180graus

Presidente quer minar reunião - 28/03/2016 às 16h43

Dilma e Michel Temer disputam apoio de ministros do PMDB: racha ou não?

Presidente reuniu seis dos sete ministros do partido no Palácio do Planalto.

Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Você no controle do Processo





Na véspera da reunião do diretório nacional em que o PMDB vai decidir se deixará oficialmente o governo, a presidente Dilma Rousseff faz os últimos esforços para assegurar, ao menos em parte, o apoio dos ministros peemedebistas contra a ruptura. Nesta segunda-feira, ela recebeu no Palácio do Planalto seis dos sete ministros do partido.

Em outra trincheira, o vice-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional do PMDB, busca apoio unânime para o rompimento com o governo. Afastado da presidente desde o fim do ano passado, Temer tem usado o Palácio do Jaburu – residência oficial da Vice-Presidência – como "quartel-general" das últimas articulações para que o partido abandone de vez o governo federal.

Ofensiva de Dilma
Na manhã desta segunda, a presidente chamou ao seu gabinete no Palácio do Planalto seis dos sete integrantes do partido aliado no primeiro escalão.

Participaram da audiência os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia), Mauro Lopes (Aviação Civil), Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Henrique Alves (Turismo) e Hélder Barbalho (Portos). O encontro durou cerca de uma hora.

Somente a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, não estava presente à conversa com Dilma porque teve de viajar às pressas para Goiânia para o enterro de um familiar.

Um dos ministros do PMDB que compareceu à reunião relatou ao G1 que, durante a audiência, eles fizeram um "mapa" dos votos dos diretórios estaduais do partido.
"Assim como nas reuniões anteriores com a presidenta, avaliamos o cenário como um todo no PMDB e fizemos um mapa de como deverão votar os diretórios", disse o ministro sob a condição de anonimato.

Dilma e Temer - EC.jpg

"Discutimos a reunião de amanhã [terça]. Avaliamos cenários e definimos estratégias", acrescentou outro ministro do PMDB que também não quis se identificar.

Articulações de Temer
Na manhã desta segunda-feira (28), o vice-presidente se reuniu, no Jaburu, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), pouco antes de Braga se reunir com Dilma no Palácio do Planalto.

Temer ressaltou no encontro com Braga que já existe ampla maioria a favor do desembarque do governo e, em razão disso, defendeu que a legenda adote uma posição unificada na reunião desta terça (29) da executiva nacional para demonstrar uma imagem de união.

Na eventualidade de Dilma vir a ser afastada da Presidência por um processo de impeachment, o vice assumirá o comando do país por ser o primeiro na linha de sucessão.

Após a conversa com o ministro de Minas e Energia, Temer se reuniu no Jaburu com os ex-ministros da Aviação Civil Eliseu Padilha e Moreira Franco, dois de seus aliados mais próximos.

O vice-presidente deve aproveitar o dia para conversar com outros ministros do partido e com parlamentares peemedebistas.

O objetivo é evitar uma divisão entre ministros do PMDB e demais integrantes do partido na votação da moção que defende o rompimento com Dilma.

Fonte: Com informações do G1

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Matemática e Raciocínio Lógico
Últimas Notícias
01h13 CRAS realiza Gincana com o tema: "João Costa, quem te ama, não te esquece" 00h53 Loc. Cambraia está recebendo energia de qualidade 23h26 Pinheirense é o campeão Brasileiro Feminino A-2 de 19h57 Triste de uma sociedade cujos jornalistas são reprimidos pela polícia 19h40 Greco não combate a corrupção e atua no furto de energia 19h32 Projeto quer coibir venda de bebida alcoólica para menores em Teresina 18h59 Por que não trocar o nome do Teatro 4 de Setembro ou do Karnak, para Esperança Garcia? 18h58 Juros básicos da economia voltam a um dígito depois de quatro anos 18h54 MP entra com ação para impedir construção em área de proteção de Jericoacoara 18h32 Nova gestão da AABB de Simplício Mendes está trabalhando para melhor comodidade de seus sócios 18h30 Capitão da PM é morto com tiro na cabeça durante assalto 18h20 Saúde e educação são os clusters com mais destaque em Teresina 18h09 Liminar é derrubada e volta a valer a alta de imposto sobre combustíveis 17h56 Ex-prefeito Marcos Bona no EugenioShow fala do que pensa sobre o turismo 17h55 Em reunião com o BNDES, governo do PI trata sobre alongamento da dívida 17h49 Prefeito Lan realiza grande festa em praça publica em homenagem ao dia do Vaqueiro 17h41 Aprovados em concurso serão empossados pela prefeitura de União 17h36 Jovem é baleado na cabeça próximo ao TJ-PI; Samu encaminhou ao HUT 17h35 Vídeo conecta referências de A Torre Negra com livros de Stephen King 17h34 Aprovados em concurso no ano de 2015 serão empossados pela prefeitura em União 17h27 Expojoca será realizada em agosto e promete atrair grande público no PI 17h09 Prefeitura no PI lança novo Processo Seletivo com 167 vagas; veja o edital 17h01 Equipe do PI viaja para Copa Nordeste de Natação; competição será no Recife 17h00 Para reforçar segurança em escola prefeitura de Santa Cruz dos Milagres constrói muro 17h00 Prefeitura realiza recuperação de estradas em Santa Cruz dos Milagres

Informática para concurso
Podium
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium - Professor Atualidades
    Podium

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional