180graus

A partir desta terça - 19/06/2017 às 17h03

Conselho de Ética abre prazo para decidir sobre mandato de Aécio Neves

O presidente do Conselho de Ética deverá encaminhar a petição à Advocacia do Senado

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba





Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Conselho de Ética do Senado terá cinco dias úteis, a partir desta terça-feira (20), para decidir se aceita ou não o pedido de abertura de processo que pede a cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O presidente do Conselho, senador João Aberto Souza (PMDB-MA), só tomou conhecimento hoje (19) da representação contra Aécio Neves.

O pedido foi apresentado pela Rede e pelo PSOL depois que Aécio foi citado na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS. Os partidos oposicionistas argumentam que houve quebra de decoro parlamentar pelo senador.

Segundo o depoimento do empresário, Aécio teria pedido R$ 2 milhões em propina para pagar despesas com sua defesa no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. A denúncia motivou o afastamento do senador pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A análise da representação no Conselho de Ética ocorrerá na mesma semana que o STF deve julgar o segundo pedido de prisão preventiva do senador. O primeiro pedido de prisão enviada pela Procuradoria-Geral de República (PGR) foi negado pelo relator do caso, ministro Edson Fachin, que decidiu somente afastar Aécio das atividades de senador.

A Procuradoria-Geral da República entrou com um agravo contra a decisão, ao mesmo tempo em que a defesa do senador interpôs um agravo para garantir a liberdade dele. O julgamento está marcado para esta terça-feira (20).

Tramitação
O presidente do Conselho de Ética deverá encaminhar a petição à Advocacia do Senado para depois decidir se arquiva ou dá prosseguimento ao processo que pode resultar na cassação do mandato do senador. Se nos próximos cinco dias úteis o Conselho de Ética aceitar a representação, o senador afastado Aécio Neves será notificado e terá até 10 dias para apresentar a defesa prévia. A partir daí, o relator tem mais cinco dias úteis para apresentar seu relatório preliminar. O responsável por relatar o caso é escolhido por meio de sorteio entre os membros do conselho. De acordo com o regimento do Senado, a escolha deve ser entre membros que não sejam filiados ao partido político representante ou ao partido político do representado.

Também em um prazo de cinco dias, o Conselho de Ética deve fazer, em votação nominal e aberta, a análise inicial do mérito da representação, se há indício da prática de um ato sujeito à perda de mandato. O senador também pode ser punido apenas com medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, e perda temporária do exercício do mandato.

Se for decidido que há indícios, o processo disciplinar é instaurado e o conselho levanta as provas e ouve quem entender que é necessário. Segundo o regimento do Senado, o Conselho poderá inclusive convocar o representado ou denunciado para prestar depoimento pessoal. Se os senadores decidirem pela improcedência da representação, o processo é arquivado.

Depois dessa fase, o conselho se reúne para apreciar o parecer do relator. Se o pedido de cassação do mandato for aprovado, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem um prazo de cinco sessões para analisar o processo. Depois disso, o caso deve ser analisado pelo plenário do Senado onde a votação também é aberta.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Extensivo de Direito
Agente Penitenciário | Vem pro Podium
Semana de Revisão PM
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Atualidades PM-PI
Últimas Notícias
16h14 Brasil vai ter nove duplas de vôlei de praia em busca de medalha na Croácia 16h13 Palestra incentiva desempenho de alunos no exame da Prova Brasil 16h11 Desembargador mandou ex-prefeito Delano Parente de Redenção do Gurguéia para a Irmão Guido 16h08 TCU aprova contas de 2016 de Dilma e Temer com ressalvas 16h07 Açude Bocaina terá delimitação de água 16h00 Prefeito Betão Marques acompanha andamento de obras em Joca Marques 15h59 Prefeito de Cristino Castro fala sobre as melhorias da cidade em entrevista ao Portal 180 graus 15h58 Desembargador mandou ex-prefeito Delano Parente para a Irmão Guido 15h53 Idosos de Brejo do Piauí participam de palestra com profissionais do NASF 15h45 Será realizado em Parnaíba o I encontro do fórum estadual ONG-AIDS 15h41 FFP organiza Semana de Integração do Futebol 15h41 Setor industrial ganha destaque no Diesel, carne, carros e petróleo 15h38 RFCC realiza Bazar Beneficente com produtos doados pela Receita Federal 15h37 Goleiro do Santos faz comentários sobre sua preparação para a estreia 15h37 Grave acidente envolvendo duas motos vitimou idoso de 60 anos 15h26 Prefeitos de Uruçuí e Sebastião Leal participam de reunião com a deputada Rejane Dias 15h25 Prefeito de Jatobá se reúne com gerente da 5ª GRE em Campo Maior 15h24 Prefeito revogará decreto que retira as famílias do entorno do aeroporto 15h17 Polícia civil recupera baterias e prende acusado dos furtos 15h13 Vias são recuperadas por meio de demandas do aplicativo Colab.re 15h12 Prefeitura de Teresina retoma obras da Avenida Josué de Moura Santos 15h11 Unidade básica de saúde é assaltada na cidade de Picos 15h11 Globo quer que Fábio Assunção inicie tratamento em clínica na Argentina 15h08 Nova Tecnologia! ‘Avatar 2’ será exibido em 3D sem óculos 15h07 Alunos de escola municipal participam de aula prática no Metrô de Teresina

Agente Penitenciário
Semana de revisão | PM-PI
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Atualidades PM-PI
    PC-MA
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional