMDB/PCdoB). Os motivos: o vereador Élcio de Castro supostamente estaria a pedir votos para o candidato Joaquim Lucas, o que ficou entendido como propaganda subliminar. A programação da rádio voltará ao normal a partir das 17h. Segundo a promotora Maria do Amparo de sousa, o vereador, que tem uma voz muito conhecida na região, fez uma oração em que pedia aos cidadãos que votassem com consciência no candidato da coligação.

\"\"

Rádio fechada pela justiça eleitoral em Barras

\"\"

Nos corredores da rádio a polícia acompanha

\"\"

Juíza Maria das Neves Ramalho

JUSTIÇA ACOMPANHA

O clima das eleições na cidade de Barras já começa a esquentar. É intensa a movimentação da população nas 113 sessões eleitorais, espalhadas por trinta locais de votação, desde as 8 horas da manhã. A segurança no município é reforçada por 104 homens do 25º Batalhão de Caçadores, 48 policiais militares, oito policiais federais e três policiais civis. São 30.171 eleitores aptos a votar, que deverão comparecer às urnas até às 17h.

\"\"

Exército acompanha movimentação de eleitores em Barras

MAIS DENÚNCIAS CHEGAM

A todo instante chegam denúncias ao fórum eleitoral da 6ª zona. A juíza Maria das Neves Ramalho e a promotora Maria do Amparo de Sousa estão à frente do trabalho realizado pela justiça federal. Além do fechamento da rádio Marathaoan FM, foram apreendidas 25 motos em situação irregular e alertadas pessoas que pilotavam sem carteira de habilitação. As magistradas, em conjunto com mais dois promotores, estão nas ruas para verificar as denúncias que partem de ambas as coligações. As primeiras informações apontam para transporte de eleitores em caminhões, circulação de carros adesivados e funcionamento de uma rádio pirata.

\"\"

Veículos a serviço da Justiça Eleitoral em Barras

CHICO MARQUES CIRCULA

No início da manhã, o candidato Chico Marques, da coligação “A luta continua” (PMDB/PCdoB), visitou as zonas eleitorais e cumprimentou eleitores. Ao lado do ex-prefeito Manin Rego e do ex-delegado do Idoso e pré-candidato a deputado federal, Marllos Sampaio, Chico Marques disse que a presença de autoridades na cidade, em apoio à sua candidatura, o deixava mais seguro. “Acreditamos na vitória, mesmo em uma eleição atípica. Contamos com o apoio de grandes autoridades do PMDB que nos ajudarão nessa eleição”, afirma Marques. Já o outro candidato Joaquim Lucas, da coligação “Mãos limpas” (PT/PSDB/PTB), não foi encontrado nos locais de votação visitados pela equipe do 180graus no final da manhã.

\"\"

Themístocles Filho participa apoiando Chico Marques

THEMÍSTOCLES FALA DE PT E PSDB JUNTOS

Em entrevista o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), falou sobre as coligações locais. Ele explica: “a verdade é que o PT de Barras é aliado ao senador João Vicente Claudino e o PT de Barras não vota no ex-governador Wellington Dias”. Themístocles explicou ainda que no município, apesar da coligação “Mãos Limpas” ter o PT e PSDB juntos, a vice do PTB para prefeitura é do PT. Neste caso, segundo o deputado, o PSDB é apenas um apoio formal.

MAIS UMA RÁDIO É FECHADA: INVENTOU NOTÍCIAS

Mais uma rádio foi fechada por conta da eleição para escolha do novo prefeito de Barras. Desta vez fica localizada no povoado São José dos Monteiros, na cidade de Miguel Alves e chama-se Rádio Iate. Ela é ouvida por populares na zona rural. A coligação \'A Luta Continua\' formulou pedido para que ela saísse do ar alegando que esta veiculou fatos inverídicos em favor de Joaquim Lucas e contra Chico Marques. Isto é: inventou notícias. A juíza concedeu direito de resposta e em seguida determinou o fechamento da mesma. Segundo os advogados, esta rádio pedia que a população \"fizesse justiça com as próprias mãos\" através do voto.

