180graus

Polêmicas na câmara - 19/12/2013 às 07h24

Defensor da 'cura gay', Feliciano sai da Comissão de Direitos Humanos

Ele causou polêmica com a votação do projeto apelidado de 'cura gay'

Dr. Raimundo Junior
Phocus Galerie
Alves e Alves- (Dr. Daniel)
180 & Gracom - Maratona
180 - Vende-se Hilux
Coren- Enfermagem
IEMP - Prof. Ana Cristina
Coren Enfermagem
Cofen- Enfermagem
Cev- Maio





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), encerrou nesta quarta-feira, 18, sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e sob críticas de militantes da área. As pautas, porém, não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob controle da bancada evangélica da Casa.

O primeiro enfrentamento promovido por Feliciano na cadeira de presidente foi a votação do projeto apelidado de "cura gay", que suspendia resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proibiu profissionais da área de oferecer tratamento para homossexualidade. O deputado conseguiu comandar a aprovação do projeto no colegiado em meio às manifestações de junho, mas os líderes da Casa levaram a proposta imediatamente a plenário para rejeitá-la com esmagadora maioria e mostrar que a Casa não referendava a atuação.

Após o revés, a comissão refluiu e só no fim de novembro temas polêmicos voltaram à pauta. Foi aprovada uma proposta de plebiscito para decidir sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo, na tentativa de reverter decisão favorável do Supremo Tribunal Federal.

A comissão votou também a suspensão da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a celebrar casamentos de homossexuais. Foi aprovado um parecer contrário a um projeto que visava tornar lei que companheiros homossexuais de servidores e beneficiários da Previdência Social passariam a ser considerados dependentes.

Todas as propostas estão paralisadas em outros colegiados. A do plebiscito está na Comissão de Finanças e Tributação, a que susta a decisão do CNJ não tem nem relator definido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o projeto sobre benefícios previdenciários passará ainda por três comissões.

Nesta quarta, no capítulo final de sua gestão - após o recesso, em fevereiro, outro parlamentar será eleito para o posto -, a comissão aprovou um projeto que eliminou a homofobia do rol de atos passíveis de serem considerados crime de discriminação. Em nova tentativa de negar a acusação de racismo, Feliciano conseguiu aprovar um parecer de sua autoria sobre o projeto da presidente Dilma Rousseff que institui cotas raciais de 20% no funcionalismo público. O deputado incluiu a reserva de 75% dessas vagas para quem estudou em escola pública e estendeu a previsão de cotas para os cargos de confiança.

BALANÇO
Acusado de racismo e homofobia, Feliciano fez um balanço positivo de sua atuação e disse que a produção só não foi maior pelo fato de partidos como o PT e o PSOL terem abandonado o colegiado.

Feliciano chegou à presidência da comissão em março, apesar de protestos de movimentos sociais e deputados com atuação na área por declarações nas redes sociais. O pastor tinha dito que "os africanos são amaldiçoados" e que "a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto. Feliciano disse que o debate sobre direitos humanos parou de ser feito para "beneficiar um ou dois grupos".

O deputado afirmou que teria disposição para disputar uma vaga ao Senado, mas demonstrou medo de enfrentar nomes como José Serra (PSDB) ou Gilberto Kassab (PSD). Ele preferiria enfrentar apenas o senador Eduardo Suplicy (PT).

Fonte: Com informações de Estadão

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Phocus Galerie
Alves e Alves (Dr. Daniel)
UNIMED DIA DAS MÃES
180 & Gracom - Maratona
Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Panificadora Canindé
vaga pesquisadores
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
00h52 Abatedouro municipal de Dirceu Arcoverde é um ambiente de dar nojo 23h31 Brancão: River perde para o América/RN em casa - 3 x 2 18h50 Solange do Aviões conta:'Fiz aborto aos 17 anos, me arrependo até hoje' 18h49 Cidade de Paes Landim intensifica os trabalhos na construção de calçamentos 18h23 River perde para América-RN por 3 a 2 em partida disputado no 'Albertão' 18h05 XIX Exame de Ordem Unificado registra baixo índice de abstenção 18h00 PMT: Faxina nos bairros de Teresina já recolheu 3,6 mil toneladas de lixo 17h58 Prefeito enrolado de Dirceu Arcoverde é zero em transparência 17h53 São Braz: Henrique conseguiu R$ 2 milhões e Marcelo outros benefícios 17h50 Ao lado do governador, prefeito Dr. Flávio Carvalho e assessores participam de solenidade em Oeiras 17h37 CONTINUAÇÃO: Ao lado do governador, prefeito Dr. Flávio Carvalho participa de solenidade em Oeiras 17h37 Namorado diz que perdeu emprego e amigos por relação com Suzane 17h32 Juíza adia decisão sobre transferência de investigação de estupro coletivo 17h27 PF recebeu denúncias contra o prefeito de Dirceu Arcoverde 17h26 Gorila é morto após menino cair em área isolada de zoológico nos EUA 17h25 'Parada Gay' em SP é com protestos contra Temer e defesa das mulheres 17h14 Governo Temer terá de se ajoelhar a Cunha, diz Dilma Roussef 15h42 Gincana Cultural na Escola Monsenhor Uchôa 15h40 Encontro de Capacitação 14h41 Atlético Vermelhense vence Infodelta por 4 x 2 pelo Campeonato Society da Vermelha 14h16 Acidente de moto no DF mata garota piauiense de 20 anos 14h02 Motorista perde controle na estrada da 'Pedra do Sal' e carro sai da pista 13h47 Poço artesanal entregue pelo governo é alvo de críticas 13h36 Morre Mário Sérgio, vocalista do Fundo de Quintal; causa ainda não divulgada 13h17 Em Fartura do Piauí, prefeito não consegue por de pé quadra esportiva

Conplan
Terno e Cia
Dr. Wildson de Almeida
Phocus Galerie
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Dr. Raimundo Junior

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 243

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    Phocus Galerie - Eventos
    Casa do cartucho
    180 & Gracom - Maratona
    vaga pesquisadores
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    ZikaZero
    Dr. Raimundo Junior
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Terno e Cia

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset