Busca avança em informática -

Com PI atrasado, Polo de Tecnologia vai poder acelerar o desenvolvimento

No último dia 17 de abril, o governador Wellington Dias inaugurou o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba. Criado por meio de uma parceria entre o governo estadual, a Prefeitura de Parnaíba e o Sebrae, o polo é uma coordenação conjunta do governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedet), da Secretaria Estadual de Administração (Sead), juntamente com as instituições de pesquisa, o Sebrae e o setor produtivo.

O local funciona como um centro de aceleração de startups, um ambiente que incentiva a aplicabilidade das pesquisas, em que ideias são transformadas em produtos e, como consequência, em geração de emprego e renda. “A Fapepi apoia pesquisas desenvolvidas pela academia e os resultados dessas pesquisas se transformam em startups dentro do polo de desenvolvimento, que vai se transformando em um acelerador de empresas”, explica o presidente da Fapepi, Francisco Guedes.

As empresas instaladas terão benefícios diretos, como isenção de taxas de água, luz, internet, aluguel, além de serviço de consultoria e uma maior visibilidade. Já para a comunidade acadêmica e científica, o polo irá disponibilizar espaço e recurso financeiro e intelectual para a incubação de projetos técnicos e acadêmicos. “Um dos grandes objetivos enquanto Polo de Desenvolvimento Tecnológico é levar estes produtos e soluções tecnológicas, genuinamente piauienses, para o mercado nacional”, destaca Rodrigo Baluz, conselheiro fundador do Instituto de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta do Parnaíba (DELTA TIC's) que administra o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba.

O governador do Estado já autorizou a abertura de um edital da Fapepi específico para o Polo de Desenvolvimento Tecnológico do município de Parnaíba. “Vamos abrir um edital para que estudantes daquela região possam participar, colocar suas ideias em prática, dentro desse plano de desenvolvimento”, afirma Francisco Guedes. Para isso, a Fapepi deve se reunir nas próximas semanas com professores, coordenadores de pesquisas e empresas instaladas no polo para fechar os pontos do edital.

A Fapepi, juntamente com a Sedet e a Sead, está buscando articulações para levar os polos de tecnologia a mais municípios do Piauí. Nesse sentido, está prevista para o próximo dia 08 de maio a realização do Seminário de Perspectivas de Pesquisas em Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) do Sertão, no município de Picos, para apresentação de pesquisas que estão sendo produzidas na região do semiárido, como um passo para o projeto do polo de desenvolvimento tecnológico da região de Picos.

Além disso, o governador Wellington Dias já autorizou o secretário de Administração, Franzé Lima, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado Nerinho, e o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, a buscarem os entendimentos necessários com a equipe da Prefeitura de Teresina, para que seja construído um parque tecnológico na capital.

O projeto dos polos tecnológicos se alinha à missão da Fapepi de atuar como elo de ligação entre as universidades e demais instituições de pesquisa, o governo do Estado e o setor produtivo, para fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do estado do Piauí. De acordo com o presidente da Fundação, a iniciativa é importante “para que as inovações tecnológicas geradas nas universidades e no Instituto Federal não fiquem nas prateleiras das bibliotecas, mas que se transformem logo em resultado aplicável”.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco