Violência durante campanha -

Casal teria sido agredido por grande grupo político que quer impor vitória

Por Jhone Sousa

Mais um caso de violência em Pedro II chocou a população do município, conhecido pela tranquilidade, clima ameno e segurança, mesmo em período dos Festivais de Inverno, em que a cidade fica lotada de visitantes de todas as partes do estado e até de fora. Mas essas eleições são marcadas por vários casos de violência que incluem agressões físicas e verbais, ameaças, perseguições e intimidações. Quem faz a denúncia é a própria prefeita, Neuma Café (PT), que já fez o registro de vários boletins de ocorrência e já solicitou reforço na segurança ao governador.

O caso mais recente aconteceu na noite desta quarta-feira (29/09). Enquanto o grupo da prefeita realizada uma carreata pela cidade, a casa dos pais do chefe de gabinete da prefeitura foi invadida e seus pais foram agredidos. A mãe dele precisou ser internada relatou a pessoas próximas dos momentos de terror. Suspeita-se que o ato tenha sido praticado por pessoas ligadas ao ex-prefeito Alvimar Martins (PP), que concorre novamente ao cargo.

Segundo os relatos, dois homens chegaram de moto, um encapuzado e outro de capacete, procurando o chefe de gabinete Cláudio Lima, como não o encontraram em casa naquele momento, começaram a agredir seus pais, por acreditarem que o casal estava escondendo o homem.

“Arrastaram ela pelos cabelos, coloraram arma nas cabeças deles, quase enforcaram eles. Estão muito machucados e abalados”, diz uma pessoa que ouviu os relatos do casal.

A prefeita ficou chocada com o caso e visitou a mulher que foi atendida no Hospital Municipal Josefina Getirana Netta. “Agora mesmo tivemos a invasão da casa de um amigo nosso, que trabalha com agente na prefeitura, ele não estava em casa, mas agrediram os pais dele. Eles estão ai como se estivessem armados para uma guerra, eu entendo que esse processo democrático, uma eleição, é uma disputa eleitoral, mas não estamos em um ringue ou um campo de guerra, mas a oposição está se armando e agindo como se estivesse preparando para uma guerra. Você está na sala da sua casa na hora do jantar e receber uma invasão dessas, sendo ameaçada com arma na cabeça, sendo enforcada, arrastada pelo chão, é complicado”, reclama Neuma Café.

Segundo a gestora, são vários casos contra seu grupo político. “Ontem foi feito um Boletim de Ocorrência porque a secretaria que trabalha comigo foi apontada uma arma para ela e agora vamos registrar todos esses casos. Estamos estranhando essa violência, estou sendo seguida, o pessoal que trabalha com a gente está sendo intimidado, para a gente não fazer campanha, estão usando de força física”, afirma.

__________________________________

Leia também: Neuma denuncia agressões recorrentes praticadas por oposição

“Agora não podemos ficar aceitando a opressão a violência. Viramos o jogo, vamos ganhar essa eleição e vamos ganhar em clima de paz, de harmonia, fazendo com que o povo possa decidir livremente em quer que ele continue a administrar Pedro II”, conclui Neuma Café.

Assessoria de candidato envia nota
Após publicação da matéria no 180graus, a coligação Juntos Podemos Mais enviou nota de esclarecimento, onde afirmou que são "levianas e caluniosas as acusações feitas pela candidata adversária, Neuma Café, de que a coligação tenha organizado um ataque ao chefe de gabinete do município. As declarações da adversária não passam de uma nova tentativa de denegrir a imagem do candidato Alvimar, que em todas as pesquisas sérias aparece em primeiro lugar nas intenções de voto".

Diz ainda que em nenhum momento foram "apresentadas provas e nem identificados os envolvidos no episódio que comprovem a existência de crime político, tratando-se, portanto, de uma tentativa de assalto, cujos autores foram possivelmente atraídos por rumores de que a candidata estaria de posse de dinheiro para compra de votos".

A nota diz ainda esclarecer que "não há provas ou testemunhas que atestem a acusação de que o grupo liderado por Neuma Café esteja sendo perseguido por homens armados ou que tenha sofrido qualquer abordagem com armas a mando da coligação opositora" e que a campanha do candidato "tem se pautado em propostas e debates para a recuperação de Pedro II e o candidato lamenta que o grupo adversário insista em utilizar os meios de comunicação para implantar falsas acusações com a única intenção de propagar factóides e mentiras. Ciente de que o povo de Pedro II conhece o perfil sério de Alvimar, a Coligação JUNTOS PODEMOS MAIS lamenta tais episódios e repudia as repetidas tentativas de macular a imagem do candidato".

Finaliza dizendo que os eleitores da cidade "não merecem uma campanha de baixo nível e com ataques pessoais, características de quem não tem apreço nem propostas para o município, reforçamos o compromisso de continuar com uma campanha limpa e propositiva até dia 2 de outubro".

*Atualizada às 18h20

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco