Disse ser contra pressões -

Dilma defende liberdade de expressão em todas as 'nuances' durante evento

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, a liberdade de expressão “em todas as formas e nuances”, para que a sociedade possa expressar seus interesses "por meio das diferentes mídias”.

Ela fez a declaração no discurso de abertura de evento em comemoração do Dia Internacional da Academia das Artes e Ciências Televisivas, do qual a TV Globo é a anfitriã.

“As tecnologias dos bens culturais e esportivos permitem que sejamos reconhecidos como nação diante de nós mesmo e diante do mundo. [...] Isso exige compromisso com a liberdade de expressão em todas as formas e nuances”, afirmou.

“Liberdade de expressão para que a sociedade possa se expressar por meio das diferentes mídias seus interesses. Sem pressão do Estado, nem bloqueio econômico”, completou a presidente.

Dilma defendeu ainda espaço para o debate sobre os direitos humanos em todos os "formatos e mídias" e disse que os veículos de comunicação desempenham papel relevante na valorização da diversidade e promoção da justiça social.

"O Brasil, os países, a humanidade, avançarão na medida em que conseguirem superar a intolerância e a violência. As empresas de mídia, sobretudo de rádio e televisõa e veículos de internet, têm papel primordial na construção de uma agenda de diversidade, melhoria de vida e justiça social", disse.

A presidente também elogiou a qualidade da produção televisiva brasileira e destacou que vários programas receberam prêmios internacionais.

“Graças a políticas e ao apoio ao setor e investimentos de agentes privados, essa produção tem crescido em quantidade, qualidade e capacidade de refletir a riqueza do povo brasileiro. Uma demonstração da qualidade da nossa produção é a indicação de obras brasileiras para o Emmy Internacional.”

Dilma citou ainda a sanção, em abril de 2014, do Marco Civil da Internet, legislação que regulamentou o acesso à web.

“O Brasil se orgulha de ter transformado em lei o marco civil da internet, defendendo a liberdade de expressão e a privacidade. [...] A convergência da mídia é o maior fenômeno. Que ela sirva para dar suporte à liberdade de expressão e comunicação.”

No encerramento do discurso, ela felicitou a TV Globo pelo aniversário de 50 anos, no último dia 26 de abril.

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco