180graus

Preso em 19 de outubro - 12/11/2016 às 18h15

Cunha pediu a inclusão de duas testemunhas na ação penal da Lava Jato

Cunha está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Cadastre-se
Participe!
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Semana da Enfermagem
Você no controle do Processo





Foto: Evaristo Sá/AFP

Foto: Evaristo Sá/AFP

A Justiça Federal do Paraná recebeu dos advogados do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pedido para mudar duas testemunhas de defesa na ação penal da Operação Lava Jato. A petição foi protocolada na noite dessa sexta-feira (11).

Os advogados solicitam a inclusão do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também foi presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, e do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo da Costa Paes. O motivo seria a dificuldade de localização das testemunhas inicialmente arroladas, o ex-gerente da Petrobrás, Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos, e o ex-deputado e presidente da Câmara, João Paulo Cunha.

As primeiras audiências de testemunhas de defesa de Eduardo Cunha estão marcadas para ocorrer nos dias 23 e 24 de novembro, quando serão ouvidos, entre outras testemunhas, o pecuarista José Carlos da Costa Marques Bumlai, o ex-senador Delcídio do Amaral Gomez, o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cunat Cerveró e o lobista Hamylton Padilha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve prestar depoimento no próximo dia 30. As testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério Público Federal são o ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa e o auditor da estatal Rafael de Castro Silva.

Prisão
Cunha está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 19 de outubro. Segundo a força-tarefa do Ministério Público Federal, "há evidências" de que existem contas pertencentes a Cunha no exterior que ainda não foram identificadas, fato que, segundo os procuradores, coloca em risco as investigações. Além disso, os procuradores ressaltaram que Cunha tem dupla nacionalidade (brasileira e italiana) e poderia fugir do país.

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber R$ 5 milhões, que foram depositados em contas não declaradas na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África.

O processo foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal, mas, após a cassação do mandato de Cunha, a ação foi enviada para o juiz Sérgio Moro porque o ex-parlamentar perdeu o foro privilegiado.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
14h42 Confira a programação da festa do em homenagem aos trabalhadores 14h37 Prefeitura de Jerumenha irá homenagear trabalhadores rurais no dia 25 de maio 14h37 Veículo clonado é recuperado em Picos 14h36 Alepi encaminha ofício ao TSE contra extinção de zonas eleitorais 14h30 Secretária de saúde de Vera Mendes é eleita do conselho fiscal suplente do COSEMS 14h30 Obras do Pró-infância está tomada pelo mato em Esperantina 14h27 Dia 3 de Junho começa o Campeonato Aguabranquense de Futebol 14h26 Caridade do Piauí está a mais de 6 dias sem abastecimento de água 14h21 Antonio Cardoso é a atração mais esperada no 36° festejos de Vila Nova do Piauí 14h20 Colégio suspende aula e publica nota de luto pelo falecimento de professora 14h14 Prefeito Magno Soares de Castelo do Piauí defende asfaltamento da PI – 120 14h14 Prefeitura de Vila Nova realiza nos dia 04 até 13 de junho os festejos de Santo Antônio 14h10 Projeto Grupo de Apoio ao Cuidador representará Água Branca em Congresso Nacional 14h09 Moto fica embaixo de caminhão baú durante acidente no Centro de União 14h06 SUS vai incorporar antirretroviral como prevenção ao HIV 14h05 Neto dos corredores requer audiência para discutir sobre o extrativismo do pó de carnauba 14h01 UESPI divulga edital com 106 vagas para professores em diversas áreas 14h01 Igreja Assembleia de Deus realiza o 38º Congresso de Senhoras em Jacobina 14h00 Prazo de envio do IEGM é até 31 de maio, alerta Dr Delano 14h00 Cajueiro da praia ocupa mesa da diretoria do COSEMS no conselho fiscal 14h00 Piauiense campeão gaúcho fecha com o Paraná Clube para disputar a Série B 13h59 Possíveis casos de cólera no Iêmen já chegam a 40 mil, com 398 mortos 13h58 Pesquisa aponta a vereadora Sílvia do Caú como a queridinha dos campomaiorenses 13h58 Rua ou avenida receberá nome da saudosa professora Regina Célia 13h55 SEMED de Cocal realiza formação para o PNME

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional