180graus

Polêmicas na câmara - 19/12/2013 às 07h24

Defensor da 'cura gay', Feliciano sai da Comissão de Direitos Humanos

Ele causou polêmica com a votação do projeto apelidado de 'cura gay'

unimed the shopping
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
DREAM PARK ABC
Novo de motivação
Inocoop - Recanto das Palmeiras
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
CEV - Bolsas
Construtora Boa Vista





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou nesta quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa.

O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação.

Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal.

A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes.

Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões.

Nesta quarta, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação. Em nova tentativa de negar a acusação de racismo, Feliciano conseguiu aprovar um parecer de sua autoria sobre o projeto da presidente Dilma Rousseff que institui cotas raciais de 20% no funcionalismo público. O deputado incluiu a reserva de 75% dessas vagas para quem estudou em escola pública e estendeu a previsão de cotas para os cargos de confiança.

BALANÇO
Acusado de racismo e homofobia, Feliciano fez um balanço positivo de sua atuação e disse que a produção só não foi maior pelo fato de partidos como o PT e o PSOL terem abandonado o colegiado.

Feliciano chegou à presidência da comissão em março, apesar de protestos de movimentos sociais e deputados com atuação na área por declarações nas redes sociais. O pastor tinha dito que "os africanos são amaldiçoados" e que "a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto. Feliciano disse que o debate sobre direitos humanos parou de ser feito para "beneficiar um ou dois grupos".

O deputado afirmou que teria disposição para disputar uma vaga ao Senado, mas demonstrou medo de enfrentar nomes como José Serra (PSDB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ele preferiria enfrentar apenas o senador Eduardo Suplicy (PT).

Fonte: Com informações de Estadão

Publicado Por: Apoliana Oliveira

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


Caminho para o Sucesso
VANITY SANDRA SILVA
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
VANITY SANDRA SILVA
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
04h44 Criança e idoso saem feridos de acidente em avenida de Parnaíba 04h30 Fluminense se reapresenta e renova com Marlon até o fim de 2019 04h09 Love cita Messi para justificar fase ruim e diz tê-la deixado para trás 03h55 Reforma administrativa, da previdência e da saúde estão no plano do governo 03h35 TSE cobra esclarecimentos sobre as inconsistências nas contas de Aécio 03h10 Deputados estaduais apoiam PPP das rodoviárias, mas sugerem mudanças 02h35 Irene Ravache comemora boa aceitação de personagem, mesmo sendo vilã 02h02 Na ONU, Cunha diz que 'democracia sem povo é como jardim sem flor' 01h18 Susana Vieira conta que Cauã Reymond a chamou de 'tia': 'Tô com tanta raiva' 00h33 PMT e Casas Bahia vão oferecer mais de 1.300 vagas em cursos gratuitos 00h30 Amarildo do River na Seleção dos melhores da 8ª Rodada da Série D 00h01 Aníbal Lemos vai comandar o Esporte Clube Timon 23h59 Chris Leben, ex-UFC, é condenado a 3 meses de prisão por invasão nos EUA 23h37 Órgãos públicos no Piauí têm esnobado pedidos de informação do 180graus 23h35 Preparando novo disco, Adele diz ter perdido 30 kg com dieta vegetariana 23h30 Leida Diniz recomenda que Luiz Lobão dê informações quando solicitado 23h12 Aécio diz que déficit no Orçamento de 2016 é 'atestado de incompetência' 22h34 Cunha pede tempo para apresentar defesa contra acusações na Lava Jato 22h23 Governo vai aumentar tributo sobre computadores, celulares e bebidas 22h14 Beneficiários do Bolsa Família de São Félix recebem alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos 22h04 'É preciso uma ponte para garantir a estabilidade fiscal', diz Joaquim Levy 21h57 Governo prevê que dívida bruta atingirá 68,8% em 2017 21h39 Obama vai testar capacidade de sobrevivência em reality show 21h01 Dólar fica em alta de 1,40% com previsão de déficit primário 20h56 Plano para Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis é lançado
Contrutora Boa vista
Construtora Vanguarda
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado
SEU IMOVEL NA DANTAS
VANGUARDA BARCELONA
HR like

Mais Lidas

    Imobiliaria
    VANITY SANDRA SILVA
    BRISA SUL PISCINA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    Boa Vista
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    VILLAGE LESTE - WX
    Mirante da Mota Machado
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    LIKE HR
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    Caminho para o Sucesso
    Mirante da Mota Machado
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    WX - Village Leste
    Inocoop Recanto das Palmeiras