Por suposto desvio de conduta -

Corregedoria de Justiça fará inspeção extraordinária na 2ª Vara Cível de THE

O corregedor geral de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, determinou a realização de inspeção extraordinária na 2ª Vara Cível de Teresina, cujo titular é o juiz José Ramos Dias da Silva Filho. O magistrado responde a quatro reclamações disciplinares por suposto desvio de conduta e, segundo o corregedor, pode estar envolvido na tentativa de furto de autos referentes a essas reclamações das instalações da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), na tarde de ontem (19).

“Determinamos a realização de sindicância interna para averiguar se houve retirada de outros processos da Corregedoria e inspeção extraordinária na 2ª Vara Cível”, declarou o corregedor, acrescentando que irá agilizar a confecção dos relatórios referentes às reclamações contra o magistrado a fim de que sejam levados o mais rapidamente possível à apreciação do Pleno do Tribunal de Justiça.

O corregedor adiantou que deverá pedir a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz José Ramos Dias da Silva Filho e, caso seja aprovada a instauração do PAD, votará a favor do afastamento do magistrado do cargo durante o período de apuração das denúncias. Vale ressaltar que cabe ao Pleno do TJ-PI o julgamento do mérito e eventual aplicação de penalidade contra o magistrado.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou ainda que todos os processos em tramitação na Corregedoria Geral de Justiça são digitalizados.

Prisões

Após denúncia da Corregedoria, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) prendeu em flagrante o ex-servidor da Corregedoria Alexandre da Silva Carocas, o advogado Fernando José de Alencar e o bacharel em Direito A. M. dos S., acusados de corrupção ativa e associação criminosa por tentativa de furto de processos.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco