Faltam também intérpretes -

Deputada Rejane Dias cobra sanção de projeto e ações para surdos no Estado

Nesta quarta-feira (23/04) foi comemorado o Dia da Educação para Surdos. Por conta da data, a deputada estadual Rejane Dias anunciou em sessão na Assembleia Legislativa que irá pedir a ampliação das salas de libras para mais cidades do interior, além de cobrar a sanção do projeto que cria a função de intérprete de libras (linguagem dos surdos), a disposição deste profissional nas escolas e bibliotecas e a implantação se aplicativos especiais para surdos nas bibliotecas públicas do Estado.

As Salas de Libras foram criadas pelo governo federal, por solicitação dos Estados e municípios, para disponibilizarem livros e interpretes de libras para auxiliar pessoas com surdez. “Elas só existem em Teresina, Parnaíba e Picos. Queremos expandir este serviço tão importante para cidades como Corrente, Floriano e Bom Jesus, por exemplo. Hoje, temos mais de 150 mil pessoas surdas no Estado”, comentou Rejane Dias.

A parlamentar também cobra a permanência dos profissionais de libras nas escolas e bibliotecas, além de um equipamento que, instalados a computadores, facilita a comunicação entre os surdos e funcionários de bibliotecas e outras entidades de ensino.

“Porém, isso será resolvido de forma mais rápida depois que o governador sancionar a lei que cria a função do intérprete de libras entre as carreiras do Estado. Esse projeto já foi apresentado há três anos e aprovado no plenário. Falta apenas a sanção para que o Estado possa contratar com mais segurança”, explicou a deputada.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco