180graus

Polêmicas na câmara - 19/12/2013 às 07h24

Defensor da 'cura gay', Feliciano sai da Comissão de Direitos Humanos

Ele causou polêmica com a votação do projeto apelidado de 'cura gay'

VANGUARDA BARCELONA
Inocoop - Recanto das Palmeiras
Prof. Antônio Luis - Noções de Contabilidade
DREAM PARK ABC
MEDFACID CEV
SA CAVALCANTE RIO POTY
MEDFACID CEV
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Helder Eugênio Advogados Associados
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou nesta quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa.

O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação.

Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal.

A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes.

Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões.

Nesta quarta, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação. Em nova tentativa de negar a acusação de racismo, Feliciano conseguiu aprovar um parecer de sua autoria sobre o projeto da presidente Dilma Rousseff que institui cotas raciais de 20% no funcionalismo público. O deputado incluiu a reserva de 75% dessas vagas para quem estudou em escola pública e estendeu a previsão de cotas para os cargos de confiança.

BALANÇO
Acusado de racismo e homofobia, Feliciano fez um balanço positivo de sua atuação e disse que a produção só não foi maior pelo fato de partidos como o PT e o PSOL terem abandonado o colegiado.

Feliciano chegou à presidência da comissão em março, apesar de protestos de movimentos sociais e deputados com atuação na área por declarações nas redes sociais. O pastor tinha dito que "os africanos são amaldiçoados" e que "a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto. Feliciano disse que o debate sobre direitos humanos parou de ser feito para "beneficiar um ou dois grupos".

O deputado afirmou que teria disposição para disputar uma vaga ao Senado, mas demonstrou medo de enfrentar nomes como José Serra (PSDB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ele preferiria enfrentar apenas o senador Eduardo Suplicy (PT).

Fonte: Com informações de Estadão

Publicado Por: Apoliana Oliveira

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
LIKE HR
VANITY SANDRA SILVA
WX - Village Leste
VANITY SANDRA SILVA
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
13h34 Com a provável saída de Wagner, Enderson pede reforços ao Fluminense 13h30 Pai de Cristiano Araújo conta que sonhou com filho machucado antes de acidente 13h20 Unidade Escolar Francisco das Chagas realiza seu tradicional arraia,veja fotos da festa 13h18 Modelo chilena garante que cumprirá promessa e dá prévia de ensaio nu 13h16 Zé Maia retorna ao cargo de prefeito após decisão do TSE 13h08 Alex se casa com Carolina e leva Angel para viagem de lua-de-mel 13h05 Confirmado: Michel Teló substitui Daniel no The Voice; Claudia fica 13h03 Viviane Araújo usa vestido transparente em ensaio da Salgueiro 13h02 Red Bull garante que vai honrar contrato com Renault em 2016 13h02 Bonner promove a repórter que 'levou' chinelada do presidente Barack Obama 13h01 Homem fica com várias escoriações pelo corpo após acidente de moto 13h01 Realizado na fazenda Sambito o Aniversario de 80 anos do senhor Cândido. 12h54 Lázaro pede 'perdão' a Aécio Neves por jingle Deixa o Homem Trabalhar 12h52 Carro de luxo apreendido na operação Lava Jato vai a leilão pela segunda vez 12h51 Após colidir em Kadett carreta carregada de esferas de aço tomba na cidade de Altos 12h51 Mulher é assassinada brutalmente por ex-companheiro em Simões-PI 12h48 Parabenizamos ao Vereador Roberto Angely pela passagem de mais um ano de vida 12h48 Revista 180: Edição traz os desafios do novo procurador geral de Justiça 12h45 Prefeita visita bairros e anuncia obras no fim de semana 12h44 Após forte descarga elétrica homem morre em chácara no litoral do PI 12h43 De maiô decotado, Demi Lovato cai durante show em pool party 12h39 Uma pessoa morre após colisão frontal entre duas motos 12h37 Na rodovia PI 143 caçador morre ao ser colhido por Saveiro 12h36 Antonia Morais posa de barriga sequinha de fora e conquista elogios 12h34 Maioridade começa a ser debatida no Senado após polêmica na Câmara
BRISA SUL
SA CAVALCANTE RIO POTY
VANGUARDA BARCELONA
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like
SA CAVALCANTE RIO POTY

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    Imobiliaria
    VANITY SANDRA SILVA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS

    Enquete

    Para o Enem, você...

    Total de Votos: 150

    Válida de 23/06/2015 a 30/06/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC
    SEU IMOVEL NA DANTAS