180graus

Polêmicas na câmara - 19/12/2013 às 07h24

Defensor da 'cura gay', Feliciano sai da Comissão de Direitos Humanos

Ele causou polêmica com a votação do projeto apelidado de 'cura gay'

Inocoop - Recanto das Palmeiras
Anilson Feitosa Kangaco
Alguel, Venda e Adminsitração
RESERVA HELICONIA
Tire sua habilitação na Servemplac
Mirante da Mota Machado





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou nesta quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa.

O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação.

Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal.

A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes.

Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões.

Nesta quarta, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação. Em nova tentativa de negar a acusação de racismo, Feliciano conseguiu aprovar um parecer de sua autoria sobre o projeto da presidente Dilma Rousseff que institui cotas raciais de 20% no funcionalismo público. O deputado incluiu a reserva de 75% dessas vagas para quem estudou em escola pública e estendeu a previsão de cotas para os cargos de confiança.

BALANÇO
Acusado de racismo e homofobia, Feliciano fez um balanço positivo de sua atuação e disse que a produção só não foi maior pelo fato de partidos como o PT e o PSOL terem abandonado o colegiado.

Feliciano chegou à presidência da comissão em março, apesar de protestos de movimentos sociais e deputados com atuação na área por declarações nas redes sociais. O pastor tinha dito que "os africanos são amaldiçoados" e que "a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto. Feliciano disse que o debate sobre direitos humanos parou de ser feito para "beneficiar um ou dois grupos".

O deputado afirmou que teria disposição para disputar uma vaga ao Senado, mas demonstrou medo de enfrentar nomes como José Serra (PSDB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ele preferiria enfrentar apenas o senador Eduardo Suplicy (PT).

Fonte: Com informações de Estadão

Publicado Por: Apoliana Oliveira

Tire sua habilitação na Servemplac
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
13h29 Recarregar o iPhone usando apenas ar? Capinha incrível promete 'milagres' 13h22 Muri Rodrigues posa de biquíni e fala da dieta: 'Passo fome e fico sem sexo' 13h21 Equipe registra foto impressionante de tubarão branco na Austrália 13h19 Destroços de nave 'descontrolada' devem cair na Terra nesta sexta-feira 13h18 DUPLA FALSIFICA assinatura de juiz para registrar terreno 13h10 Professor da UFPI afirma ser alvo de 'perseguição da reitoria' e desabafa 13h09 PRF no PI flagra transporte ilegal de animal silvestre na BR-316; imagens 13h08 ALEPI: João de Deus não avisa Robert sobre reunião na CCJ e clima esquenta 13h03 Com a cabeça no Mundial do Brasil, time júnior disputa Pan-Americano 13h00 A prefeitura de Currais esta Recuperando a Estrada que liga laranjeira a agrovila 12h55 Regulamentação da PEC das domésticas deve ser votada quarta 12h55 Secretaria de Saúde realiza Mobilização contra a Dengue e a Chikungunya em Elesbão Veloso. 12h46 Prefeitura de currais Realiza Perfuração de posso tubular na localidade Correntinho 12h41 Academia da Saúde realizará "Aulão Popular" segunda - feira dia 11 de maio ! 12h40 Laser ou fotodepilação? Escolha a técnica mais adequada para você 12h36 Câmara aprova 'PEC da Bengala' em segundo turno de votação 12h13 Sebrae e Senar lançam programa Sertão Empreendedor em São Francisco do Piauí 12h11 Teori autoriza coleta de documento no gabinete de Eduardo Cunha 12h02 CONTINUAÇÃO: Sebrae e Senar lançam programa Sertão Empreendedor em São Francisco do Piauí 12h01 Código de vestuário: dicas de vestimenta adequada para corretoras de imóveis 11h54 Vídeo da Pedigree mostra relação entre ex-presos e cachorros 11h47 Nem ela resistiu! Rihanna pública foto meme de seu vestido no Met Gala 2015 11h45 Presidente da Câmara Municipal de Isaías Coelho entregará título a empresário 11h39 Policia Militar intensifica operações em Valença do Piauí e região 11h32 Campanha usa Tinder e alerta para violência contra a mulher
MELHORES IMOVEIS
Mirante da Mota Machado
Tire sua habilitação na Servemplac

Mais Lidas

    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    O Brasil vive uma epidemia de dengue, já são 745 mil novos casos no país com 229 mortes. O que você acredita ser o fator que mais contribui para o avanço da doença no país?

    Total de Votos: 301

    Válida de 04/05/2015 a 11/05/2015

    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Piatã - Trevo Imóveis
    AGUAS DE TIMON
    VAL PRAEIRO
    THREVO POETIC

    180graus no Instagramno Instagram

    AGUAS DE TIMON
    Mirante da Mota Machado
    THREVO POETIC
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Tire sua habilitação na Servemplac
    VAL PRAEIRO HELICONIA