180graus

Pilotou voos de Lula - 10/01/2015 às 11h29

Comandante dos aviões de Dilma e Lula é indicado para assumir o STM

Em 12 anos, ele estima ter voado de 8 mil a 10 mil horas com presidentes

Você no controle do Processo
Teresina Participativa
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados





Após 12 anos como comandante dos aviões presidenciais, o brigadeiro Joseli Camelo deixou o posto nesta sexta-feira (9) em cerimônia no Palácio do Planalto.

Ele foi indicado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). Para assumir no STM, Camelo precisará ter a indicação publicada no “Diário Oficial da União” e depois, ser aprovado em sabatina no Senado.

O brigadeiro pilotou o avião presidencial entre 2003 e 2010, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos primeiros quatro anos do governo Dilma, passou a ser o responsável pelo planejamento das viagens. Em todas as viagens, estava com a presidente.

Ele estima ter voado no últimos 12 anos entre 8 mil e 10 mil horas, além de ter acompanhado o Lula e Dilma em viagens a 92 países.

“Eu estou sendo indicado para o STM. Eu vou ser sabatinado no Senado e depois, se os senadores me aprovarem, estarei lá [no tribunal]. A indicação foi assinada hoje [sexta, 9] pelo brigadeiro [Juniti] Saito [comandante da Força Aérea] e está vindo para a presidenta. Agora, é aguardar o início do ano no Congresso para marcar a sabatina”, disse.

Camelo será substituído no comando das viagens da presidente Dilma pelo brigadeiro Luiz Alberto Pereira Bianchi, que passou os últimos quatro anos como piloto da aeronave presidencial. Agora, acumulará as duas funções – a de piloto e a de coordenador.

Bianchi diz ter como especialidade pilotar aviões de caça. Antes de passar a comandar o avião de Dilma, disse, precisou fazer curso específico da aeronave.

Ao comentar os desvios de rota durante as viagens, em função de turbulências, Bianchi disse que desde o período em que pilotava aviões de caça procurava desviar de tempestades. Ele afirmou também que o desvio se dá em razão da estrutura da aeronave presidencial.

“Eu sempre desviei de qualquer coisa porque uma coisa que abate a gente é tempestade. Independentemente dela [Dilma] pedir ou não [para desviar a rota], a gente automaticamente desvia. O avião de caça tem uma estrutura muito mais forte que o avião comercial. E, mesmo assim, a gente já desviava. Então, com o avião comercial [como o de Dilma], a gente desvia mais ainda”, afirmou.

Fonte: Com Informações do G1

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Teresina Participativa
Podium PMPI
Últimas Notícias
13h02 'Enade 2017' será aplicado no dia 26 de novembro; veja quais cursos avaliados 12h36 Prefeito Léo Leite faz recuperação de estradas vicinais 12h27 Cem dias da administração de Hermes Teixeira em Regeneração 11h59 Prefeito Joel participa de Encontro dos Municípios em Brasília 11h56 Rei da Cacimbinha fará show em Passagem Franca do Piauí 11h55 Floriano: prefeito realiza reunião para discutir os primeiros 120 dias de gestão 11h53 PM impede arrombamento de agência dos Correios no PI 11h48 Água Branca: prefeitura está construindo uma creche no bairro São Judas Tadeu 11h42 Prefeitura de Água Branca realiza a 10° Conferência de Assistência Social 11h36 Em Alegrete, atividades religiosas marcam primeiro dia de festividades 11h28 Filho encontra mãe de 70 anos morta e com sinais de violência sexual 11h23 SAMU de Colônia do Gurguéia foi inaugurado pela gestão anterior sem funcionar. 11h19 Após fechamento da fábrica em Fronteiras economia local é afetads 11h18 Onda de assaltos a mão armada assusta população esperantinense 11h08 Filhos fazem aniversário surpresa para mãe com o tema 'supermercado' 11h04 Adolescente em motocicleta morre em colisão com caminhão no Piauí 11h02 Campo Maior sediará de 27 a 29 Convenção Estadual de Pastores da Assembléia de Deus 11h00 Cabeceiras completará 25 anos de emancipação política com grande festa 11h00 Greve geral é 'choro' de sindicatos que vão perder dinheiro para manter regalias, dizem movimentos 10h56 Objeto no céu chama atenção dos moradores em Pedro II 10h53 Mulher morre em acidente de moto na PI 116, em Luis Correia 10h49 Polícia impede arrombamento dos Correios em Beneditinos 10h41 Homem mata irmão com facada no pescoço na cidade de Piripiri 10h37 Alegrete: 1° dia de festividades é encerrado com missa no município 10h29 Wall Ferraz desenvolve projeto contra mosquito Aedes Aegypti

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 841

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram