Eleição na Assembleia -

Com a vitória de Themístocles Filho, W.Dias e Firmino saíram perdendo

Tão importante do que saber quem venceu a eleição para presidente da Assembleia Legislativa, é saber quem perdeu nesta briga. E sobre isso, não há segredo. A tentativa do governador Wellington Dias (PT) e do prefeito Firmino Filho (PSDB) de articular a derrota de Themístocles Filho (PMDB) foi mais do que fracassada. Uma virada nos últimos votos, deu ao já presidente mais quatro anos no comando da mesa na casa Legislativa.

Se Fábio Novo tinha a certeza, ou pelo menos a promessa, de 19 votos – 18 mais o dele – não há como fugir da premissa de que houve traição. De pelo menos 5 parlamentares.

O governador sai enfraquecido, e também o prefeito. A Assembleia sai fortalecida.

E por mais que Themístocles evite criar atrito com o governador neste primeiro momento, o sinal vermelho para o governo na Casa começa a piscar. Se a tentativa de induzir um resultado, como garantem os deputados de oposição, de fato aconteceu, e alguns não gostaram muito da ideia, W.Dias pode estar diante de uma oposição que pode se fortalecer. Ruim para o PT em geral. Sem a vitória de Fábio, está de fora da mesa diretora.

“É uma vitória dos deputados, não tem briga, isso já aconteceu no passado. A casa segue normalmente, cada deputado aqui quer o bem do estado. Fábio Novo vai é me ajudar. E o deputado Themístocles está é de mão estendida para o governador, vou é dar um abraço no governador”, afirmou o reeleito presidente aos jornalistas. Mágoas passadas ou sarcasmo puro? Resta aguardar.

TUCANOS SE BICANDO
O deputado Marden Menezes, peessedebista que bateu o pé em não seguir nas intenções de Firmino, disse que fez o que acha que um "tucano de verdade faria". “A Assembleia é uma casa complexa, com deputados com pensamentos diferentes. E agora com o resultado da nossa eleição unanime, está claro que quem elege o presidente são os deputados e não o governador e o prefeito. Meu sentimento é de muita felicidade e estou de cabeça erguida. Segui meu coração na hora do voto”, disse Marden, refirmando que houve sim, muita influência dos dois palácios. “Mas ao final ficou claro”, disse o deputado.

TRAIÇÃO? NUNCA... OU SERÁ QUE...
“Não considero que houve traições”. Assim avaliou o deputado estadual Fábio Novo (PT), após a sua derrota por 16 votos a 14 na eleição para presidente da Assembleia. E lembre-se. Ele esperava 19 votos. “Conversei com todos os deputados, mas cada um vota de acordo com sua consciência, eu cumpri meu papel. O poder legislativo está oxigenado. Eu queria ter ganho, não ganhei, mas tenho de respeitar a decisão”, disse.

TRAMITES DA VOTAÇÃO
Após a sessão que deu posse aos deputados, uma nova sessão foi iniciada na Assembleia para a votação que definiu o nome do novo presidente da casa legislativa. Em caso de empate, o candidato mais velho, no caso Themístocles, seguiria no comando da casa.

Os candidatos Fábio Novo e Themístocles fizeram a conferencia das cédulas, e alertaram que nenhum deputado poderia entrar na cabine de votação com aparelho celular ou máquina fotográfica. A cabine era completamente fechada, até mesmo por cima. Dentro havia uma caneta de cor azul, que os deputados usaram para assinalar ou no nome do peemedebista ou do petista.

Nerinho e Flora Izabel foram os fiscais representando Fábio Novo, e Robert Rios e João Mádison atuaram como fiscalizadores por Themístocles. Chamados nominalmente, primeiro o deputado entrava na cabine com a cédula para votar em presidente. Saia, pegava a cédula para votar na mesa diretora, e voltava para a cabine.

JOÃO MÁDISON: O MAIS CONTENTE DE TODOS
Não havia na Assembleia Legislativa alguém mais eufórico com a vitória de Themístocles Filho - de virada - do que o deputado estadual João Mádison (PMDB). Já no 15º voto para o companheiro de partido o deputado saiu pulando e gritando. Correu de um lado para o outro, ajoelhou e agradeceu a Deus, e ainda quase derruba o presidente reeleito da Assembleia.

"Quando eu assumo uma posição sou um cara de sentimento. Não poderíamos aceitar a interferência do poder executivo e do poder municipal. Aqui dentro não foi ninguém derrotado, e sim, foram derrotados o Wellington e o Firmino", afirmou.

SOLENIDADE DE POSSE
Na mesa de honra da solenidade de posse estavam Merlong Solano, representando o governador Wellington Dias (PT) que está em Brasília, José Ribamar Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Piauí, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Luiz Lobão, o juiz eleitoral José Wilson Júnior, representando o TRE-PI, o presidente do TCE, Luciano Nunes, o prefeito Arinaldo Leal, presidente da APPM, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Os deputados foram chamados nominalmente até a mesa da casa para assinar e proferir o juramento. Fábio Novo (PT) e Hélio Isaias (PTB) foram designados para secretariarem os trabalhos.

ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO
Nesta segunda-feira, dia 02 de fevereiro, às 10 horas, haverá a foto oficial dos parlamentares na Avenida Marechal Castelo Branco. As 11h, haverá a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, com a leitura da Mensagem Anual pelo governador Wellington Dias com a proposta e as metas de sua administração no Estado do Piauí.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco