180graus

Polêmicas na câmara - 19/12/2013 às 07h24

Defensor da 'cura gay', Feliciano sai da Comissão de Direitos Humanos

Ele causou polêmica com a votação do projeto apelidado de 'cura gay'

PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
Inocoop - Recanto das Palmeiras
Casa Praia
unimed the shopping
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
DREAM PARK ABC
agua de chocalho
Helder Eugênio Advogados Associados
VANGUARDA BARCELONA
cev meeting de concursos





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou nesta quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa.

O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação.

Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal.

A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes.

Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões.

Nesta quarta, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação. Em nova tentativa de negar a acusação de racismo, Feliciano conseguiu aprovar um parecer de sua autoria sobre o projeto da presidente Dilma Rousseff que institui cotas raciais de 20% no funcionalismo público. O deputado incluiu a reserva de 75% dessas vagas para quem estudou em escola pública e estendeu a previsão de cotas para os cargos de confiança.

BALANÇO
Acusado de racismo e homofobia, Feliciano fez um balanço positivo de sua atuação e disse que a produção só não foi maior pelo fato de partidos como o PT e o PSOL terem abandonado o colegiado.

Feliciano chegou à presidência da comissão em março, apesar de protestos de movimentos sociais e deputados com atuação na área por declarações nas redes sociais. O pastor tinha dito que "os africanos são amaldiçoados" e que "a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto. Feliciano disse que o debate sobre direitos humanos parou de ser feito para "beneficiar um ou dois grupos".

O deputado afirmou que teria disposição para disputar uma vaga ao Senado, mas demonstrou medo de enfrentar nomes como José Serra (PSDB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ele preferiria enfrentar apenas o senador Eduardo Suplicy (PT).

Fonte: Com informações de Estadão

Publicado Por: Apoliana Oliveira

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
meu blog 2
WX - Village Leste
LIKE HR
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
17h08 Gêmeos Flávio e Gustavo Mendonça viram milionários do ramo imobiliário 17h04 Conheça a CG 160 que substitui a moto mais vendida do Brasil 17h01 Globo é suspeita de plágio em novo logo do Criança Esperança 17h00 APPM, Caixa, Funasa e Codevasf planejam seminário sobre GMC para 18 de agosto 16h51 Profissionais da SMS participam da IV Jornada N/NE de Auditoria em Saúde 16h44 Projeto Jovem Empreendedor Pequenos Passos (JEPP) é realizado em Floriano 16h43 Serv Cozinha empresa referência em soluções em alimentação 16h32 Curso de Vendas gera novas perspectivas para jovens da zona rural 16h11 Confira a lista dos sorteados para a 4ª etapa do 'Minha Casa Minha Vida' 16h08 MÃE lamenta crime: 'Ele deu um tiro nela na minha frente' 16h06 Homem suspeito de estuprar menor de 4 anos é detido em município do litoral 16h05 Bolsas de estudo para 2015.2 já estão disponíveis em THE; faça a inscrição! 16h04 Casa da Cultura faz homenagem a diretor Orson Welles; baseado na tragédia Otelo 16h00 Empresa Focus Profissional abre vaga para assistente financeiro 15h57 Consumidor pode poupar até R$ 1,7 mil usando plano de celular 15h54 Embriagado, Alex invade quarto de Angel e é flagrado por Carolina 15h51 Projeto Jovem Empreendedor Pequenos Passos (JEPP) é implantado em Floriano 15h47 Comercial aplica goleada no Parnahyba durante partida do SUB-19 15h45 Tati Zaqui revela desejo por Justin Bieber: 'Meu sonho de consumo' 15h44 CONTINUAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação capacita professores através de Semana Pedagógica 15h42 Disputas acirradas e classificatórias no Campeonato Intermunicipal de Campinas do Piauí 15h39 Família quer manter Britney sob tutela pelo resto da vida da cantora, entenda 15h35 Convite de Inauguração da Creche em São João dos Patos 15h33 Profissionais da saúde recebem treinamento de Urgência e Emergência ! 15h30 Individuo é Preso por Praticar Crime de Furto em Residências
BRISA SUL
VANGUARDA BARCELONA
virada geek
HR like
SEU IMOVEL NA DANTAS
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    VILLAGE LESTE - WX
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    MEU BLOG 2
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    VAL PRAEIRO
    LIKE HR
    THREVO POETIC
    WS Construtora Recanto das Palmeiras

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    THREVO POETIC
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado