Campo Maior em Destaque -

Prefeito Ribinha participa de sessão da 'Batalha do Jenipapo' na Câmara

A Câmara dos Deputados realiza na manhã desta terça-feira (28/03) uma sessão solene em homenagem à Batalha do Jenipapo. A solenidade realizada em Brasília contou com a presença do governador Wellington Dias (PT), o propositor da sessão, deputado federal Assis Carvalho (PT), além do prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha (PT), presidente da Câmara de Campo Maior, Fernando Miranda (PT), vereador Edvaldo Lima (SD), senador Elmano Férrer (PMDB), senadora Regina Sousa (PT), deputados federais Átila Lira (PSB), Marcelo Castro (PMDB), Silas Freire (PR), Mainha (PP), Paes Landim (PTB), deputado estadual Aluísio Martins (PT), o presidente da Fundespi, Paulo Martins (PT), secretário do Meio Ambiente do Piauí, Ziza Carvalho, o empresário campomaiorense Devan Eugênio, entre outros.

Na chegada ao Congresso o Professor Ribinha fez questão de distribuir aos presentes a tradicional carne de sol de Campo Maior que foi disputada pelos políticos.

A sessão começou com os discursos dos parlamentares que se revesaram na tribuna da Câmara para falar da batalha que foi um passo fundamental para a Independência do Brasil.

"O pedido é que cada vez mais possamos valorizar o nosso município, possamos reconhecer a importância de Campo Maior no cenário nacional e para isso precisamos sempre resgatar a coragem, a força, o entusiasmo do povo campomaiorense que continua nessa luta por mais independência e que nos orgulha muito", disse o prefeito Professor Ribinha em seu discurso.

ACOMPANHE A SESSÃO AO VIVO

SOBRE A BATALHA DO JENIPAPO
A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome em Campo Maior e foi uma das batalhas mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil, ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.

VEJA AS FOTOS DA SOLENIDADE

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco