180graus

Polêmicas na câmara - 19/12/2013 às 07h24

Defensor da 'cura gay', Feliciano sai da Comissão de Direitos Humanos

Ele causou polêmica com a votação do projeto apelidado de 'cura gay'

Inocoop - Recanto das Palmeiras
SA CAVALCANTE RIO POTY
Anilson Feitosa Kangaco
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
Tire sua habilitação na Servemplac
DREAM PARK ABC
RESERVA HELICONIA
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou nesta quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa.

O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação.

Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal.

A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes.

Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões.

Nesta quarta, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação. Em nova tentativa de negar a acusação de racismo, Feliciano conseguiu aprovar um parecer de sua autoria sobre o projeto da presidente Dilma Rousseff que institui cotas raciais de 20% no funcionalismo público. O deputado incluiu a reserva de 75% dessas vagas para quem estudou em escola pública e estendeu a previsão de cotas para os cargos de confiança.

BALANÇO
Acusado de racismo e homofobia, Feliciano fez um balanço positivo de sua atuação e disse que a produção só não foi maior pelo fato de partidos como o PT e o PSOL terem abandonado o colegiado.

Feliciano chegou à presidência da comissão em março, apesar de protestos de movimentos sociais e deputados com atuação na área por declarações nas redes sociais. O pastor tinha dito que "os africanos são amaldiçoados" e que "a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto. Feliciano disse que o debate sobre direitos humanos parou de ser feito para "beneficiar um ou dois grupos".

O deputado afirmou que teria disposição para disputar uma vaga ao Senado, mas demonstrou medo de enfrentar nomes como José Serra (PSDB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ele preferiria enfrentar apenas o senador Eduardo Suplicy (PT).

Fonte: Com informações de Estadão

Publicado Por: Apoliana Oliveira

VAL PRAEIRO HELICONIA
VANITY SANDRA SILVA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
WX - Village Leste
DREAM PARK ABC
THREVO PIATZ
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
15h23 Primeira dama de Campo Maior posta vídeo do filho lavado o carro do papai 15h18 Comissão de Fiscalização está atuando no contrato entre Potycabana e Aprojuv 15h11 Publicada no 'Diário Oficial da União' nomeação de Fachin para o Supremo 14h59 Adolescente natural de Jacobina do Piauí morre após cair de cavalo 14h57 Angelica fala pela primeira vez sobre acidente aéreo ' Foi um milagre' 14h55 'Podemos dizer que renascemos', diz Luciano Huck após pouso forçado 14h53 Fábio está indeciso se é governo ou quer ficar bem na foto com militares 14h50 Anticoncepcional masculino chegara ao mercado em 2018 14h30 Quatro presos da Lava Jato são transferidos para penitenciária; juiz autoriza 14h23 4 estantes criativas para colocar seus livros 14h21 Avô é suspeito na morte do neto de 10 anos;ele teria estuprado e envenenado 14h09 CAMELÔ é preso por atirar em criança e diz: 'Sem querer' 14h09 Santa Cruz e Guarani saem na frente no Campeonato de Futebol Aguabranquense 14h05 Dilma Rousseff viaja ao México nesta segunda-feira para visita de estado 14h01 Continuação-Esporte 13h52 Com Flamengo um mês sem vencer, Luxemburgo está com dias contados 13h51 Em Patos do Piauí adolescente morre após cair de cavalo 13h51 Festa dos “Meninos de Barão” é sucesso de público em Valença-PI 13h47 Festejos do Sagrado Coração de Jesus de Prata do Piauí 13h40 Stefhany lança clipe gravado no PI e fala de rejeição por seu show gospel 13h30 Arquidiocese de Teresina faz convite a jornalistas para um confraternização 13h20 Site para inscrições no 'Enem 2015' já está no ar; prazo até 05 de junho 13h13 Quatro equipes “brigam” pelo título de campeão Master 2015 13h10 Daniel Alves diz que Barcelona não o valoriza e fez duras críticas ao clube 13h05 Adore Festival 2015 será lançado nesta segunda-feira pela Comunidade Ore
MELHORES IMOVEIS
SA CAVALCANTE RIO POTY
HR like
SEU IMOVEL NA DANTAS
Mirante da Mota Machado
SA CAVALCANTE RIO POTY
Tire sua habilitação na Servemplac
BRISA SUL - BOA VISTA

Mais Lidas

    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    BRISA SUL PISCINA
    Imobiliaria
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou Lei que isenta a cobrança de estacionamento em shoppings para quem consumir pelo menos 10 vezes o valor do taxa. Você concorda com esta lei?

    Total de Votos: 174

    Válida de 22/05/2015 a 29/05/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Mirante da Mota Machado
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras

    180graus no Instagramno Instagram

    AGUAS DE TIMON
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    WX - Village Leste
    Tire sua habilitação na Servemplac