JOAQUIM LUCAS VISITA ZONA RURAL

O candidato Joaquim Lucas, que passou parte da manhã a visitar colégios eleitorais da zona rural, aproveitou o horário da tarde para se reunir com advogados e membros do comitê. Confiante, o nome da coligação “Mãos Limpas” afirmou que suas ações prioritárias, caso seja eleito, serão nas áreas da Educação, da Saúde e da Agricultura. Passaram pelo comitê as seguintes lideranças: o senador João Vicente Claudino (PTB), o deputado federal Júlio César (DEM), ex-secretário de Defesa Civil Fernando Monteiro (PTB), além de outros parlamentares do PT e PTB. Joaquim Lucas caminhou por todo o interior do município. Ele acredita que tem força nos povoados por já ter trabalhado ações voltadas para assentamentos rurais em anos anteriores.

\"\"

Joaquim Lucas em campanha

FINAL DE VOTAÇÃO EM BARRAS

O final da tarde é ainda mais tranqüilo nas ruas de Barras. À espera do resultado das urnas, a população se concentra nas calçadas das residências ou ainda nas duas praças localizadas no centro da cidade. A movimentação de carros e motocicletas também é grande, porém não há ocorrência de prisões ou acidentes. Homens do Exército continuam próximos aos locais de votação ou em pontos que exista aglomeração. As urnas deverão chegar ao fórum da 6ª zona por volta das 17h20. A rua que passa em frente ao local foi interditada, apenas jornalistas e advogados podem circular nas dependências do órgão. 

\"\"

Multidão à espera do resultado da eleição em Barras

COMEÇA A APURAÇÃO DOS VOTOS

A apuração dos votos começou e já tem militante, dos dois candidatos, soltando foguetes e esperando o resultado. Neste momento a concentração de eleitores é grande. Chico Marques está em seu comitê ao lado de Themístocles Filho e Marlos Sampaio. Confiante na vitória, ele cumprimenta o povo. Joaquim Lucas está mais tranquilo e aguarda o resultado oficial para poder se manifestar. São 86 urnas. Militares fazem o bloqueio da rua que dá acesso ao fórum da 6ª zona eleitoral, onde as urnas chegam aos poucos.

\"\"

-PRIMEIRA PARCIAL:

Chico Marques 1.352 votos - 51,47% dos votos válidos.

Joaquim Lucas 1.275 votos -  48,53% dos votos válidos

Foram 11 urnas apuradas. 643 abstenções

\"\"

-SEGUNDA PARCIAL

Chico Marques 3.353

Joaquim Lucas 2.945

Foram 23 urnas apuradas. 6.571 votos apurados.84 em branco e 289 votos nulos

-TERCEIRA PARCIAL

Chico Marques 6614 - 49%

JoaquM Lucas 5888 - 44%

13.281 mil votos validos - 168 em branco - 681 nulos

-QUARTA PARCIAL

Chico Marques 8.947 votos - 50,26%

Joaquim Lucas 7.744 voos - 43,50%

Foram apurados 7.801 votos, sendo 137 branco e 873 nulos. Até agora já foram apuradas 61 urnas. Com isso, as urnas restantes impossibilitam Joaquim Lucas de reverter o quadro e Chico Marques pode ser considerado eleito novo prefeito de Barras. A festa na cidade já começou. Muito foguetório e festa na principal praça da cidade. A última parcial confirmará a vitória totalizando 100% dos votos aourados

-QUINTA E ÚLTIMA PARCIAL

Chico Marques 11.427 votos - 49,6%

Joaquim Lucas 10.321 votos - 44,32%

Foram apuradas 81 urnas, o que significa 97,59%. Foram 23.290 votos apurados, sendo 315 votos brancos, 1.227 votos nulos e 6.343 abstenções

-100% DAS URNAS APURADAS

Resultado final foi o seguinte: Chico Marques obteve 11.625 votos e Joaquim Lucas 10.526. A diferença é de 1.109 votos. Foram 23.738 votos apurados e 22.161 dos votos válidos. Foram 319 votos branco e 1.258 nulos. O total e urnas: 83 apuradas. Foram 6.343 abstenções. A Juíza Maia do Amparo considerou a eleição tranquila e realizada com sucesso. Logo em seguida Chico Marques deu entrevista agora como novo prefeito eleito. A diplomação e posse devem ocorrer na próxima semana,a partir do dia 9.

*Última atualização: 19h35

REPÓRTER:Thiago Bastos e Katylenin França - Direto de Barras

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco