Tema foi debatido -

Criminalidade se elevaria com redução da maioridade penal, segundo ministro

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, afirmou que a redução da maioridade penal aumentaria a criminalidade em vez de diminuí-la. A declaração foi feita na noite desta quinta-feira (25) durante encontro para discutir o tema, no Rio. Segundo o ministro, menores de idade poderiam ser aliciados por facções criminosas dentro dos presídios e voltariam para o crime ao sair da cadeia. O evento foi realizado em uma escola de Laranjeiras, na Zona Sul.

"Colocar um adolescente em um sistema prisional para adultos significa colocar estes adolescentes em um ambiente em que todos sabemos que as facções do crime organizado estão lá dentro. E ele não terá outra alternativa senão se aliar a uma destas facções. E se ele assim não fizer, sofrerá várias violações lá dentro. E quando ele sair desta prisão ele estará completamente aliciado como soldado de uma facção organizada, sob pena de perder a vida", explicou Vargas.

O ministro afirmou ainda que a proposta do governo na Câmara dos Deputados é a não votação do projeto que reduz a maioridade penal para 16 anos. Para Pepe Vargas, a melhor solução seria uma "melhoria no sistema socioeducativo".

"Tem um grupo de parlamentares que começa a discutir não a redução da maioridade, e admitir o aumento do tempo de internação em casos de crimes hediondos", disse ele.

Fonte: Com informações do G1

Comentários

Trabalhe Conosco