Encontro com Barack Obama -

Dilma embarca de volta ao Brasil após quatro dias de agenda oficial nos EUA

Após passar os últimos quatro dias cumprindo uma série de compromissos em três cidades dos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff embarcou na noite desta quarta-feira (1º) de volta ao Brasil. A viagem dela ao país marcou a retomada do diálogo entre os dois governos.

Dilma chegou ao país no último sábado (27) e desembarcou em Nova York. Na cidade, ela se reuniu no domingo (28) e a segunda (29) com empresários de diversos setores e apresentou a eles o Plano de Investimento em Logística, que prevê concessões em aeroportos, portos, rodovias e ferrovias.

Nesta terça, ocorreu a chamada "visita de governo" ao país. Um ano e nove meses após cancelar a visita de Estado – a mais alta na diplomacia – que faria aos Estados Unidos, em razão das denúncias de espionagem, Dilma fez a primeira visita oficial à Casa Branca. Na sede do governo norte-americano, ela se reuniu com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Após o encontro, os dois fizeram declaração à imprensa. No East Room (Salão Leste) da Casa Branca, entre outros pontos, Dilma anunciou a meta de zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. Em sua fala, Barack Obama demonstrou interesse do país em disputar as concessões previstas no Plano de Investimento em Logística.

Ao longo desta quarta, a presidente se reuniu com empresários do setor aeroespacial e visitou o Complexo Google e o Centro de Pesquisas da Nasa, agência especial norte-americana. Na Califórnia, Dilma também se encontrou com a ex-secretária de Estado dos EUA Condoleezza Rice, que ocupu o cargo durante o governo de George Bush.

Oportunidades no Brasil
Dilma participou nesta terça da cerimônia de encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Washington. Em seu discurso, de 25 minutos, ela defendeu as oportunidades de investimento no Brasil e afirmou que o país está "aberto" aos investidores estrangeiros.

"O Brasil quer o setor privado atuando de forma clara em todas as áreas [do plano de concessões]. Oportunidades existem e nós estamos atraindo investidores. Investidores de vários países e, espero, também daqui dos Estados Unidos. [...] O Brasil está aberto. O Brasil é um país aberto à diversidade dos investidores estrangeiros que, assim como a diversidade das nossas relações com o mundo, expressa os costumes que temos no Brasil", disse a presidente na ocasião.

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco