180graus

Presidente quer minar reunião - 28/03/2016 às 16h43

Dilma e Michel Temer disputam apoio de ministros do PMDB: racha ou não?

Presidente reuniu seis dos sete ministros do partido no Palácio do Planalto.

comserv





Na véspera da reunião do diretório nacional em que o PMDB vai decidir se deixará oficialmente o governo, a presidente Dilma Rousseff faz os últimos esforços para assegurar, ao menos em parte, o apoio dos ministros peemedebistas contra a ruptura. Nesta segunda-feira, ela recebeu no Palácio do Planalto seis dos sete ministros do partido.

Em outra trincheira, o vice-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional do PMDB, busca apoio unânime para o rompimento com o governo. Afastado da presidente desde o fim do ano passado, Temer tem usado o Palácio do Jaburu – residência oficial da Vice-Presidência – como "quartel-general" das últimas articulações para que o partido abandone de vez o governo federal.

Ofensiva de Dilma
Na manhã desta segunda, a presidente chamou ao seu gabinete no Palácio do Planalto seis dos sete integrantes do partido aliado no primeiro escalão.

Participaram da audiência os ministros Eduardo Braga (Minas e Energia), Mauro Lopes (Aviação Civil), Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Henrique Alves (Turismo) e Hélder Barbalho (Portos). O encontro durou cerca de uma hora.

Somente a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, não estava presente à conversa com Dilma porque teve de viajar às pressas para Goiânia para o enterro de um familiar.

Um dos ministros do PMDB que compareceu à reunião relatou ao G1 que, durante a audiência, eles fizeram um "mapa" dos votos dos diretórios estaduais do partido.
"Assim como nas reuniões anteriores com a presidenta, avaliamos o cenário como um todo no PMDB e fizemos um mapa de como deverão votar os diretórios", disse o ministro sob a condição de anonimato.

Dilma e Temer - EC.jpg

"Discutimos a reunião de amanhã [terça]. Avaliamos cenários e definimos estratégias", acrescentou outro ministro do PMDB que também não quis se identificar.

Articulações de Temer
Na manhã desta segunda-feira (28), o vice-presidente se reuniu, no Jaburu, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), pouco antes de Braga se reunir com Dilma no Palácio do Planalto.

Temer ressaltou no encontro com Braga que já existe ampla maioria a favor do desembarque do governo e, em razão disso, defendeu que a legenda adote uma posição unificada na reunião desta terça (29) da executiva nacional para demonstrar uma imagem de união.

Na eventualidade de Dilma vir a ser afastada da Presidência por um processo de impeachment, o vice assumirá o comando do país por ser o primeiro na linha de sucessão.

Após a conversa com o ministro de Minas e Energia, Temer se reuniu no Jaburu com os ex-ministros da Aviação Civil Eliseu Padilha e Moreira Franco, dois de seus aliados mais próximos.

O vice-presidente deve aproveitar o dia para conversar com outros ministros do partido e com parlamentares peemedebistas.

O objetivo é evitar uma divisão entre ministros do PMDB e demais integrantes do partido na votação da moção que defende o rompimento com Dilma.

Fonte: Com informações do G1

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
23h40 Campeonato municipal 2016 só termina em 2017. 22h58 Carnaval Manoel Emídio 2017 22h26 Altos vence Picos com gol de Esquerdinha - 1 x 0 18h28 Bandas que Vão Animar os Foliões Hoje na Praça de Eventos 18h18 Abertura Oficial do Carnaval em São João dos Patos - Ma 17h39 Profissionais da Saúde de Campo Maior não dão trégua as DST/AIDS neste carnaval 17h37 Tragédia: Família morre carbonizada após colisão no Piauí 17h19 Socorrista do Samu descobre que filho está morto ao atender acidente 17h18 Árvore cai na BR-343 entre Teresina e Altos; pista ficou interditada. Foto! 17h17 Dependentes podem sacar contas inativas de trabalhadores falecidos 17h14 Veja os municípios alertados pelo TCE sobre limite de gastos com pessoal 17h14 Banco não vai poder cobrar juro maior em caso de inadimplência dos clientes 17h09 Tradicional 'Mela-Mela' reúne centenas de pessoas na orla de Água Branca 16h36 Victor é afastado do 'The Voice Kids' e edição do reality some com cantor 16h30 Carro de médico é incendiado próximo a maternidade de Campo Maior 16h21 Nova versão do ‘indestrutível’ Nokia 3310 é apresentada 16h06 2º dia de carnaval de Monte alegre é só alegria e agitação e muita gente bonita 16h05 Taxista fica ferido em colisão frontal em trecho da BR-343, no litoral do PI 15h45 Motorista desvia de buraco e acaba caindo dentro de barragem no Piauí 15h37 Ministro do governo Temer compara práticas do PT as da máfia italiana 14h35 Paredões no sábado e domingo no Espaço AUCAM em Campo Maior 14h06 Hospital de Floriano realiza primeira neurocirurgia no interior do estado 13h20 Secretária de Saúde de Campo Maior monta 'Barraca da Saúde' e disponibiliza testes de HIV grátis 13h00 Confira 9 dicas para curtir o carnaval em segurança com as crianças 12h58 Eliana mostra seu gingado ao som hit 'Olha a Explosão' de MC Kevinho

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba